Perdi o prazo de troca de óleo! E agora, o que fazer?
Motoristas desatentos podem levar apenas um susto ou se envolver em um problema: tudo depende do nível de esquecimento
Motoristas desatentos podem levar apenas um susto ou se envolver em um problema: tudo depende do nível de esquecimento
Pode até não ser por mal, mas muitos motoristas acabam, eventualmente, descumprindo o prazo de troca de óleo do carro. Em meio a afazeres e compromissos, o proprietário só se lembra do lubrificante meses ou milhares de quilômetros após o momento certo para realizar a substituição. E agora, o que fazer?
Se você é um desses motoristas esquecidos, temos uma notícia boa e outra má. Primeiro, a informação favorável: caso o prazo tenha sido desrespeitado por pequena margem, não há muito com o que se preocupar. Agora, é a vez da notícia ruim: se o motor tiver permanecido muito tempo com o óleo vencido, é recomendável realizar um serviço extra de manutenção. E isso vale para carros, motos e veículos pesados.
É o que explica Everton Lopes, mentor de tecnologia e inovação em energia a combustão da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE) do Brasil. Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
Mas e se proprietário tiver desrespeitado o prazo da troca de óleo por larga margem? Caso a quilometragem já enteja atingindo valores duas vezes mais altos que os estipulados, ou até mesmo superado essa marca, o especialista da SAE sugere uma inspeção em uma oficina especializada. Segundo ele,
O ideal é pedir para abrir o cárter e a tampa do comando de válvulas para verificar a presença de borra ou oxidações. Convém promover uma limpeza antes de colocar filtro e óleo novos.
Vale destacar que a borra é uma espécie de graxa na qual o óleo lubrificante pode se transformar caso permaneça em uso após o período de vencimento. Esse fenômeno também acontece em decorrência de contaminação por agentes externos, como combustível adulterado.
Essa borra gruda nas partes internas, prejudicando a lubrificação. Em situações extremas, pode fazer o motor fundir. Se for detectada em estágio inicial, pode ser eliminada com produtos específicos, popularmente chamados de flush. No caso de contaminação mais severa, é preciso desmontar o motor e limpá-lo manualmente.
Lopes destaca que há dois parâmetros que determinam a validade do lubrificante: “um é a quilometragem, e o outro é o tempo”. O motorista deve realizar a troca do óleo de acordo com o parâmetro que ocorrer primeiro.
Caso o limite de tempo tenha sido ultrapassado, a lógica é a mesma do vencimento por quilometragem: o engenheiro explica que um esquecimento por pequena margem não requer nada além da própria troca de óleo e filtro. Contudo, se o prazo tiver expirado há muito tempo, convém procurar uma oficina e fazer uma verificação.
Alguns proprietários de veículos que rodam pouco insistem em fazer a troca de óleo seguindo apenas o parâmetro da quilometragem. Essa prática pode, literalmente, custar caro. Isso porque, mesmo com o motor desligado, o lubrificante sofre, lentamente, um processo de oxidação. Consequentemente, o produto vai perdendo as propriedades de ação: daí a importância de respeitar ambos os critérios.
Quais são os fluidos e óleos do carro que devem ser trocados? Boris Feldman explica em vídeo!
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Uma coisa que tenho curiosidade em saber, se a polícia pegar ela pode multar se o óleo do motor tiver vencido a muitos anos? E os carros que fumam pode gerar multas?
Na verdade as oficinas e páginas fazem isso só para lucrarem mais, tem carro muito rodado que o motorista leva mais de 1 ano para trocar o óleo e nunca deu problemas. Claro que não pode abusar, mas pode passar aí 1 ano e mais de 5 mil km rodados para trocar o óleo. Carro antigo guenta pau o motor e as peças não se entregam fácil, agora esses carros atuais de hoje em dia é bem fácil de fundir um motor, de ferver, muitas vezes até faltar freio kkkkkkkk
NUNCA TROQUEI O FLUIDO DO CÂMBIO AUTOMÁTICO DO ETIOS, NEM O FLUIDO DO FREIO. MEU ETIOS ESTÁ COM 90000 KM SEM DA PROBLEMAS…
NUNCA TROQUEI O FLUIDO DO CÂMBIO AUTOMÁTICO DO ETIOS, NEM O FLUIDO DO FREIO. ETIOS ESTÁ COM 110.000 KM. NUNCA DEU POBLEMAS….
Eu não troco óleo, eu faço substituição parcial: a cada 5.000 km rodados, retiro um litro usado (só 1 litro) e coloco outro 1 litro novo. Filtro – não troco nunca. Já tive vários carros, fico com o carro em média 5 anos… Nunca tive problemas.
Tenho carros ha 45 anos, uso sempre sintético e mudo aos 20000, chego a deixar carros parados um ano.Nunca tive problemas um dos carros tem 185000km e 22 anos, Outro tem 11 anos 125 000Km.E O FILTRO MUDA DE 2 EM DUAS MUDAS OU SEJA DEPOIS DA GARANTIA TEM SIDO ASSIM COMIGO.Quanto mais vai a oficina mais problemas tem PORQUE os BONS MECANICOS SAO CHEFES DAS OFICINAS e quem trabalha são ajudantes, Servico so muda de oleo, MAS NUNCA ANDO EM ESTRADAS VELHAS APENAS EM ASFALTO E SEMPRE COM O MINIMO PESO POSSIVEL.o que escrevo so recomendo para mim, O MAIS INPORTANTE e a Manutenção do SISTEMA DE REFRIGERACAO A VENTOINHA NAO DEVE TRABALHAR A DOS MEUS 4 CARROS NUNCA TRABALHA PORQUE O SITEMA DE REFRIGERACAO ESTA SEMPRE A SER MUDADA A AGUA DESTILADA E AS BOMBAS DE AGUA QUANDO COMECA A NAO TER UM BOM CAUDAL DE SAIDA NO DEPOSITO DE AGUA DEVE SER MUDADA.Oleo sempre 0W30.ou seja 0 a frio muito fluido, ferra bem a bomba de oleo e garante boa lubrificação e 30 a quente.
Eu também já fiz igual ao médico, ou seja, completava o nível. Nunca tive problemas e ainda não sei quais seriam.
Creio então que você nunca viu uma borra de óleo do motor. Tem motor que de tanta borra o motor chega a fundir.
Veja no Youbube no Canal “Automais oficial” o vídeo com o título:
Dicas para evitar a borra de óleo no motor
Conheci um médico que me disse que óleo de motor de carro não se troca, apenas se completa. E ainda ele me disse que nunca na vida dele ele trocou óleo de carro nenhum dele e nunca teve problemas.
Coitado de quem comprou o carro dele “semi-novo” com apenas “3 aninhos de uso”. Eu troco de acordo com o que o manual do proprietário diz, no meu caso “uso severo” 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º (Onix 1.4-L).