Cinco respostas do Boris para os leitores do AutoPapo
Conheça a opinião do Boris sobre Gás Natural Veicular (GNV), hidrogênio, autonomia, bicos injetores e a mania de descansar o pé na embreagem
Conheça a opinião do Boris sobre Gás Natural Veicular (GNV), hidrogênio, autonomia, bicos injetores e a mania de descansar o pé na embreagem
Selecionamos cinco respostas do Boris para perguntas enviadas por alguns de nossos leitores. Aproveitamos para deixar matérias relacionadas aos temas para ajudar outros motoristas que possivelmente precisem.
Resposta do Boris: Não compromete em nada o motor mas sempre se recomenda ligar o carro com gasolina ou etanol pois o GNV é sempre uma adaptação.
Resposta do Boris: Não perca tempo e nem jogue fora seu dinheiro com esta pi-ca-re-ta-gem !
Resposta do Boris: Se seu problema é a baixa autonomia pelo pequeno volume do tanque, abasteça com gasolina.
Resposta do Boris: Não precisa ficar na dúvida: se seu motor tem problemas de funcionamento como marcha-lenta irregular, ou tosse ou espirra ao acelerar, ou está com baixo desempenho e consumo elevado, pode ser que haja um problema nos bicos injetores. Caso contrário, limpar bicos é jogar dinheiro no lixo.
Resposta do Boris: Pisar na embreagem desnecessariamente só aumenta o desgaste de seus componentes. Frear com a embreagem acionada não danifica nada. Mas procure sempre poupar o sistema de freios reduzindo a marcha e usando o freio-motor.
Para ler mais respostas do Boris, clique aqui.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Olá, o meu nome é Vanisio e achei muito legal esse site.
Oi, gostei muito de seus artigos,bem informativos.
Vou recomendar parabéns
Ola gostei desse artigo esse tipo me ajudou muito, e vou ver outros artigos.obrigado
Caro Boris, muito boa tarde!
…. Tenho algumas considerações a respeito da seguinte questão:
1 – Mauro: O gás natural trás danos ao motor? Se sim, quais?
…. Como o GNV é adaptado a um motor a gasolina ou flex, logo o casamento das marchas não é o ideal, considerando que o motor usando GNV perde potência para uma mesma rotação a ser considerada usando gasolina ou etanol.
…. Assim para ter mais potência usando GNV a relação do câmbio deveria ser encurtada, salvo melhor juízo. Caso contrário, o motorista tenderá a forçar o motor em uma marcha alta no GNV em uma subida o que aumentará consideravelmente a carga no motor e consequentemente o desgaste do mesmo, em especial as bronzinas de mancal e biela.
…. E pensando aqui esse procedimento de usar gasolina na hora da partida apenas e após usar a rodo GNV não faz sentido… pois imagine que na partida são uns 10 segundos e quem roda com GNV roda bem coisa de no mínimo 2000 km por mês, então 99,99% do tempo do motor funcionando será no GNV apenas, então seria inócuo ligar o mesmo na gasolina para garantir um melhor lubricidade das válvulas de admissão e consequentemente maior durabilidade das mesmas.
Um forte abraço,
Rodolfo
Engenheiro Mecânico
a gasolina que utilizada no brasil possui chumbo?, porque na santa fé 2.7 2007 na boca do tanque diz não utilizar gasolina com chumbo,
Como os carros Hyundai são exportados para vários países e alguns ainda usam o chumbo na gasolina, então a fábrica coloca esta advertência em todos os carros que exporta, pois não sabe onde serão abastecidos.