T-Cross: preços, versões, consumo e impressões do SUV da Volkswagen
Utilitário esportivo foi desenvolvido para preencher a lacuna da marca alemã no segmento dos utilitários esportivos compactos
Utilitário esportivo foi desenvolvido para preencher a lacuna da marca alemã no segmento dos utilitários esportivos compactos
Depois de reestruturar a sua linha de produtos com o lançamento do SUV compacto T-Cross, a Volkswagen disponibiliza mais opcionais para o modelo. Confira, abaixo, preços, consumo, equipamentos, revisões e nossas impressões sobre o utilitário esportivo.
O T-Cross 200 TSI, versão de entrada do SUV equipada com motor 1.0 turbo e câmbio manual, parte de R$ 84.990. A configuração mais completa, Highline, por sua vez, tem preço de R$ 109.990.
Na tabela a seguir, os valores das demais opções do Volkswagen.
Versão | Preço |
---|---|
200 TSI | R$ 84.990 |
200 TSI Automático | R$ 94.490 |
Comfortline 200 TSI Automático | R$ 99.990 |
Highline 250 TSI Automático | R$ 109.990 |
O T-Cross está à venda com duas opções de motorização: 1.0 TSI, com potência máxima de 128 cv a 5.500 rpm e torque de 20,4 kgfm (o 200 TSI, mesmo do Golf) e 1.4 TSI (250 TSI, que equipa o Jetta) capaz de entregar 150 cv a 4.500 rpm e torque de 25,5 kgfm.
Os câmbios são o manual de seis velocidades (apenas no 1.0 TSI) e automático de seis velocidades Tiptronic (tanto no 1.0 TSI quanto no 1.4 TSI).
O T-Cross utiliza a plataforma MQB, a mesma que está em diversos carros novos da Volkswagen, como o Virtus. Por isso, o SUV tem o mesmo entre-eixos do sedã, 2,65 m, o que coloca o espaço interno como um dos seus principais atributos.
Como itens de série, o SUV da Volkswagen oferece: seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado, assistente de partida em rampas, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, direção elétrica, computador de bordo, controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial e assistente de partida em rampa.
Os espelhos laterais do T-Cross têm ajuste elétrico e setas integradas, o Volkswagen ainda conta com faróis de neblina, Isofix, iluminação em LED, rodas de liga leve de 16″, rack de teto, sensor crepuscular, sensor de estacionamento traseiro, alarme anti-furto com comando remoto, sistema de som Media Plus com quatro alto-falantes, suporte para smartphone com entrada USB, vidros elétricos com função one-touch e volante multifuncional.
A configuração possui, como opcional, o pacote Interactive I, que custa R$ 1.720 e conta com alto-falantes (4 dianteiros e 2 traseiros), App-Connect, câmera para auxílio em manobras em marcha a ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de som com tela tátil “Composition Touch” com tela de 6,5 polegadas.
Essa versão do T-Cross conta com os equipamentos listados acima e adiciona a transmissão automática de 6 velocidades, saídas traseiras de ar-condicionado, descanso de braço central, piloto automático, mais dois alto-falantes, duas novas entradas USB, volante funcional em couro, shift paddles, e central multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas.
Pacote Interactive II, que entrega câmera de ré, espelhos retrovisores externos elétrios e rebatíveis com função tilt-down no lado direito, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
A configuração ganha, ainda, ar-condicionado digital, banco do motorista com ajuste da lombar, câmera de ré, rodas de liga leve de 17″, porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, sistema de frenagem automática pós-colisão, indicador de controle de pressão de pneus e sensor de estacionamento dianteiro.
Na opção mais completa, o T-Cross conta com iluminação ambiente em LED, sistema start-stop, partida sem o uso de chave, retroviso
res com rebatimento automático, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, bancos revestidos em couro e detector de fadiga do motorista. Isso sem contar com a motorização diferenciada.
Para conhecer o valor dos opcionais do modelo, acesse o site da Volkswagen.
Desde novembro, a Volkswagen passou a oferecer o T-Cross PcD. Para todas as isenções, há a versão Sense com preço tabelado em R$ 69.990 (R$ 57.630). Ele perdeu apenas apoio de braço central e sensores de ré como equipamentos de série.
