Na troca de óleo, não cometa 9 erros comuns
A lubrificação correta pode evitar prejuízos e garantir o bom desempenho do motor; deixar de fazê-la, por sua vez, pode acarretar a fundição do motor
A lubrificação correta pode evitar prejuízos e garantir o bom desempenho do motor; deixar de fazê-la, por sua vez, pode acarretar a fundição do motor
Além de ser responsável pela lubrificação, o óleo atua na prevenção do desgaste, da oxidação e da corrosão das peças do motor. Assim, o componente garante o bom desempenho do propulsor e evita prejuízos para o motorista. A lubrificação errada, no entanto, pode significar a redução da performance do automóvel, o aumento no consumo de combustível e até mesmo a fundição do motor. Conheça nove erros que você não deve cometer na troca de óleo.
“Uma lubrificação ineficiente pode ser causada por vários fatores, desde o modo de aplicação no motor até a utilização de lubrificantes que não seguem as especificações das montadoras do veículo”, garante a coordenadora de Assistência Técnica da Total Lubrificantes do Brasil, Denise Novaes.
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Tenho um logan 1.0 meu disligou em movimento e tem suspeita de ter fundido o motor e posivel.se nao estava faltando oleo nem agua o que pode ter acontecido
Tenho um corola field 2020 fui verificar o nível de óleo tirei a vareta e ela agora não volta para o lugar parece alguma coisa emperrando!!! O que fazer!!!
Tenho um Cobalt LTZ automático 2018/2019, e j agora lendo o manual vir que o óleo está errado p mecânico tem colocado o 5w30 sendo que o manual manda usar o 0w20,, devo fazer a troca do óleo para o certo e qual é o procedimento para essa troca?
Obrigada!
Tenho um sandero 1.6 16v na troca de filtro de óleo foi colocado um filtro de sandero 1.0 isso pode dar problema no motor?
Comprei um renoclio2007 e não tenho ideia qual óleo devo usar
Qual o motor do seu carro ?
Tenho um Ford fiest 2012 já estou com kilometragem 190.000 eu uso o olho 5w30 posso mudar para outro olho de números referentes por asempro 15w30 sim ou não me ajudem
Nenhuma montadora recomenda a troca da viscosidade do óleo com o tempo de uso do motor, trocar viscosidade de óleo é prejudicial a vida útil do motor, pois os dutos de óleo são dimensionados para a viscosidade recomendada pelo fabricante!!
Boas informações, muitas inúteis, mas o pior é a mão de obra que se encontra hoje nos autocenter. a maioria não sabe colocar um filtro. utiliza corrente para apertar, troca o óleo por aquele que acha ser melhor e não pelo especificado para o motor.
Pra não correr risco de me indicarem um óleo que não é o que o fabricante especificou para o motor do meu carro, eu mesmo compro o óleo que está indicado no manual de instruções do meu carro em uma loja oficial ou confiável e só levo no mecânico pra fazer a troca, economizo pagando mais barato no óleo e pago barato na mão de obra, cerca de R$30 onde moro.
Se o parafuso de drenagem do oleo do carter estiver emperrado o óleo pode ser drenado pelo filtro de óleo com o motor trabalhando pro óleo sair
Não, recomendo que vc retire o parafuso soldando um parafuso ou porca, e depois substitua o bujão por um novo com arruela específica!!
Boa tarde tive uma experiência desagradável troquei o óleo do motor após treis meses ou 3.800kmr o carro perdeu força parei fui olhar a vareta de óleo e estava seco , coloquei um litro de óleo , más não seria suficiente , o motor começou a fazer barulho , a bater , gostaria de saber se isso , seria falha , ou dano ocasional , ele tem 123milkms .
Bom dia! seria muito importante ter verificado se a luz do óleo não tinha acendido, pois ela avisa que há algo errado tipo: nivel de oleo baixo, bomba de oleo etc…
Todos os veículos automotores devemos verificar a vareta de oleo TODOS OS DIAS, antes de ligarmos, é uma maneira de não corrermos o risco de andar com o
veículo sem oleo lubrificante no motor, sem oleo lubrificante o motor vai bater.
Comprei um Honda Civic ano 2003 mas não sei qual o oleo de motor q o antigo proprietário usava pois ele também não soube me informa preciso trocar agora qual oleo devo usar
Bom dia! sou o rocha da lubrificantes j sampaio, o ideal na dúvida, é trocar todo o oleo e usar o indicado pelo fabricante, no teu caso, o óleo de viscosidade 10w30
Já andei 3000 km com o óleo acima do máximo, achando q não fazia mal, agora q li, fudeu, melhor tirar um pouco pelo dreno do Carter ou fazer a troca do óleo?
