Cinco respostas do Boris para os leitores do AutoPapo

Conheça a opinião do Boris sobre Gás Natural Veicular (GNV), hidrogênio, autonomia, bicos injetores e a mania de descansar o pé na embreagem

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Pisar na embreagem desnecessariamente só aumenta o desgaste de seus componentes, explica o jornalista e engenheiro (Foto: AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/07/2018 às 11h22
Atualizado em 22/10/2024 às 13h28

Selecionamos cinco respostas do Boris para perguntas enviadas por alguns de nossos leitores. Aproveitamos para deixar matérias relacionadas aos temas para ajudar outros motoristas que possivelmente precisem.

1. Mauro: O gás natural trás danos ao motor? Se sim, quais?

Resposta do Boris: Não compromete em nada o motor mas sempre se recomenda ligar o carro com gasolina ou etanol pois o GNV é sempre uma adaptação.

2. Márcio: O que você sabe ou acha desses kits que misturam hidrogênio no combustível. Chama hidro cel?

Resposta do Boris: Não perca tempo e nem jogue fora seu dinheiro com esta pi-ca-re-ta-gem !

3. Alcione: Comprei um Chery s18, mas o tanque é super pequeno. Rodo mais na cidade e sempre fico na duvida: etanol ou gasolina?

Resposta do Boris: Se seu problema é a baixa autonomia pelo pequeno volume do tanque, abasteça com gasolina.

4. Eduardo: Levei o carro no mecânico e ele falou que tenho que fazer a limpeza dos bicos. Minha duvida é esta: limpeza de bico realmente e necessária ou tenho que comprar bicos novos?

Resposta do Boris: Não precisa ficar na dúvida: se seu motor tem problemas de funcionamento como marcha lenta irregular, ou tosse ou espirra ao acelerar, ou está com baixo desempenho e consumo elevado, pode ser que haja um problema nos bicos injetores. Caso contrário, limpar bicos é jogar dinheiro no lixo.

5. Cristiano: Pisar na embreagem com o carro parado estando ou não engatada a marcha faz algum mal? Frear com o pé na embreagem danifica algo?

Resposta do Boris: Pisar na embreagem desnecessariamente só aumenta o desgaste de seus componentes. Frear com a embreagem acionada não danifica nada. Mas procure sempre poupar o sistema de freios reduzindo a marcha e usando o freio motor.

Para ler mais respostas do Boris, clique aqui.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
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curso de energia solar 3 de janeiro de 2019

Olá, o meu nome é Vanisio e achei muito legal esse site.

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Projeto Fit 60D 18 de novembro de 2018

Oi, gostei muito de seus artigos,bem informativos.
Vou recomendar parabéns

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Priscila 11 de julho de 2018

Ola gostei desse artigo esse tipo me ajudou muito, e vou ver outros artigos.obrigado

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Rodolfo 11 de julho de 2018

Caro Boris, muito boa tarde!
…. Tenho algumas considerações a respeito da seguinte questão:
1 – Mauro: O gás natural trás danos ao motor? Se sim, quais?
…. Como o GNV é adaptado a um motor a gasolina ou flex, logo o casamento das marchas não é o ideal, considerando que o motor usando GNV perde potência para uma mesma rotação a ser considerada usando gasolina ou etanol.
…. Assim para ter mais potência usando GNV a relação do câmbio deveria ser encurtada, salvo melhor juízo. Caso contrário, o motorista tenderá a forçar o motor em uma marcha alta no GNV em uma subida o que aumentará consideravelmente a carga no motor e consequentemente o desgaste do mesmo, em especial as bronzinas de mancal e biela.
…. E pensando aqui esse procedimento de usar gasolina na hora da partida apenas e após usar a rodo GNV não faz sentido… pois imagine que na partida são uns 10 segundos e quem roda com GNV roda bem coisa de no mínimo 2000 km por mês, então 99,99% do tempo do motor funcionando será no GNV apenas, então seria inócuo ligar o mesmo na gasolina para garantir um melhor lubricidade das válvulas de admissão e consequentemente maior durabilidade das mesmas.
Um forte abraço,
Rodolfo
Engenheiro Mecânico

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Angelo Azevedo 1 de agosto de 2017

a gasolina que utilizada no brasil possui chumbo?, porque na santa fé 2.7 2007 na boca do tanque diz não utilizar gasolina com chumbo,

AutoPapo
Daniel Camargos 5 de setembro de 2017

Como os carros Hyundai são exportados para vários países e alguns ainda usam o chumbo na gasolina, então a fábrica coloca esta advertência em todos os carros que exporta, pois não sabe onde serão abastecidos.

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