Outras duas opções são oferecidas com desconto da fabricante e isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): a 200 TSI AT e a Comfortline 200 TSI AT.
De acordo com a Volkswagen, o consumo do T-Cross 250 TSI Highline, quando abastecido com gasolina, é de 11 km/l na cidade, 13,2 km/l na estrada e 11,9 km/l em circuito combinado. Com etanol no tanque, as marcas são de 7,7 km/l, 9,3 km/l e 8,3 km/l, respectivamente.
O consumo motor 1.0 turbo do T-Cross 200 TSI automático com gasolina é de 11 km/l na cidade e 13,5 na cidade – combinado 12 km/l. Com etanol é de 7,6 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada – combinado 8,4 km/l.
Já o T-Cross 200 TSI manual percorre 13,1 km/l com gasolina (combinado cidade/estrada) e 9,1 km/l com etanol.
O fabricante afirma que aferiu o gasto de combustível seguindo as normas técnicas estabelecidas pelo Inmetro.
A Volkswagen repete com o T-Cross a mesma estratégia já utilizada em outros lançamentos para o pacote de revisão. As três primeiras revisões do T-Cross são gratuitas. Depois, o custo total das revisões do novo SUV da Volkswagen até os 60 mil km é de R$ 2.001.
A Volkswagen afirma ainda que o T-Cross é o SUV compacto com menor custo de reparabilidade.
Dirigimos o T-Cross Highline, versão top de linha do SUV da VW. O modelo se destaca pela dirigibilidade afiada. A sensação é próxima à de dirigir um carro de passeio, mesmo com o centro de gravidade mais elevado de um utilitário-esportivo. Direção tem peso ideal e suspensão, em boas rodovias nas quais rodamos, se mostrou bem-acertada.
O motor 1.4 TSI, que equipa diversos modelos da linha VW ajuda na boa impressão. O bom torque em baixas rotações, principal característica dos motores TSI, empurra o T-Cross com vigor. O câmbio automático de seis marchas completa o bom conjunto.
O acabamento é o ponto fraco do T-Cross frente aos concorrentes e decepciona, principalmente em um modelo cuja etiqueta passa dos R$ 100 mil. Os plásticos duros são a regra, com alguma exceção em pequenas forrações em couro sintético nas portas. A Volkswagen tentou disfarçar misturando plásticos com texturas diferentes.
A presença do painel totalmente digital e do bom sistema multimídia presente na versão avaliada chamam a atenção e melhoram a impressão geral.
Montado sobre a plataforma MQB e com o mesmo entre-eixos do Virtus (2,65 m) garantem generoso espaço interno para os ocupantes. Quatro adultos viajam com absoluto conforto. Um eventual passageiro no meio do banco traseiro vai mal-acomodado.
O T-Cross recebeu nota máxima em segurança no teste de colisão do Latin NCAP. O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e os sistema de frenagem automática do modelo responderam bem às situações adversas simuladas.
O novo SUV da VW inclui ancoragens aprovadas de tamanho I-size, que facilitam a instalação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) para crianças de idades mais avançadas voltadas para trás. O T-Cross também conta com um interruptor para desativar o airbag do passageiro.
Destaque também para o fato de todas as versões do SUV da Volkswagen serem equipadas com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade
Como concorrentes, o Volkswagen mira os modelos Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta e Nissan Kicks. Confira a comparação do T-Cross com seus rivais nos quesitos preço e motor.
Modelo | Preços |
---|---|
VW T-Cross | R$ 84.990 a R$ 109 mil |
Honda HR-V | R$ 92,5 mil a R$ 108,5 mil |
Jeep Renegade | R$ 72.990 a R$ 139.990 |
Hyundai Creta | R$ 78.990 a R$ 104.990 |
Nissan Kicks | R$ 74.990 a R$ 97.990 |
Modelo | Comprimento | Entre-eixos | Largura | Altura | Porta-malas |
---|---|---|---|---|---|
VW T-Cross | 4,199 m | 2,651 m | 1,750 m | 1,568 m | 373 a 420 l |
Honda HR-V | 4,329 m | 2,61 m | 1,772 m | 1,586 m | 437 l |
Jeep Renegade | 4,232 m | 2,57 m | 1,805 m | 1,658 m (flex) | 320 l |
Hyundai Creta | 4,270 m | 2,590 m | 1,780 m | 1,635 m | 431 l |
Nissan Kicks | 4,295 m | 2,610 m | 1,760 m | 1,59 m | 432 l |
Modelo | Motor | Transmissão |
---|---|---|
VW T-Cross | 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm; 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm | manual 5 marchas; automático 6 marchas |
Honda HR-V | 1.8 de 140 cv e 17,3 kgfm | automático CVT |
Jeep Renegade | 1.8 de 139 cv e 19,2 kgfm; 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm | manual de 5 marchas, automático de 6 e 9 marchas |
Hyundai Creta | 1.6 de 130 cv e 16,5 kgfm; 2.0 de 166 cv e 20,5 kgfm | manual ou automático de 6 marchas |
Nissan Kicks | 1.6 de 114 cv e 15,5 kgfm | manual 5 marchas ou automático CVT |
Matéria atualizada. Originalmente publicada em 19 de fevereiro de 2019.
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Meu tcross 200 tsi, está fazendo 18km/l com velocidade de 100km/h, com ar-condicionado ligado, isso não estrada.
Agora na cidade, não passa de 7km/l.
Quero sabero preço sff
Gostaria de saber o consumo de litros por km dos carros acima.
Tem 4×4 ar- Cross
Com esse preço compra uma dodge journey seminova. Tem 7 lugares, 280 cv e coloca esse lixo no chinelo. “There’s no replacement for displacement”.
Então… Queria entender por que pessoas entram nessas discussões. Vai lá você e compra o Journey e deixa os outros comprarem o T-cross, que aliás, será meu próximo carro em fevereiro. Prefiro um carro simples mas “0” do que um completo e usado. Sabe-se lá o que já aconteceu com ele.
É ai o babacão vai la compra caminhonete SOLADA de moleque ranhento filho de papai que estourou o motor de tanto cortar giro e dar pau no carro, VIVE de mecânico porque quis economizar 10 mil…. o bom e velho brasileiro imbecil. TUDO ISSO pra falar “Eu TeNhO uMa DÓGE RÃ HURP”….. é cada retardado.
O ágio virou deságio kkk, já estão dando desconto nesse monte de plástico inflacionado…. é realmente uma pena ser tão caro, o motor da vw sempre consegue surpreender, mas é só isso, pos vendas fraquíssimo, garantia q fica se esquivando e consultores, estressados de tanta reclamação…
Sou apreciador do cambio manual. Mesmo custando o que custa, se o T Cross 250 TSI (1.4) tivesse esta opção, eu compraria um! O cambio manual, a meu ver, além de economizar combustível e ser mais rápido, permite um maior controle sobre o veículo. Automático é mais confortável? Pode até ser, mas tira um pouco do prazer de dirigir!
Com este consumo médio já é um carro ultrapassado, chegou muito tarde, infelizmente.
estou no meu segundo u.p e não quero outro carro extremamente econômico e o pequemotor deixa na rabeira todos os motorzões 1.6 e alguns 2.0 a volks marcou um gol delicia de carro
Caramba, mas 1.6 e 2.0 é motorzão? rsss. o que seria um 3.2, 4.5, 5.2? rssss
Não dá para acreditar no consumo medido pela VW, pois ela alardeia que o UP faz 13 na cidade, mas nunca faz mais de 10, olha é uma boa diferença – posso provar
Pior que o UP é a decepção que eu tive em comprar um Onix aut só faz 7 na rua com gasolina kkkkkkk ,uma decepção
Tenho um virtus highline há 1ano e meio, já fiz 20km/lá gasolina na estrada, e nunca tive problemas de acabamento e mecânico.
Não querendo polemizar, tenho um virtus highline há 1 ano e meio, já fiz 20km/l na estrada, gasolina, e até hoje não tive nenhum problema de acabamento e mecânico,.
tenho um HB20 sedan a 6 anos nunca entrei em uma oficina, anteriormente ja tive muitas marcas e modelos a maioria nao cumpre o que promete os carros no brasil sao carroças disfarçadas de carros os europeus devem dar risadas do brasileiro, fora o alto custo dos veiculos fora da realidade das pessoas depois fazem igual a ford vao embora do brasil por baixas vendas.
