Sandero vai mal em crash test do Latin Ncap; confira vídeo
Hatch foi avaliado pelo Latin NCAP e conseguiu apenas uma estrela para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante infantil
Hatch foi avaliado pelo Latin NCAP e conseguiu apenas uma estrela para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante infantil
O Latin NCAP divulgou nesta terça-feira (12) novos resultados de testes de colisão (ou crash tests). Dois modelos foram avaliados: o Renault Sandero e o Mitsubishi Eclipse Cross – que ainda não é vendido no mercado brasileiro.
O Sandero obteve apenas uma estrela (em cinco possíveis) para a proteção do ocupante adulto. O resultado foi um pouco melhor na proteção do ocupante infantil: três estrelas. O instituto ainda amplia o resultado do teste do Sandero ao Logan, sedã do qual o hatch é derivado.
Segundo o Latin NCAP, o Sandero obteve uma proteção pobre no peito do motorista no impacto frontal e lateral. Ainda de acordo com a avaliação da instituição, apesar de o modelo contar com barras laterais nas portas, a falta de uma estrutura de melhor desempenho e dispositivos de absorção de energia, para o impacto lateral, explicam o baixo rendimento nesse tipo de colisão.
O Latin NCAP também critica o fato de o Renault Sandero ainda não oferecer cintos de três pontos em todos os bancos de forma padrão, além de não oferecer ancoragens Isofix como equipamento padrão.
De acordo com o instituto, o Sandero vendido na África, testado pelo Global NCAP, possui cintos de três pontos em todos os assentos, bem como Isofix como equipamento padrão. Ainda no comunicado, o Latin NCAP informou que a Renault irá melhorar o desempenho de segurança do Sandero/Logan.
Em nota, a Renault se posicionou sobre o resultado do teste do Sandero:
A evolução dos critérios adotados nas provas de colisão faz com que haja uma mudança nos resultados ao longo do tempo sem que tenha havido uma mudança no produto. A segurança sempre foi uma características dos veículos Renault, o que pode ser confirmado pelos ótimos resultados dos nossos mais recentes lançamentos. Estamos atentos e trabalhando para trazer mais segurança a todos os nossos produtos continuamente.
Para além do Sandero, o Chevrolet Onix, modelo mais emplacado em nosso mercado, também foi mal avaliado pelo Latin NCAP. Em meados do ano passado, ele recebeu nota zero na proteção para adultos.
Diante da repercussão negativa, a GM promoveu mudanças na estrutura do seu compacto e passou a oferecê-lo com Isofix. Reavaliado no começo deste ano, a nota subiu para três estrelas (sempre em cinco possíveis).
Além do Renault Sandero, o Latin Ncap avaliou o SUV Mitsubishi Eclipse Cross, que ainda não é oferecido no Brasil, embora esteja cotado para chegar ainda neste ano.
O modelo, importado do Japão, obteve nota máxima na proteção de adultos (cinco estrelas), mas apenas na três na de crianças. O SUV conta com sete airbags como equipamento padrão, sendo um deles para os joelhos do motorista.
A qualificação de três estrelas para a proteção infantil é explicada pela escolha da cadeirinha no teste, que apenas podem ser ajustados usando cintos de segurança, proporcionado uma baixa proteção em ambos os dummies infantis.
Fotos e vídeo Latin NCAP | Divulgação
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