Câmbio Powershift: por que a Ford abandonou essa transmissão?

Após muita dor de cabeça, a montadora finalmente desistiu de equipar seus modelos com essa transmissão automatizada

16 FOCU Titan IntFullIP mj
Por Boris Feldman
Publicado em 22/06/2017 às 13h09
Atualizado em 18/02/2020 às 15h44

O câmbio Powershift trepida, esquenta e dá outros problemas. Escute aqui:

LEIA MAIS:

[TRANSCRIÇÃO]

A Ford já apresentou a nova geração do EcoSport e, entre as novidades mecânicas, o câmbio automático Powershift deu lugar para um outro automático convencional de seis marchas. Por que a substituição?

Porque a Ford, no mundo inteiro, cansou de tantos problemas no Powershift e decidiu eliminá-lo de todos os seus modelos. No Brasil, o primeiro foi o EcoSport. Entretanto, ele ainda será mantido no Focus e no Fiesta até que esses dois modelos passem para uma nova geração.

Foram tantos problemas, que aqui no Brasil ele ganhou o apelido de powershit. Os principais são a dificuldade de passar marchas, trepidações ao arrancar, e ele esquenta tanto que às vezes acende um alerta no painel: “Pare o carro e espere o câmbio esfriar”.

A Ford já fez um recall dos carros com Powershift, já estendeu a garantia da caixa, mas a solução definitiva será mesmo sua substituição por um outro câmbio mais bem projetado.

câmbio powershift ford fiesta 1.0: Após recalls e mudanças na garantia, a Ford enfim desistiu da transmissão que só dava problemas, de trepidações a avisos de temperatura.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
66 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Waldir 23 de setembro de 2023

No fim de agosto comprei um focus titaniun Plus com 63 mil km, fiquei 15 dias com ele e deu pau no cambio, luz de injeção acesa e não engatava a ré. Um belíssimo carro que nasceu morto com esse cambio powershift, como estava na garantia da revenda fiz a devolução e não adianta arrumar, pois o defeito volta, trata-se de um problema crônico que não tem solução

Avatar
eu 20 de março de 2023

teu rabo, powershift foi uma bomba que jogaram no Brasil, porque o brasileiro não conhece seus direitos

Avatar
oscar rodriguez 23 de janeiro de 2023

Tengo un Focus 2015 con caja power shift es en desastre. Habría que hacer una causa común y presentarnos en la justicia. FORD NO SE VA HACER CARGO DESPUES DE VENCIDA LA GARANTIA! En mi caso se ha cambiado 2 veces el embrague y ahora hace 2 meses que me tienen el auto en el centro de servicio en Mendoza Argentina porque falla el módulo pero aluden que no tienen ésta pieza en stock y no saben cuando la tendrán para el recambio. vivo en una zona semi rural y tengo mi hijo enfermo.. que pasa si no puedo asistirlo de urgencia y se me muere …diganme como debo reaccionar… mi mail : orodriguez@flowserve.com

Avatar
LUIS CARLOS COIMBRA SANTOS 22 de fevereiro de 2022

UMA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR, PORQUE A FORD VENDEU ESSES CARROS COM ESSE CÂMBIO JÁ SABENDO DO PROBLEMA? SE ELA NÃO TEM SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA, PORQUE ENTÃO NÃO FAZ A SUBSTITUIÇÃO DE TODOS OS CÂMBIOS, OU ENTÃO DÁ GARANTIA ETERNA PRA ELES. MUITA GENTE PODE ATÉ SOFRER ACIDENTES POR CONTA DISSO. O MEU CARRO É UM FOCUS SEDAN 2013/2014 E A GARANTIA DO MÓDULO SERÁ ANO QUE VEM, A GARANTIA DA EMBREAGEM JA FOI. TÁ PARADO NA GARAGEM DE CASA. NÃO ENGATA RÉ E A LUZ DA INJEÇÃO TÁ ACESA. ALGUÉM JÁ PASSOU POR ISSO? ESTOU LEVANDO NA CONCESSIONÁRIA AQUI EM SÃO LUIS-MA NA QUINTA-FEIRA DIA 24/02. DEPOIS DESSA GARANTIA SERÁ SÓ PREJUIZO!

