Volvo XC90 T8 R-Design: SUV híbrido e esportivo chega ao Brasil
O sueco grandalhão ganhou uma nova configuração, que alia os 413 cv de potência do motor híbrido a um design esportivo exclusivo
O sueco grandalhão ganhou uma nova configuração, que alia os 413 cv de potência do motor híbrido a um design esportivo exclusivo
O Volvo XC90, maior utilitário oferecido pela marca sueca, ganhou uma nova versão no Brasil. A configuração híbrida Volvo XC90 T8 R-Design traz esportividade aliada às emissões reduzidas. A novidade está sendo oferecida por R$ 429.950 na rede de concessionárias da marca.
A motorização híbrida T8 já estava à venda no país anteriormente. A novidade é a chegada da versão esportiva R-Design, uma opção intermediária na gama do SUV de sete lugares. Agora, o XC90 tem configurações com preços entre R$ 299,950 e R$ 509.950.
O Volvo XC90 T8 R-Design tem um motor 2.0 turbo a gasolina que entrega 324 cavalos de potência. Aliado a ele, está um motor elétrico de 88 cv. A potência combinada, resultante dos dois, é de 413 cv, e o torque, de 65 kgfm.
Com esses números, como nota a própria marca, o utilitário vai de 0 km/h a 100 km/h em 5,6 segundos, apesar de pesar mais de duas toneladas. As outras motorizações disponíveis para o utilitário são a T6 a gasolina, de 324 cv; e a D5, a diesel, de 238 cv. Assim, o motor híbrido T8 é o mais potente.
Os diferencias da nova versão Volvo XC90 T8 R-Design são acabamentos da cabine em fibra de carbono e rodas de liga leve de 22 polegadas. Outros equipamentos são o pacote City Safety de segunda geração.
O conjunto é capaz de detectar veículos, ciclistas, pedestres e animais de grande porte. Quando necessário, entram em ação recursos de frenagem automática para evitar colisões e atropelamentos. A nova geração também tem a capacidade de interferir na direção do veículo de apenas a frenagem não for capaz de evitar o impacto.
O City Safety é capaz de atuar tanto de dia quanto de noite e é um dos sistemas do tipo mais avançados do mundo, feito por uma marca tradicionalmente dedicada à segurança. O Volvo XC90 T8 R-Design também tem sete airbags: frontais, de cortina, laterais e de joelho para o motorista.
Outra tecnologia que equipa o SUV é a Mitigação de Pista Oposta, capaz de atenuar colisões frontais. Esse recurso também é inovador, pois a maioria dos veículos com frenagem automática só conseguem reagir a batidas traseiras, pois não conseguem distinguir o tráfego em sentido oposto de uma batida frontal.
Nós explicamos a diferença aqui, quando falamos das tecnologias autônomas do Jeep Compass.
A marca sueca, presente no Brasil há muitos anos, viu um crescimento inesperado no ano passado. Embora seja dedicada à segurança, por aqui, a Volvo acaba sendo uma marca de luxo devido aos preços elevados e requinte do acabamento.
Por isso, foi surpreendente que as vendas de seus modelos tenham aumentado 96% em 2018 com relação a 2017. No ano passado, ela conseguiu ultrapassar a Land Rover e fechou o período como a quarta marca mais vendida na categoria premium.
O maior destaque foi o utilitário compacto XC40, lançado no ano passado. Foram 2.396 unidades vendidas. O irmão do meio, XC60, também fez sucesso, e foi emplacado 2.917 vezes em 2018. Já o Volvo XC90, o maior dos três, vendeu 877 unidades, um crescimento de 65,8%.
Este ano, o desempenho da sueca continua em alta. Em março, o XC60 desbancou o tradicional campeão Kia Sportage no ranking de importados mais vendidos da Abeifa. Foram 296 unidades vendidas no mês, contra 237 do sul-coreano. E a lista dos estrangeiros ficou salteada de suecos, com o XC40 em terceiro (161 unidades); e o XC90 em sétimo (109 unidades vendidas).
Veja nossa avaliação do Land Rover Range Rover Velar, concorrente do XC90:
Imagens, a não ser quando indicado: Volvo | Divulgação
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