Bom dia! sou o Rocha da lubrificantes j sampaio. você pode sim drenar um pouco até chegar ao nível, procure algum lugar que tenha uma máquina de sucção, vai tirar melhor o excesso
Eu tenho um corola filder ano,2006, quero saber se na troca de óleo eu posso esgotar o óleo velho, e depois posso por um óleo bem baratinho, e foncionar o motor uns, cinco minutinho para limpar o motor, e depois colocar o óleo original novamente da certo, é bom isso.
Deixa de ser mão de vaca seu mané
Presta atenção e leia todo o comentário. Ou você tem algum distúrbio nos neurônios afetados por uma erva medicinal?
Kkkkkk perfeita resposta….o pra não entendeu a pergunta do Milton e já sai soltando essas tomado pelos tóxicos kkk
Boa tarde! meu amigo o ideal é fazer um flush, tem uns produtos muito bons no mercado, oleo nao vai adiantar em nada
No caso da minha motocicleta, o fabricante detalha que o óleo deve ser trocado com 5.000 Km ou metade dessa Km, no caso da condução severa porém, no caso do filtro, é taxativo ao informar que a troca deve ser feita somente a cada 20.000km. Como fica essa história do resto que fica, contaminando o restante??? Atenção engenharia da Yamaha! Boris disse que vcs estão errados!!!!
Tirei o bujão de óleo nas n tinha óleo mas na vareta marca óleo
Coloquei o nova mesmo assim n desceu
Oq será ?
Abriu a tampa do óleo? Se remover o parafuso do carter sem antes abrir a “entrada” de oleo, você cria um vácuo, impedindo que o oleo desça.
Boa tarde! sou o rocha da lubrificantes j sampaio. meu amigo, procure ver se sua maquina não está com crosta, isso pode fazer você fundir o motor se você não limpar, a borra impede o óleo descer, se tiver, tem que tirar a tampa do carter e fazer uma limpeza
Posso trocar o filtro logo após a troca do óleo sem risco de perde-lo?
Do ponto de vista da troca da peça em si não há problema nenhum.
Outra dúvida, se trocarmos o óleo, seja de semi sintético para 100% sintético ou mudar a viscosidade, a troca seguinte a mudança, deve ser mais curta?
Outra informação que me passaram, pois sempre fica resíduo do óleo antigo, dai o ideal, segundo essas informações, seria antecipar a 1a troca apos a mudança para que saia de vez todo o resquício do óleo anterior e o novo passe a trabalhar 100% “limpo” a recomendação foi trocar com 1500km e depois manter 5000km de média para troca.
Isso procede?
Existe muita informação sem consistência técnica até mesmo nessa matéria que com certeza o Boris não viu. É preciso saber (excluída as particularidades) que a viscosidade de um fluído na fase líquida é inversamente proporcional a temperatura, ou seja, quanto maior for a temperatura do lubrificante menor será sua viscosidade e vice-versa. Mesmo que o procedimento seja feito com o motor em temperatura de funcionamento, a viscosidade será baixa o que diminui sensivelmente aderência do lubrificante em contato com os componente do motor,e assim consegue-se extrair a maior quantidade possível por gravidade, porém mesmo na condição do lubrificante quente, a viscosidade não será zero, logo sempre haverá uma pequena quantidade de lubrificante aderido aos componentes do motor, um pequeno volume na bomba de óleo, nas pequenas “depressões” no fundo do cárter. Resumindo, não serão 10 ou 30 ml de óleo residual que irão comprometer a integridade de 4,0 à 5,0 litros (depende do carro) de óleo novo. Como diria o Boris “É PURA PICARETAGEM”!
Isso teria seria uma “pseudo verdade” na hipótese de você ter ficado mais de 2 ou 3 ciclos (20.000/30.000 km) sem trocar o lubrificante e o filtro, pois nesse caso com certeza haverá frações solidificadas do lubrificante no motor (depósitos, a famosa “borra”) que é mais trabalhosa de ser removida, Nessa situação eu recomendaria substituir por um lubrificante de base sintética e rodar 5.000 km e efetuar nova troca com óleo sintético, a partir daí é seguir o intervalo recomendado pelo fabricante. Porém, partindo da hipótese que você usa o lubrificante dentro das especificações (viscosidade correta) em intervalos de troca recomendados pelo fabricante, pode substituir o mineral ou semi-sintético pela base 100% sintética e trocar a partir daí nos intervalos recomendados pelo fabricante (na maioria do carros fabricados à partir do ano 2000 a recomendação é troca em intervalos de 10.000 km). Lembre-se que é IMPOSSÍVEL, independente do método adotado para efetuar a troca, escoar 100% do lubrificante velho para adicionar o novo, pois sempre haverá um resíduo do óleo antigo (10 à 30 ml) em função da viscosidade do fluído e demais fatores já expostos no outro comentário, ou seja, admitindo que o volume de lubrificante para seu carro seja de 4,2 litros e o lubrificante residual seja 30 ml, a composição seria de 99,28 % de lubrificante novo e 0,72% de lubrificante residual, e pode ter certeza que a fração do lubrificante residual não compromete em nada a eficiência do lubrificante novo. Espero ter ajudado!