Avatar
Samuel 15 de março de 2022

O meu fiesta 2013 está assim
Acende a luz e não engata re e teepida a marcha
A garantia está até o ano que vem e vou deixar na ford dia 24/03
Meu mecânico constatou falha no atuador

Avatar
Claudio Batista 3 de janeiro de 2023

Isso é uma vergonha eu também estou com mesmo problemas com focus sedan 2014 modelo 2015.2.0

Avatar
Cícero Lourenço da Silva 29 de janeiro de 2023

Meu carro e um Focus sedan Ano 2013/2014 está com mesmo pobrema tá mostrando no painel do carro aquecimento no câmbio automático não entra ré e nem uma marcha vou levar na concessionária pra ver se eles vão resolver isso caso contrário vou colocar na justiça

Avatar
Eu 16 de dezembro de 2021

Todo castigo pra korno é pouco!

Avatar
Djavan Balestrin 14 de dezembro de 2021

Boa tarde!
Tenho um focus titanium 2016. Ele esta na garantia do câmbio até agosto de 2022. Esta semana ele apresentou uma falha no modulo de comando da caixa e para minha surpresa a for alega que esta peça não esta em garantia.
Alguém sabe como faço para tentar cobrar o reparo em garantia desta peça junto a ford?

Avatar
Breno 11 de janeiro de 2022

Buscar reparação na Justiça. Ajuizar ação. Me coloco à disposição

Avatar
Djavan Balestrin 13 de janeiro de 2022

Fiz uma reclamação escrita para a Ford. Como tenho formação em engenharia mecânica e um certo entendimento do funcionamento, escrevi o texto de forma técnica. Esta semana a Ford retornou que ira realizar a troca do módulo em garantia.

Avatar
DOUGLAS 1 de junho de 2023

PASSA P SEU CONTATO VC E ADVOGADO

Avatar
Carlos Henrique 28 de fevereiro de 2023

Me empresta seu texto técnico, tô precisando kkk

Avatar
ENILDO SILVA 4 de setembro de 2021

Tenho um New Fiesta 2013/14
Tá acusando problema na transmissão e superaquecendo o sistema
O que pode ser feito para resolver esse defeito?

Avatar
Jair José Pereira ponsoni 24 de junho de 2021

Comprei um focus 2016 foi feito o reparo em 2018 porq vc n subistiu o câmbio td bem tem garantia mas depois q acabar essa garantia então porq n estendem a garantia pela vida Inteira do veiculo já q n querem substituir o câmbio

Avatar
Tarcísio Reinehr 20 de março de 2021

Gente, a FORD não abandonou este câmbio ele continua no Fiesta e Focus, apenas resolveu os problemas e retirou a inscrição POWERSHIFT da traseira dos modelos.

Avatar
Tarcísio Reinehr 20 de março de 2021

Já rodei mais de 200.000 Km com este câmbio em dois modelos (Fiesta 1.6 2013/14 e 2017/18 e Focus 2015) e nunca tive problemas. Para mim o maior problema é a pecinha atrás do volante: não lê manual e acha que dupla embreagem é igual a hidramático no qual o conversor de torque compensa os erros do motorista.

Avatar
luiz alves 26 de outubro de 2021

Senhor Tarcísio. De onde tirou essa ideia? Tenho um focus que está agora com 140 mil km e, do nada, esse câmbio começou a dar problema, até que só engatava marchas ímpares. Entre na internet e nos sites da justiça, defensoria pública e promotoria que o senhor vai tentar apagar esse comentário rapidinho.

Avatar
BOAZ DE ARAUJO SOUSA 1 de janeiro de 2022

Sugestao: abra uma auto escola para ensinar a desarmar essa bomba, com certeza vai ter milhares de alunos burros e ainda vai ser patrocinado pela montadora que colocou essa bomba no mercado.

Avatar
Fabiano 4 de janeiro de 2023

No meu veículo Ecosport 2015 a primeira quebra ocorreu com 20.000 km e já foram outras 2 desde então. Inaceitável!!’

Avatar
ORLANDO ZIMINE 10 de março de 2021

Boa tarde a todos do mesmo problema do cambio powershift, tenho uma Ecosport ano 2016 com 33,000 quilometro rodado e estou tendo muito problema com a Ford ela não queria estender a garantia do cambio mas procurei o Procon e acabei conseguindo a troca da embreagem mas com 59 dias voltou apresentar os mesmo defeito sendo o (MODULO OS CARRINHO E A EMBREAGEM), depois de muito constringimento com o carro a 55 dias na concessionaria Ford. e ainda o carro se encontra dentro da mesma.

Avatar
Luís 21 de dezembro de 2020

Só tonto comentando. Focus 15 aqui 95k km powershift, sem problema algum…

Avatar
Amarildo 6 de outubro de 2020

O Focus Titanium é uma nave, a Ford tinha que trocar o câmbio por um manual, seria top.

Avatar
Clodoaldo Augusto Martins 19 de setembro de 2020

Comprei um Focus titanium fazem dois meses e ja esta com esse problema , vou levar nagencia e trocar o carro apos todos esses comentarios to fora.

Avatar
ANA LUCIA BARROS SOUZA 8 de junho de 2020

O meu é o Focus Sedan Titanium Plus 2015. Está com 40 mil km agora. Novo. Uma nave realmente. Porém, em um ano, tive que trocar 3 vezes a embreagem. Além disso, está com problemas na bomba de alta pressão. Alguém teve esse problema também? Olha, quase sofri um acidente da Anhanguera, o câmbio travou. Já vi muita gente reclamar também dessa bomba e, aliás, é outro problema conhecido da Ford que eles aparentemente escondem.

Avatar
Antônio Carlos José 17 de setembro de 2020

Tenho um focus 2.0 automatico ano 2015 , estou com o mesmo problema com a embreagem . Módulo troquei a 1 Ano recall agora está com problema novamente e dizem que vou ter que fazer a embreagem . Não querem dar garantia na embreagem .Alguem sabe alguma coisa sobre garantia na embreagem?

Avatar
Marco 12 de novembro de 2020

Comprei um mesmo ano e modelo do seu e já trocou duas embreagens, uma em julho, outra em outubro vai trocar de novo agora. Segundo o consultor a embreagem tem garantia de 07 anos e o módulo 10 anos. Mas confesso que me arrependo e muito de ter comprado esse carro. Quatro meses e três embreagens trocadas. O carro fica mais na oficina do que comigo. E o pior é que não resolvem o problema. Só falam em trocar a embreagem e reprogramar o módulo. Desde zero já trocou 05 vezes a embreagem, vai pra sexta troca agora.

Avatar
Ana Carolina 25 de julho de 2021

Olá, estou com o mesmo problema no meu. Focus 2.0 2015. Troquei o módulo e a agora a embreagem tá trepidando, mas a autorizada diz que pra dar o diagnóstico se tá trepidando de fábrica ou de desgaste de uso preciso pagar 1700. Caso seja de fábrica eles vão bancar e se não for de fábrica eu que banco. Resolveu teu problema?

Avatar
THAIS LOBO 18 de fevereiro de 2022

OIE ANTONIO CARLOS , ESTOU COM O MESMO PROBLEMA , GOSTARIA DE SABER SE VC CONSEGUIU RESOLVER O SEU PROBLEMA , VOU ACIONAR O PROCON POIS ELES ESTAO NEGANDO A TROCA DA EMBREAGEM , JA FIZ RECLAMAÇAO E RECLAMEI NO RECLAME AQUI

Avatar
Samuel 15 de março de 2022

A ford estendeu pra 10 anos a garantia

Avatar
Mario Sergio Pereira 25 de fevereiro de 2020

Gostaria de saber qual foi o ano que a Ecosport 2.0 deixou de usar o cambio power shift

Avatar
Anderson avieravale 16 de agosto de 2020

16/17

Avatar
Carlos Lineu 8 de outubro de 2019

Autopapofurado. Focus 17/18 em diante não possui esse câmbio e muito menos problema.

Avatar
Reinaldo 4 de novembro de 2021

Boa noite , me chamo reinado e tenho um focus 2017/18, já está com 45 dias na Ford indiana aq em são com problemas no câmbio powershift e a Ford negou a garantia estendida, tive q entrar no procon a Ford é muito cara de pau vá embora do Brasil mesmo e não volte nunca mais

Avatar
THAIS LOBO 18 de fevereiro de 2022

OIE REINALDO , ESTOU COM O MESMO PROBLEMA , GOSTARIA DE SABER SE VC ACIONANDO O PROCON CONSEGUIU RESOLVER SEU PROBLEMA

Avatar
Ricardo 18 de abril de 2022

Tem, sim, tenho um Focus 2018 e só dor de cabeça com este cambio

12 k para consertar (ou melhor, trocar o cambio e esperar mais 4 anos para o problema voltar)

Avatar
Glória Bastos 31 de julho de 2019

Comprei uma Ecosport Titanium 2014 usada,com 8000km rodados, na primeira vez que subimos a serra de Guaramiranga, a Eco parecia uma Toyota Bandeirantes em ponto morto toda se batendo…rsrs. Fui pesquisar na internet, já haviam “trocentas” reclamações. Foi aí que fiquei sabendo do Recall e percebi que tinha entrado numa “roubada”. Recall feito, fiquei feliz da vida, mas por pouquíssimo tempo. Resumindo, esta semana me livrei dela. Comprei outra Titanium…kkkkkk… 18/19 Okm já com cambio novo. Vamos ver no que vai dar.

Avatar
Guilherme 14 de fevereiro de 2020

E ainda continua com Ford! Boa sorte, vai precisar!

Avatar
FABIO 10 de julho de 2019

Tenho um Ford Focus Sedan 2015, excelente carro,mais infelizmente deu problema no cambio powershift, o meu foi rapido, comecou nesta quinta feira dia 04, já na sexta feira não conseguia rodar mais, toda hora aparecia a msg de aquecimento na transmissão, perda de potência, em pleno movimento a marcha sumia e por ultimo, comecei a ter dificuldade para ligá lo. gracas a Deus fui na concessionaria Ford em campo grande, RJ, e meu carro está na garantia de troca de embreagens que é valida ate 05 anos ou 160mil km e transmissão e módulo que a garantia é de 10 anos sem limite de kilometragem.
Me deram um prazo de 15 a 30 dias para devolução, estou aguardando o contato do garantista da Ford, pois é o único que pode colocar dificuldade no reparo.
assim que finalizar esse processo eu informo a todos.

Avatar
SERGIO LUIZ VIEGAS DO AMARAL 2 de novembro de 2020

Olá irmão seu problema foi resolvido ? Também tenho um focos e moro em campo grande também.

Avatar
luiz alves 26 de outubro de 2021

Cuidado. Estou com esse problema e parece que as concessionárias já estão escoladas. Só indicam peças que não estão na garantia estendida.

Avatar
Reinaldo 4 de novembro de 2021

Boa noite foi isso q fizeram com meu focus2018, aq na indiana salvador quarenta e cinco dias sem carro por causa do câmbio powershiftMeu Deus como pode!?

Avatar
Patenas 18 de maio de 2019

Tenho um Focus Titanium plus 2016 e com 43000, o carro é excelente, anda muito, quanto ao câmbio não tive problemas ainda mas está na garantia, até agora só ouço falar de problemas..

Avatar
Carlos Alberto Schneider 13 de maio de 2019

o meu é um Focus Titanium plus 2016 e começou a trepidar a embreagem. ouvi muitos internautas e então vi uma sugestão que me pareceu ter certa lógica- aí vai – o cambio é bem forte como vi em vários videos, mas é muito sensivel, feito na Europa aonde tem gasolina boa, boas estradas, etc. foi me recomendado usar gasolina aditivada e desativar o controle de tração, que é muito facil de fazer no computador de bordo, em assistência ao motorista. o carro mudou de comportamento , agarra no chão e não está trepidando. Outra dica boa é usar o modo esporte em transito pesado , no manual , aí não fica mudando de primeira para segunda evitando o acoplar e desacoplar. meus amigos, até o momento tá funcionando. boa sorte a todos!!! espero ter ajudado
P.S.: sou motorista há muitos anos e nunca precisei de controle de tração – muita frescura!!!

Avatar
Guilherme 14 de fevereiro de 2020

kkkkk. Tudo isso porque não pesquisou antes de comprar! Parabéns!

Avatar
Emerson 13 de maio de 2019

kkkkkk, muito preguiçoso mesmo

Avatar
Luiz 13 de abril de 2019

Comprei um focus com cambio powrshift 2012 toda vez que pego estrada passa raiva exelente carro mais tripida muito estou brigando com a concessionária pelo concerto pois ja pequei o carro com esse poblema

Avatar
Lucas 20 de fevereiro de 2019

Comprei o Focus Titanium 2019 e estou satisfeito com o carro e com o câmbio. Nenhum problema e trocas suaves. Se der problema um dia, vendo e compro um Audi A4. Sem estresse.

Avatar
Fabio luis de oliveira freitas 20 de fevereiro de 2019

Fato pra quem tem e nunca deu ploblema ótimo porém venda o mais rápido possível esse carro e troque pois daqui dois ou três anos quem pagou 50 vai vender por 20 fato .

Avatar
Fernando 20 de janeiro de 2019

Será que a ford disponibilizara esse cambio para que se possa substituir o powershift nos carros de 2014 ate 2018 com cuato menor? Ou ate mesmo um cambio manual de 6 marchas que seria ate melhor nesse motor 2.0

Avatar
Paulo 30 de outubro de 2018

tenho um 2016/17, na revisão dos 80.000 km falaram que deveria trocar a embreagem, não fiz a troca e esta ate agora funcionando perfeitamente ate agora que esta com 117000 km

Avatar
Lucas 11 de outubro de 2018

o meu focus 2015 com 110 mil Km rodados e comprei com 91 mil km e já tinha feito recall a antiga dona, e com a graça de Deus até hj n deu problema n trepida como falam e todos, mas todos os mecânicos que levo dizem q é uma nave e eu tbm acho, anda muito, pode ser o proprietário que não sabe cuidar, um cupim de carro.

Avatar
Bárbara 28 de fevereiro de 2018

O meu era um Focus Titanium 2015 e deu problema no câmbio aos 10mil km. Fez recall mas o problema voltou a aparecer. Resultado: vendi o carro a preço de banana.

Avatar
Antonio 26 de fevereiro de 2018

Hoje em dia não se pode confiar em tudo que se lê na internet. A concorrência lança as notícias falsas (fake news) que acabam alcançando grandes dimensões. O que ocorreu com este câmbio, foi uma remessa que veio do México em 2014 e a Ford já fez o recall resolvendo este problema dos carros que apresentaram este defeito.

Avatar
Divina Borges 27 de julho de 2018

Não foi remessa nenhuma, o câmbio não presta, meu carro e 2015/2016 e o câmbio já foi trocado por 03 vezes, tiro no pé com esse câmbio automatizado, câmbio e CVT o resto é o resto.

Avatar
Vera 1 de setembro de 2019

Tenho um new fiesta 2015 que esta com os problema de aquecimento e embreagem nao foi feito recall nenhum so troca dos item e alem do mas ja foi feito a troca e o problema continua

Avatar
eu 20 de março de 2023

teu rabo, powershift foi uma bomba que jogaram no Brasil, porque o brasileiro não conhece seus direitos

Avatar
Antonio 26 de fevereiro de 2018

Tenho um New Fiesta 2016, 30.000 km e nunca tive problemas com com este câmbio. Não trepida, não esquenta e anda muito. Carro muito bom em todos os sentidos.

Avatar
Kelber 22 de fevereiro de 2018

Concordo

Avatar
Jeferson 14 de fevereiro de 2018

Mecânicos no youtube descobriram que o problema deste câmbio era não manter o pé no freio em trânsito pois assim a embreagem ficava colada e superaquecia,será ?

Avatar
Divina 27 de julho de 2018

Nunca, defeito e que não presta mesmo.

Avatar
Fernando Martins 19 de janeiro de 2018

Tenho um Fiesta SEL 2017 com Power Shift que atualmente está com 18.800 km e nunca apresentou esse tipo de defeito. Rodo tranquilamente sem qualquer trepidação ou aquecimento do trem de força! Acredito que tenham reparado os erros do projeto anterior!

Avatar
Joaquim padilha 14 de janeiro de 2018

O vídeo não rodou não a opinião

Avatar
João do Saco 15 de dezembro de 2018

Então leia seu animal!

Avatar
Marcelo 14 de janeiro de 2018

Meu New Fiesta PowerShift fez recall na FORD e na verdade nunca deu problemas. Usar termos chulos como “PowerShit” não condiz com um repórter automotivo de boa reputação.

Avatar
Emerson 21 de janeiro de 2019

Então você deve ter sido um sortudo proprietário. Meu Fiesta deu problema perto dos 15K, além da demora na concessionária. Se a própria Ford decidiu abandonar o câmbio, e dada minha experiência com o carro, é um powershit, sim.

Avatar
Deixe um comentário