Câmbio Powershift: por que a Ford abandonou essa transmissão?
Após muita dor de cabeça, a montadora finalmente desistiu de equipar seus modelos com essa transmissão automatizada
Após muita dor de cabeça, a montadora finalmente desistiu de equipar seus modelos com essa transmissão automatizada
O câmbio Powershift trepida, esquenta e dá outros problemas. Escute aqui:
LEIA MAIS:
[TRANSCRIÇÃO]
A Ford já apresentou a nova geração do EcoSport e, entre as novidades mecânicas, o câmbio automático Powershift deu lugar para um outro automático convencional de seis marchas. Por que a substituição?
Porque a Ford, no mundo inteiro, cansou de tantos problemas no Powershift e decidiu eliminá-lo de todos os seus modelos. No Brasil, o primeiro foi o EcoSport. Entretanto, ele ainda será mantido no Focus e no Fiesta até que esses dois modelos passem para uma nova geração.
Foram tantos problemas, que aqui no Brasil ele ganhou o apelido de powershit. Os principais são a dificuldade de passar marchas, trepidações ao arrancar, e ele esquenta tanto que às vezes acende um alerta no painel: “Pare o carro e espere o câmbio esfriar”.
A Ford já fez um recall dos carros com Powershift, já estendeu a garantia da caixa, mas a solução definitiva será mesmo sua substituição por um outro câmbio mais bem projetado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
No fim de agosto comprei um focus titaniun Plus com 63 mil km, fiquei 15 dias com ele e deu pau no cambio, luz de injeção acesa e não engatava a ré. Um belíssimo carro que nasceu morto com esse cambio powershift, como estava na garantia da revenda fiz a devolução e não adianta arrumar, pois o defeito volta, trata-se de um problema crônico que não tem solução
teu rabo, powershift foi uma bomba que jogaram no Brasil, porque o brasileiro não conhece seus direitos
Tengo un Focus 2015 con caja power shift es en desastre. Habría que hacer una causa común y presentarnos en la justicia. FORD NO SE VA HACER CARGO DESPUES DE VENCIDA LA GARANTIA! En mi caso se ha cambiado 2 veces el embrague y ahora hace 2 meses que me tienen el auto en el centro de servicio en Mendoza Argentina porque falla el módulo pero aluden que no tienen ésta pieza en stock y no saben cuando la tendrán para el recambio. vivo en una zona semi rural y tengo mi hijo enfermo.. que pasa si no puedo asistirlo de urgencia y se me muere …diganme como debo reaccionar… mi mail : orodriguez@flowserve.com
UMA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR, PORQUE A FORD VENDEU ESSES CARROS COM ESSE CÂMBIO JÁ SABENDO DO PROBLEMA? SE ELA NÃO TEM SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA, PORQUE ENTÃO NÃO FAZ A SUBSTITUIÇÃO DE TODOS OS CÂMBIOS, OU ENTÃO DÁ GARANTIA ETERNA PRA ELES. MUITA GENTE PODE ATÉ SOFRER ACIDENTES POR CONTA DISSO. O MEU CARRO É UM FOCUS SEDAN 2013/2014 E A GARANTIA DO MÓDULO SERÁ ANO QUE VEM, A GARANTIA DA EMBREAGEM JA FOI. TÁ PARADO NA GARAGEM DE CASA. NÃO ENGATA RÉ E A LUZ DA INJEÇÃO TÁ ACESA. ALGUÉM JÁ PASSOU POR ISSO? ESTOU LEVANDO NA CONCESSIONÁRIA AQUI EM SÃO LUIS-MA NA QUINTA-FEIRA DIA 24/02. DEPOIS DESSA GARANTIA SERÁ SÓ PREJUIZO!
O meu fiesta 2013 está assim
Acende a luz e não engata re e teepida a marcha
A garantia está até o ano que vem e vou deixar na ford dia 24/03
Meu mecânico constatou falha no atuador
Isso é uma vergonha eu também estou com mesmo problemas com focus sedan 2014 modelo 2015.2.0
Meu carro e um Focus sedan Ano 2013/2014 está com mesmo pobrema tá mostrando no painel do carro aquecimento no câmbio automático não entra ré e nem uma marcha vou levar na concessionária pra ver se eles vão resolver isso caso contrário vou colocar na justiça
Todo castigo pra korno é pouco!
