Waze: como baixar, Carpool, vozes, tempo real e uso offline

Conheça as funções mais legais do aplicativo gratuito de mapas, como a que possibilita gravar as instruções de condução com a voz de quem você quiser

tela inicial do waze no celular no transito aplicativo shutterstock
Por AutoPapo
Publicado em 17/03/2020 às 10h30

O aplicativo de trânsito Waze tem mais de 115 milhões de usuários. Explicamos o que é a plataforma, como funcionam os alertas, como fazer o download do aplicativo e quais são suas principais funções.

O que é o Waze?

O Waze é um aplicativo de navegação GPS  gratuito que mostra atualizações de trânsito em tempo real. Seus usuários podem enviar ativamente informações sobre trânsito, blitze policiais, obras e radares de velocidade.

Depois de digitar o endereço do destino, o usuário percorre o trajeto com o aplicativo aberto no smartphone para contribuir passivamente com dados sobre as vias, incluindo volume de trânsito.

LEIA MAIS

Como baixar o Waze

Para fazer o download do aplicativo, basta:

  • abrir a Play Store – caso você utilize o sistema android – ou a APP Store – caso tenha um iPhone;
  • buscar o nome “Waze”;
  • selecionado o aplicativo, clicar em instalar; e
  • criar um usuário.

Para traçar rotas, o usuário deve clicar em “buscar”, no canto inferior esquerdo, preencher o endereço no campo “pra onde” e clicar no botão “ir”.

tela inicial do waze no celular no transito aplicativo shutterstock

Waze Carpool

Além de traçar rotas considerando o trânsito, o Waze oferece um programa de caronas. Anova modalidade nasceu com o objetivo de economizar dinheiro para os usuários e diminuir a quantidade de carros nas ruas.

O Waze Carpool funciona da seguinte forma: o aplicativo conecta motoristas e passageiros com rotas parecidas, analisando os seus seus endereços de casa e do trabalho, por exemplo. Também é possível selecionar grupos de pessoas que você conhece, por gênero e empresa.

Um motorista pode dar carona para até quatro passageiros. Todos os usuários possuem avaliações.

Pagamento

Ao contrário dos serviços de compartilhamento de viagens, como Uber, Cabify e 99, os preços são definidos para reembolsar custos de combustível e transporte, não para o lucro. O pagamento é administrado de forma segura pelo app, sem o constrangimento de uma transação em dinheiro.

Como usar

Para dirigir, abra o app do Waze e toque no ícone do Carpool no canto inferior direito. Para pegar carona, baixe e abra o app do Waze Carpool e peça carona a um motorista no seu caminho.

Vozes para o Waze

O Waze tem um função chamada “gravador de voz”, que possibilita que os usuários gravem a sua própria voz ou a voz de um amigo para gerar as instruções de condução.

Confira o passo a passo para gravar uma voz no Waze:

  • vá até configurações;
  • selecione a opção “som e voz”;
  • depois “gravador de voz”;
  • clique em gravar nova voz; e
  • siga as instruções para falar e se expressar.

Para escolher uma das vozes já disponíveis, basta, na configuração “som e voz”, rolar a tela até encontrar as opções em português.

Trânsito em tempo real

Está no trabalho e quer dar uma conferida no trânsito antes de sair? O Waze disponibiliza um mapa ao vivo. Para acessá-lo pelo computador, entre no site do aplicativo.

Mapas offline

Ao contrário do Google Maps, que oferece a opção de baixar o mapa e acessá-lo offline, o Waze precisa de internet.

De acordo com a assessoria do aplicativo,

Ao criar o Waze, os desenvolvedores presumiram que haveria conexão durante todo o uso ou, pelo menos, na maior parte dele. Para que todos os aspectos do aplicativo funcionem, o usuário precisa ter uma conexão de dados ativa no seu dispositivo móvel.

Essa conexão enriquece o aplicativo com informações do trânsito em tempo real e garante um mapa atualizado. Sem uma conexão com a internet, não é possível localizar ou navegar por um trajeto.

Se sua conexão estiver intermitente, o Waze tentará recuperar dados dos servidores referentes a alertas e perigos no trânsito, mas é possível que ele não apresente informações confiáveis.

Percursos planejados

Uma as funções mais recentes do Waze é o percurso planeado. O usuário pode colocar o endereço desejado, o horário que quer chegar nele e o aplicativo avisa o momento ideal para sair do ponto de partida. Isso, claro, considerando o trânsito e qualquer outro problema no trajeto.

Para utilizar o percurso planejado, o usuário deve:

  • abrir o Waze;
  • clicar em “buscar” no canto esquerdo inferior da tela;
  • depois em “planejado” no canto superior direito;
  • acionar o mais, em laranja, no canto inferior direito;
  • preencher as informações necessárias; e
  • salvar.

Foto | Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário