Toyota Prius é o primeiro carro híbrido flex do mundo
Em desenvolvimento há alguns anos, híbrido capaz de consumir tanto gasolina quanto etanol será revelado em Brasília
Em desenvolvimento há alguns anos, híbrido capaz de consumir tanto gasolina quanto etanol será revelado em Brasília
A Toyota vai lançar nesta quinta-feira (13) o primeiro veículo híbrido flex do mundo. A cerimônia de apresentação ocorrerá no Palácio do Planalto, em Brasília, e contará com a presença do presidente Michel Temer. Os Ministros da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, e de Estado de Minas e Energia, Moreira Franco, também comparecerão. Embora nem a empresa nem o governo federal tenham divulgado informações sobre o produto, sabe-se que ele será o Toyota Prius.
Contatada pelo AutoPapo, a Toyota limitou-se a confirmar sua participação na solenidade no Palácio do Planalto, mas informou que os dados técnicos do veículo só serão revelados nesta quinta-feira. Todavia, é certo que o conjunto mecânico do Prius Flex será praticamente o mesmo do modelo a gasolina, apenas adequado ao uso também de etanol.
Do ponto de vista mecânico, esse processo de adaptação é o mesmo que ocorre em veículos movidos apenas a combustão e inclui a utilização componentes específicos no sistema de injeção eletrônica e na tubulação de combustível. Desse modo, o Toyota Prius Flex vai manter o motor 1.8 associado a uma unidade elétrica com baterias.
No Prius atual, a potência combinada é de 123 cv. Individualmente, o propulsor a combustão gera 98 cv e 14,2 kgfm de torque, ao passo que o elétrico desenvolve 72 cv e 16,6 kgfm. A transmissão é automática do tipo CVT. A configuração movida apenas a gasolina custa R$ 125.450.
A chegada do Toyota Prius Flex ao mercado não constitui uma surpresa. O modelo foi revelado à imprensa no último mês de março, ainda em fase experimental. Na época, um veículo chegou a percorrer um trajeto de aproximadamente 1.500 km entre São Paulo (SP) e Brasília. Naquela ocasião, o CEO da Toyota para países de América do Sul e Caribe, Steve St. Angelo, chegou a declarar que o objetivo da empresa era produzir o primeiro veículo híbrido flex do Brasil.
O projeto do Prius Flex começou a ser elaborado em 2015. Isso significa que a Toyota já teve tempo de sobra para concluir todo o desenvolvimento. Segundo o fabricante, o modelo tem alto potencial de reabsorção do CO2 gerado pela queima do próprio combustível.
Foto: Governo do Estado de São Paulo | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Para as poucas cidades aonde o alcool é competitivo ainda pode ser, mas, a maioria do Brasil não serve nada esse flex
Sem dúvida ,não sei quem abastece com álcool.
Que deve ser bom sem duvida,vindo ate com certificado de feiura do ano.Quem e
o genio que desenhou isto?