Boa tarde!
Tenho um focus titanium 2016. Ele esta na garantia do câmbio até agosto de 2022. Esta semana ele apresentou uma falha no modulo de comando da caixa e para minha surpresa a for alega que esta peça não esta em garantia.
Alguém sabe como faço para tentar cobrar o reparo em garantia desta peça junto a ford?
Buscar reparação na Justiça. Ajuizar ação. Me coloco à disposição
Fiz uma reclamação escrita para a Ford. Como tenho formação em engenharia mecânica e um certo entendimento do funcionamento, escrevi o texto de forma técnica. Esta semana a Ford retornou que ira realizar a troca do módulo em garantia.
PASSA P SEU CONTATO VC E ADVOGADO
Me empresta seu texto técnico, tô precisando kkk
Tenho um New Fiesta 2013/14
Tá acusando problema na transmissão e superaquecendo o sistema
O que pode ser feito para resolver esse defeito?
Comprei um focus 2016 foi feito o reparo em 2018 porq vc n subistiu o câmbio td bem tem garantia mas depois q acabar essa garantia então porq n estendem a garantia pela vida Inteira do veiculo já q n querem substituir o câmbio
Gente, a FORD não abandonou este câmbio ele continua no Fiesta e Focus, apenas resolveu os problemas e retirou a inscrição POWERSHIFT da traseira dos modelos.
Já rodei mais de 200.000 Km com este câmbio em dois modelos (Fiesta 1.6 2013/14 e 2017/18 e Focus 2015) e nunca tive problemas. Para mim o maior problema é a pecinha atrás do volante: não lê manual e acha que dupla embreagem é igual a hidramático no qual o conversor de torque compensa os erros do motorista.
Senhor Tarcísio. De onde tirou essa ideia? Tenho um focus que está agora com 140 mil km e, do nada, esse câmbio começou a dar problema, até que só engatava marchas ímpares. Entre na internet e nos sites da justiça, defensoria pública e promotoria que o senhor vai tentar apagar esse comentário rapidinho.
Sugestao: abra uma auto escola para ensinar a desarmar essa bomba, com certeza vai ter milhares de alunos burros e ainda vai ser patrocinado pela montadora que colocou essa bomba no mercado.
No meu veículo Ecosport 2015 a primeira quebra ocorreu com 20.000 km e já foram outras 2 desde então. Inaceitável!!’
Boa tarde a todos do mesmo problema do cambio powershift, tenho uma Ecosport ano 2016 com 33,000 quilometro rodado e estou tendo muito problema com a Ford ela não queria estender a garantia do cambio mas procurei o Procon e acabei conseguindo a troca da embreagem mas com 59 dias voltou apresentar os mesmo defeito sendo o (MODULO OS CARRINHO E A EMBREAGEM), depois de muito constringimento com o carro a 55 dias na concessionaria Ford. e ainda o carro se encontra dentro da mesma.
Só tonto comentando. Focus 15 aqui 95k km powershift, sem problema algum…
O Focus Titanium é uma nave, a Ford tinha que trocar o câmbio por um manual, seria top.
Comprei um Focus titanium fazem dois meses e ja esta com esse problema , vou levar nagencia e trocar o carro apos todos esses comentarios to fora.
O meu é o Focus Sedan Titanium Plus 2015. Está com 40 mil km agora. Novo. Uma nave realmente. Porém, em um ano, tive que trocar 3 vezes a embreagem. Além disso, está com problemas na bomba de alta pressão. Alguém teve esse problema também? Olha, quase sofri um acidente da Anhanguera, o câmbio travou. Já vi muita gente reclamar também dessa bomba e, aliás, é outro problema conhecido da Ford que eles aparentemente escondem.
Tenho um focus 2.0 automatico ano 2015 , estou com o mesmo problema com a embreagem . Módulo troquei a 1 Ano recall agora está com problema novamente e dizem que vou ter que fazer a embreagem . Não querem dar garantia na embreagem .Alguem sabe alguma coisa sobre garantia na embreagem?
Comprei um mesmo ano e modelo do seu e já trocou duas embreagens, uma em julho, outra em outubro vai trocar de novo agora. Segundo o consultor a embreagem tem garantia de 07 anos e o módulo 10 anos. Mas confesso que me arrependo e muito de ter comprado esse carro. Quatro meses e três embreagens trocadas. O carro fica mais na oficina do que comigo. E o pior é que não resolvem o problema. Só falam em trocar a embreagem e reprogramar o módulo. Desde zero já trocou 05 vezes a embreagem, vai pra sexta troca agora.