A wolkswagen tem um desainer muito retrô comparado ao demais carros de outras marcas aqui no Brasil e por outro lado muito mais caro Tam bem a carros bem mais sofisticados com preços bem mais asseciveis
tenho um HB20 sedan a 6 anos nunca entrei em uma oficina, anteriormente ja tive muitas marcas e modelos a maioria nao cumpre o que promete os carros no brasil sao carroças disfarçadas de carros os europeus devem dar risadas do brasileiro, fora o alto custo dos veiculos fora da realidade das pessoas depois fazem igual a ford vao embora do brasil por baixas vendas.
Japoneses neles, HRV e Nissan Kicks melhor custo benefício….
Também não acredito que esse 1.0 turbo valha o preço. Só o tempo dirá se ele vai aguentar o tranco. Ate lá vou de hrv. Quem não crer, que pague pra ver.
Também não acredito que esse 1.0 turbo valha o preço. Só o tempo dirá.Ate lá prefiro o Tingo TX 1.5. muito mais carro.
Quando vejo que um carro com um motorzinho (como diria um gaúcho) de bhosta desses custando esse preço, acho que já está na hora de CAIR TRÊS ZEROS da nossa moeda. Assim ele estaria num preço normal.
Velha cultura da VW, um belo carro por fora, acabamento padrão VW nada confortável porém com um preço além do esperado.
É muito dinheiro pra pouco carro.
Eu estava esperando o lançamento pra comprar mas o custo ‘
X BENEFICIO é gritante perto das outras marcas. Sem cacife para competir com o HRV.
Para vestir roupa nova no carro tiram o motor. Motor 1.NADA TURBINADO é para durar apenas o tempo do financiamento do veículo; 5 anos ou 80.000 Km.
Tá difícil ein Volkswagen?!!! Com esse preço nem a pau juvenal!!!!!!! Desse jeito vamos no Creta, no Duster, no próprio HRV e ainda vamos com toda a certeza no Tiggo 5X
Amigo, eu não tenho apego a marca nenhuma, mas acabei comprando o T-Cross depois de fazer Test Drive no Creta e na Captur. Consegui um preço promocional do Comforline a 92mil. O Creta é 87mil e não vem com multimidia, aro 17 e muitos outros opcionais. Teria que gastar mais que essa diferença de 5mil pra deixar o Creta parelho com o T-cross. Além de tudo isso, o VW é mais forte, mais econômico, projeto mais novo, potencial para upgrade, tem 3 revisões sem custo (zero mesmo, nao paga peça e nem mao de obra).
Quanto ao Tiggo 5x parece um bom carro, mas problema é a revenda depois. O cj mecâncio tem desempenho pior q o T-cross 1.0 Tsi, tem menos espaço para os passageiros, mas aí vai de cada um.
To dando minha opinião como Engenheiro Mecâncio e consumidor.
Carro grande com motor pequeno não vira: não adianta repaginar! a Volkswagen já tem várias experiências mal sucedida, o UP por exemplo ver se emplacou principalmente com um preço discompensado já fui usuário de 5 automóveis Volkswagen! um Fusca 78 foi meu preferido saudades.
Só aqui neste país mesmo… preços altíssimos. Lamentável!
Interessante o comparativo não incluir o Renault Captur. Porque será????!!! Talvez para não despertar o interesse cada vez maior na Captur??!!!
Vou fazer 2 anos em junho que tenho um capitur nao tenho nada pra falar acho um otimo carro
Eu gosto da política de pacotes deles, pois ela me permite sair com mais opcionais pagando menos por isto. No caso das outras para eu ter um conjunto menor de opcionais eu preciso gastar bem mais. É só saber somar para ver que no combo você leva mais coisas, e quando essas coisas são úteis então minha decisão de compra é finalizada mesmo! A diferença de preço é pequena (1.000 a 2.000), mas tem as vantagens de optar por um veículo com motor mais moderno e seguro. Tem a negociação que a VW valoriza seus usados, então enquanto a VW apresentar tudo isso… Ao que tudo indica acabarei adquirindo meu quinto VW zero. Já tive Gol power G4 1.6 (0-100 em 9,4 segundos), Polo, novo fox 1.6 16 v (excelente carro), Virtus tsi, e o futuro… Sabe Deus, mas uma coisa é certa vou continuar ANALISANDO BEM ANTES DE COMPRAR UM CARRO que é um casamento de 5 anos no mínimo.
