Qualidade de cadeirinhas infantis: Latin NCAP divulga resultados
Organização fez testes de impacto com modelos vendidos na América Latina, inclusive no Brasil - resultados mostram que Isofix nem sempre é mais seguro
Organização fez testes de impacto com modelos vendidos na América Latina, inclusive no Brasil - resultados mostram que Isofix nem sempre é mais seguro
A Latin NCAP, organização independente que avalia a segurança de carros da América Latina, testou também a qualidade de cadeirinhas infantis. O órgão divulgou, hoje (26), a avaliação para 16 modelos vendidos na região, inclusive no Brasil.
Para avaliar a qualidade de cadeirinhas infantis, a organização executou testes de impacto em laboratório, da mesma maneira que faz com carros. Dessa vez, entretanto, o objetivo foi observar como esses “dispositivos de retenção infantil” (DRI), nome técnico, se comportavam durante uma batida.
A nota é dada em uma escala entre 0 e 5 estrelas. Confira os resultados, organizados de acordo com a idade das crianças para a qual a cadeirinha é projetada:
Grupo | Marca | Modelo | Tipo de fixação | Resultado |
---|---|---|---|---|
0+ | Infanti | Terni sem base | Cinto | 4 |
0+ | Infanti | Terni com base | Cinto | 4 |
0+ | Nania | BeOne sem base | Cinto | 4 |
0+ | Avanti | Milenium com base | Cinto | 3 |
0+ | Avanti | Milenium sem base | Cinto | 3 |
0+ | Infanti | Terni com base | Isofix | 3 |
0+ | Love | 407 com base | Cinto | 3 |
0+ | Love | 407 sem base | Cinto | 1 |
0/I | Maxi Cosi | MiloFix | Isofix | 4 |
0/I | Love | 2027 | Cinto | 2 |
0/I/II | Kiddo | Max Plus | Cinto | 1 |
-/= 25 kg | Love | 2021 | Cinto | 1 |
1/2/3 | Cosco | Prisma | Cinto | 3 |
1/2/3 | Nania | Beline SP | Cinto | 3 |
2/3 | Swis Armor | 3 in 1 with Isofix | Isofix, TT | 3 |
1 | Swis Armor | 3 in 1 with Isofix | Cinto | 2 |
Os grupos são separados de acordo com a idade, peso e altura da criança. Assim, os pais ou responsáveis devem estar atentos a utilizar o dispositivo correto para garantir a segurança infantil. Quando há mais de um grupo indicado, o assento é adaptável e pode ser montado de acordo com o tamanho da criança.
Outro detalhe importante nos dispositivos de retenção infantil é o tipo de fixação. Geralmente, ela é feita pelo cinto de segurança, no banco traseiro. Em outros casos, a fixação é feita por ganchos que se encaixam diretamente no chassi do veículo, no sistema Isofix.
O Isofix se tornou obrigatório para todos os carros brasileiros em janeiro, mas nem todas as cadeirinhas se encaixam a ele.
É interessante observar, nos resultados dos testes de qualidade de cadeirinhas infantis, que nem sempre o Isofix foi melhor do que o cinto de segurança. Apesar de ser um sistema mais completo, desenvolvido especificamente para receber as cadeirinhas, sua eficácia vai depender, também, da qualidade do assento.
Outro sistema utilizado na acomodação de crianças é o Latch, que pode contar com um ponto extra de fixação, na parte superior, o “top teather”.
O Latin NCAP fez um comunicado com relação aos resultados encontrados, no qual observa que as cadeirinhas adaptáveis são menos seguras. De acordo com a organização, os assentos dedicados a apenas um grupo etário são mais eficientes na proteção de crianças.
Também foi citado que três dos modelos testados se partiram durante os testes, o que “é muito preocupante”. Eles foram os Love 2021, Kiddo MaxPlus e Swiss Armor 3 Isofix.
Por outro lado, o Latin NCAP também citou os modelos com as melhores notas na avaliação, que ocorre ao longo de todo o ano de 2018. Eles receberam 4 estrelas, como mostra a tabela. Não houve nenhum resultado de 5 estrelas para a qualidade de cadeirinhas infantis.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Boa noite,
O INMETRO deveria saber dessas informações, afinal a cadeira para ser comercializada deve ter o selo de certificação.