Eu uso óleo 100% sintético, atualmente o Shell Advance ultra 15W50, troca a cada 5milkm porque rodo muito na cidade, indicaram trocar entre 8 e 10 mil km.. mas como vinha de trocas a cada 3000, passar para trocar a cada 5000 já assusta um pouco. Mudei de semi para 100% sintético dai essa diferença
Sempre troco o filtro junto, sempre coloque uns 300ml mais ou menos na troca, de inicio e deixo o bujão aberto, ate sair o oleo novo sem mistura, isso garante uma melhor limpeza quanto ao óleo antigo.. e sempre guardo esses 700ml restante para o caso do oleo baixar algum problema, graças a Deus nunca precisei usar.. mas é abito já…
Falo de moto ok, e eu mesmo faço a troca. Nessa ultima troquei o bujão por um imantado, não sei o nome certo, mas ele atrai particulas de metal que possam estar por la.. vamos ver na proxima troca como vai ser.
No mais, eu queria saber sobre esses numeros 10W40 15W50… morar em local mais quente ou mais frio, isso pode fazer diferença quanto a usar um ou outro?
Não colocar óleo no forró na troca do óleo do carro .oque pode acontecer?
Quero saber quantos litros de óleo eu coloco no Palio 200 motor fiaza e se eu preciso colocar meio litro antes no novo filtro
Verificar o manual do usuário. Tem informações importantes sobre seu veículo
Essa da estopa foi hilária, se o óleo residual da estopa deixada na vareta pode contaminar o óleo novo, o que vocês orientam fazer com o óleo residual que SEMPRE fica no cartes e com as partes internas do motor, que ficam, logicamente, ensopadas com o óleo antigo? Talvez o certo seria atacar a estopa pelas fibras (dependendo do tipo de estopa, aquela de polimento composta por uma trama de fiozinhos de algodão crú, poderia até ser, mas as de tecido,.. tenha dó.) mesmo assim, existem partículas de sujeira no interior do cárter com potencial de prejuízo muito maior do que micro fiapos de estopa, que terão que passar pela peneira e pelo filtro de óleo, antes de chegar até as partes criticas e sensíveis do motor.
Exatamente! Perfeita sua observação. Essa o Boris deixou “escapar”. Mas lembre-se que um homem deve ser avaliado pelo conjunto da sua obra. Pode ter certeza que não foi ele o autor dessa matéria. Foi apenas um pequeno equivoco!
Troque o filtro de óleo de acordo com o manual. Os Honda Civic costumam indicar no manual 1 troca de filtro para cada 2 trocas de óleo. O óleo velho residual do filtro não é capaz de tirar a eficiência do novo óleo.
Alguém me pode ajudar pfff acho que meti óleo de transmiçao no motor o que faço???
Tiago deve trocar esse oleo de transmissão logo, pelo o oleo de motor que é totalmente diferente, nas lojas que vende oleo,todos sabem que olho vc deve usar no seu carro blz
Perfeita sua observação! Não há como remover 100% do lubrificante antigo, em função de uma propriedade do fluído conhecida como viscosidade, sendo essa propriedade diretamente responsável pela a capacidade de aderência do fluído em superfícies sólidas, além das frações de volume do lubrificante antigo que ficam alojadas na bomba de óleo e nas “depressões do cárter.
Saudações óptimas dicas dadas. No meu caso tenho a minha viatura toyota funcargo motor vvt-i 16 válvulas 1.3, comprei na segunda mão nao tive o manual do proprietário assim nao sei qual é a marca ideal do óleo do motor! Troquei logo o antigo oleo com Total 10w40.
Ótimo esclarecimentos! Informações todos nós motoristas precisamos buscar de fontes abalizadas como vos …
boa tarede,aprendi bastante e espero por mais atualizações.
obrigado