Olá, estou com o mesmo problema no meu. Focus 2.0 2015. Troquei o módulo e a agora a embreagem tá trepidando, mas a autorizada diz que pra dar o diagnóstico se tá trepidando de fábrica ou de desgaste de uso preciso pagar 1700. Caso seja de fábrica eles vão bancar e se não for de fábrica eu que banco. Resolveu teu problema?
OIE ANTONIO CARLOS , ESTOU COM O MESMO PROBLEMA , GOSTARIA DE SABER SE VC CONSEGUIU RESOLVER O SEU PROBLEMA , VOU ACIONAR O PROCON POIS ELES ESTAO NEGANDO A TROCA DA EMBREAGEM , JA FIZ RECLAMAÇAO E RECLAMEI NO RECLAME AQUI
A ford estendeu pra 10 anos a garantia
Gostaria de saber qual foi o ano que a Ecosport 2.0 deixou de usar o cambio power shift
16/17
Autopapofurado. Focus 17/18 em diante não possui esse câmbio e muito menos problema.
Boa noite , me chamo reinado e tenho um focus 2017/18, já está com 45 dias na Ford indiana aq em são com problemas no câmbio powershift e a Ford negou a garantia estendida, tive q entrar no procon a Ford é muito cara de pau vá embora do Brasil mesmo e não volte nunca mais
OIE REINALDO , ESTOU COM O MESMO PROBLEMA , GOSTARIA DE SABER SE VC ACIONANDO O PROCON CONSEGUIU RESOLVER SEU PROBLEMA
Tem, sim, tenho um Focus 2018 e só dor de cabeça com este cambio
12 k para consertar (ou melhor, trocar o cambio e esperar mais 4 anos para o problema voltar)
Comprei uma Ecosport Titanium 2014 usada,com 8000km rodados, na primeira vez que subimos a serra de Guaramiranga, a Eco parecia uma Toyota Bandeirantes em ponto morto toda se batendo…rsrs. Fui pesquisar na internet, já haviam “trocentas” reclamações. Foi aí que fiquei sabendo do Recall e percebi que tinha entrado numa “roubada”. Recall feito, fiquei feliz da vida, mas por pouquíssimo tempo. Resumindo, esta semana me livrei dela. Comprei outra Titanium…kkkkkk… 18/19 Okm já com cambio novo. Vamos ver no que vai dar.
E ainda continua com Ford! Boa sorte, vai precisar!
Tenho um Ford Focus Sedan 2015, excelente carro,mais infelizmente deu problema no cambio powershift, o meu foi rapido, comecou nesta quinta feira dia 04, já na sexta feira não conseguia rodar mais, toda hora aparecia a msg de aquecimento na transmissão, perda de potência, em pleno movimento a marcha sumia e por ultimo, comecei a ter dificuldade para ligá lo. gracas a Deus fui na concessionaria Ford em campo grande, RJ, e meu carro está na garantia de troca de embreagens que é valida ate 05 anos ou 160mil km e transmissão e módulo que a garantia é de 10 anos sem limite de kilometragem.
Me deram um prazo de 15 a 30 dias para devolução, estou aguardando o contato do garantista da Ford, pois é o único que pode colocar dificuldade no reparo.
assim que finalizar esse processo eu informo a todos.
Olá irmão seu problema foi resolvido ? Também tenho um focos e moro em campo grande também.
Cuidado. Estou com esse problema e parece que as concessionárias já estão escoladas. Só indicam peças que não estão na garantia estendida.
Boa noite foi isso q fizeram com meu focus2018, aq na indiana salvador quarenta e cinco dias sem carro por causa do câmbio powershiftMeu Deus como pode!?
