Ministro comenta as prioridades do governo com relação ao trânsito
Temas já debatidos por Jair Bolsonaro, como renovação da CNH, diminuição de radares e simuladores foram apontados como urgentes
Temas já debatidos por Jair Bolsonaro, como renovação da CNH, diminuição de radares e simuladores foram apontados como urgentes
O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, falou à Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados sobre os assuntos relacionados ao trânsito que serão prioridade para o novo governo. Dentre eles estão alguns pontos já citados pelo presidente Jair Bolsonaro.
Além de discursar sobre as concessões de rodovias e a conclusão de obras iniciadas, Freitas comentou sobre a reorganização do ministério, que está ligado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De acordo com ministro, o Conselho contará sempre com a presença de ministros ou secretários de Estado. Isso para que as determinações sejam sempre expedidas com base em decisões bem pensadas.
Sobre o preço da emissão da Carteira Nacional de habilitação (CNH) e a frequência para sua renovação, o executivo afirmou incisivamente: “está na hora de mexer nisso”. Segundo Freitas, o objetivo do governo é diminuir os gastos e “facilitar a vida dos condutores sem comprometer a segurança”.
Outra questão apontada foram os postos de paradas para caminhoneiros nas rodovias concedidas, que agora serão uma obrigação.
Recentemente Bolsonaro afirmou que impediu a instalação de oito mil radares eletrônicos. Questionado sobre essa decisão, o ministro justificou que a ideia é analisar os indicadores de pontos críticos e manter radares apenas em locais necessários, como centros urbanos e trechos próximos a problemas geométricos. O executivo aproveitou a ocasião para esclarecer que o presidente está aberto ao diálogo e que escuta os conselhos técnicos.
“É preciso equilibrar os gastos com a manutenção dos radares já existentes e o controle de velocidade”, explicou Freitas.
Duas exigências que estão na pauta para extinção são os simuladores e as aulas noturnas. Para a nova gestão, as aulas só poderiam ser obrigatórias se o Estado oferecesse segurança para os instrutores e alunos. Os simuladores, segundo o ministro, não somam em nada na formação dos condutores.
Por fim, também com relação ao assunto “trânsito”, estão a implementação de tecnologia da informação nas rodovias e a educação à distância (EAD).
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Trânsito e tudo que envolve os custos virou uma indústria que movimenta um mercado milionário onde uma minoria se emprega e enriquece as custas dos trabalhadores que precisam se locomover trabalhar e movimentar a economia para que o Pais não pare e essa indústria e mais um fardo colado no brasileiro tentando criar todo dia uma ferramenta a mais de faturamento isso tem que acabar e muita gente enriquecendo com auto escola renovação industria da multa bla bla bla chega o povo que produz riqueza para o País quer um basta nesse comércio cada dia uma invenção nova a última é trocar as placas vê se pode qual será a próxima?
NOSSO TRÂNSITO É O ESPELHO DO POVO. MOREM EM MÉDIA 52 MIL PESSOAS VITIMAS DE ACIDENTES DE TRANSITO NO BRASIL. É O MESMO QUE SE CAISSE UM AVIÃO POR DIA. MORREM MAIS PESSOAS NO TRANSITO DO QUE VITIMAS DE TIROS. SEM FALAR NAS QUE FICAM SEQUELADAS ONERANDO NOSSOS BOLSOS E TIRANDO O LUGAR DE OUTRAS PESSOAS PARA SEREM ATENDIDAS NOS HOSPITAIS. TEMOS O QUE MERECEMOS. O VALOR DE UMA CNH É CONDIZENTE AO QUE ELA DISPÕE PRO CIDADÃO HABILITADO: COMODIDADE, RENDA, INDEPENDÊNCIA… CDA COISA TEM O SEU VALOR. PRATICAR GOLF SAI MAIS CARO QUE JOGAR FUTEBOL, POR EXEMPLO. A ESCOLHA É LIVRE. E EDUCAÇÃO É O QUE FALTA NESTE PAIS, CFC É UMA ESCOLA, OU SEJA UM CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES. FARDOS DE CERVEJA NÃO CUSTAM CARO MAS OBTER UMA CNH SIM????
O prazo de 5 anos já é de bom tamanho seguindo o que a legislação diz que em caso haja a necessidade de redução assim seja feita ou depois dos 65 anos a cada 3 anos. O que deveria mudar seriam as taxas cobradas pelos Detrans abusivas para abrir processo da habilitação, IPVA que é altíssimo de estado para estado deveria ser um valor sem seguir a tabela Fipe. Aumentar a carga horária da prática veicular e agilizar o processo da prova prática que hoje é de até 3 a 4 meses depois de concluir as aulas práticas aumentando assim considerável a reprovação dos alunos.
Meu amigo vc esta oor fora ou com dinheiro sobrando ou por fim e dono de alguma clínica dentro dessa mafial ..pra mim não deveria e nunca ter renovação..
É bom mesmo o Governo Federal reduzir os gastos com a Retirada da CNH, pois atualmente virou mercado por parte dos donos de Auto Escolas, os valores cobrados por um documento tão necessário.
Aumentar validade da CNH é um retrocesso, pois em países desenvolvidos a validade da CNH é até menor que 5 anos. 10 anos pode diminuir a capacidade física e mental de um motorista além de diminuição de capacidade psicológica
Comentário chulo, peça lá só pra você renovar sua CNH de 1 e 1 ano , já pra mim peço que não renovasse e nunca mais… Em alguns países CNH e como qualquer outro documento tirou acabou , não tem mais essa enchesssao de saco.