Gostei da sua avaliação Antonio, não entendo nada de carro, embora tenho um ONIX lt A CINCO ANOS, quero TROCAR AGORA MAS ESTOU TÃO em duvida qual levar que gostei do seu comentário, qual você indicaria? Dá uma opinião poi favor. Pensei no Yares a TOYOTA, mas achei muito baixo mesmo levantando o banco do motorista ainda achei baixo, e tambem vi um comentário sobre o ar condicionado, não gela passageiros frente . Ajuda ai vai, por favor
A VW devia acabar com essa mania de venda casada. Pra ter alguns itens basicos você tem que adquirir pacotes. Absurdo.
123 mil o top de linha sem teto (no Brasil desnecessário e fonte futuro de barulhos), valor muito acima do esperado para um carro deste porte. A concorrencia deve estar feliz, pois existem alternativas competitivas. Os pacotes opcionais não deveriam existir, e este carro completo deveria custar 110 mil no máximo.
Fui pessoalmente na VW, não vou falar aqui em qual fui na cidades de SP, mas fica na zonal sul perto de SCS, enfim, e fui informado pelo vendedor que teria ágil para a reserva, dependendo do modelo, chegaria até 10mil. Então, imagina, a 1,4 T ficaria 120mil básico. Como vc falou, um carro desse não deveria custar mais que 110mil completa, não vai valer, é VW, logo começa o barulho de plásticos soltos no interior, apesar do preço, não é e não será um carro prêmio como a Tiguan e o mesmo vendedor ofereceu a Tiguan “básica” que já é completa por 124mil, muito mais carro. E o motor 1.0 T, melhor fugir dele, tem muito problema de aquecimento das turbinas e água do radiador vazando. Motor 1.0 é muito pequeno para trabalhar em alta e gerar todo esse torque. Muito bom de dirigir, mas depois os desgastes das peças não aguentam. Tem que ser o 1.4 T. É só verificar a potência proporcional do 1.0 para o 1.4, são apensas 22 CV e 5 kg de torque para um motor 40% maior em volume. Por sinal, deveriam fazer reportagem com os donos da linha 200tsi que tiveram problemas com o carro parado meses na VW por falta de peças nesses itens que comentei. Enfim, na minha opinião o carro é muito caro, desisti na hora da compra, e vamos esperar os concorrentes chegarem com outras opções de motorização. Veremos cenas dos próximos capítulos somente em outubro, provavelmente. Em breve os números de vendas mostrarão onde ele vai se situar perante a concorrência.
Ágio? Carro recém lançado. Eu esperia 1 ano, para os problemas começarem a aparecer. Esse papo que o veículo rodou milhares quilômetros antes de ser lançado é furado.
O consumidor é a cobaia da montadora, se rodasse os milhares de quilômetros, que as montadoras afirmam, os defeitos iriam surgir durante os testes.
Concordo amigo, você tem razão, e a quantidade de recalls taí prá provar essa tese né…
Com tantos carros bons e melhores, preços abaixo do apresentado, cobrar ágil? Francamente é um abuso, só na mente desses imbecis especuladores, nem que fosse a única do mercado e que tivesse a melhor qualidade. Tá vergonha VW!
Foi o que eu disse agora a pouco Jean. O caro é lindo, parece ter um acabamento melhor do que o do Virtus, mas com esse preço é uma loucura. O Creta tem os mesmo atributos e custa bem menos. Sem falar no Tiggo 5X que tem muito mais e por muito menos. Vou dizer mais coisa ein, a CAOA não entraria com essa marca chinesa se não soubesse o que está fazendo, foi assim com a Hiunday e será assim coma a Chery. Escreve o que estou falando.
Penso isso tb! Adoro a Hyundai e fiquei de olho no Tiggo porém o consumo ainda é mto alto, semelhante ao Renegade ?