Tenho um Focus Titanium plus 2016 e com 43000, o carro é excelente, anda muito, quanto ao câmbio não tive problemas ainda mas está na garantia, até agora só ouço falar de problemas..
o meu é um Focus Titanium plus 2016 e começou a trepidar a embreagem. ouvi muitos internautas e então vi uma sugestão que me pareceu ter certa lógica- aí vai – o cambio é bem forte como vi em vários videos, mas é muito sensivel, feito na Europa aonde tem gasolina boa, boas estradas, etc. foi me recomendado usar gasolina aditivada e desativar o controle de tração, que é muito facil de fazer no computador de bordo, em assistência ao motorista. o carro mudou de comportamento , agarra no chão e não está trepidando. Outra dica boa é usar o modo esporte em transito pesado , no manual , aí não fica mudando de primeira para segunda evitando o acoplar e desacoplar. meus amigos, até o momento tá funcionando. boa sorte a todos!!! espero ter ajudado
P.S.: sou motorista há muitos anos e nunca precisei de controle de tração – muita frescura!!!
kkkkk. Tudo isso porque não pesquisou antes de comprar! Parabéns!
kkkkkk, muito preguiçoso mesmo
Comprei um focus com cambio powrshift 2012 toda vez que pego estrada passa raiva exelente carro mais tripida muito estou brigando com a concessionária pelo concerto pois ja pequei o carro com esse poblema
Comprei o Focus Titanium 2019 e estou satisfeito com o carro e com o câmbio. Nenhum problema e trocas suaves. Se der problema um dia, vendo e compro um Audi A4. Sem estresse.
Fato pra quem tem e nunca deu ploblema ótimo porém venda o mais rápido possível esse carro e troque pois daqui dois ou três anos quem pagou 50 vai vender por 20 fato .
Será que a ford disponibilizara esse cambio para que se possa substituir o powershift nos carros de 2014 ate 2018 com cuato menor? Ou ate mesmo um cambio manual de 6 marchas que seria ate melhor nesse motor 2.0
tenho um 2016/17, na revisão dos 80.000 km falaram que deveria trocar a embreagem, não fiz a troca e esta ate agora funcionando perfeitamente ate agora que esta com 117000 km
o meu focus 2015 com 110 mil Km rodados e comprei com 91 mil km e já tinha feito recall a antiga dona, e com a graça de Deus até hj n deu problema n trepida como falam e todos, mas todos os mecânicos que levo dizem q é uma nave e eu tbm acho, anda muito, pode ser o proprietário que não sabe cuidar, um cupim de carro.
O meu era um Focus Titanium 2015 e deu problema no câmbio aos 10mil km. Fez recall mas o problema voltou a aparecer. Resultado: vendi o carro a preço de banana.
Hoje em dia não se pode confiar em tudo que se lê na internet. A concorrência lança as notícias falsas (fake news) que acabam alcançando grandes dimensões. O que ocorreu com este câmbio, foi uma remessa que veio do México em 2014 e a Ford já fez o recall resolvendo este problema dos carros que apresentaram este defeito.
Não foi remessa nenhuma, o câmbio não presta, meu carro e 2015/2016 e o câmbio já foi trocado por 03 vezes, tiro no pé com esse câmbio automatizado, câmbio e CVT o resto é o resto.
Tenho um new fiesta 2015 que esta com os problema de aquecimento e embreagem nao foi feito recall nenhum so troca dos item e alem do mas ja foi feito a troca e o problema continua
teu rabo, powershift foi uma bomba que jogaram no Brasil, porque o brasileiro não conhece seus direitos
Tenho um New Fiesta 2016, 30.000 km e nunca tive problemas com com este câmbio. Não trepida, não esquenta e anda muito. Carro muito bom em todos os sentidos.
Concordo
Mecânicos no youtube descobriram que o problema deste câmbio era não manter o pé no freio em trânsito pois assim a embreagem ficava colada e superaquecia,será ?
Nunca, defeito e que não presta mesmo.
Tenho um Fiesta SEL 2017 com Power Shift que atualmente está com 18.800 km e nunca apresentou esse tipo de defeito. Rodo tranquilamente sem qualquer trepidação ou aquecimento do trem de força! Acredito que tenham reparado os erros do projeto anterior!
O vídeo não rodou não a opinião
Então leia seu animal!
Meu New Fiesta PowerShift fez recall na FORD e na verdade nunca deu problemas. Usar termos chulos como “PowerShit” não condiz com um repórter automotivo de boa reputação.
Então você deve ter sido um sortudo proprietário. Meu Fiesta deu problema perto dos 15K, além da demora na concessionária. Se a própria Ford decidiu abandonar o câmbio, e dada minha experiência com o carro, é um powershit, sim.