Viagem de carro: confira dicas de manutenção e itens imprescindíveis
Apesar da ansiedade para chegar ao destino final, é comum encontrarmos veículos parados no acostamento; aprenda como deixar seu carro apto a pegar estrada
Apesar da ansiedade para chegar ao destino final, é comum encontrarmos veículos parados no acostamento; aprenda como deixar seu carro apto a pegar estrada
Você vai aproveitar as férias escolares para fazer uma viagem de carro com a família? Decidiu tirar uns dias para de folga com sua turma de amigos? Então confira os itens de manutenção periódica de seu automóvel.
É possível fazer uma “revisão de férias” em casa. O próprio motorista pode fazer a checagem do limpador de para-brisa, nível de óleo, pneus e freio, por exemplo.
O AutoPapo, com a ajuda da 123 Carros, ensina com fazer isso e ainda lista alguns objetos imprescindíveis para a segurança da família ou amigos em uma viagem de carro.
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Se estiver em mau estado, o pneu pode causar perda de aderência ao solo, provocando derrapagem ou aquaplanagem.
O ideal é que os sulcos estejam com, no mínimo, 3 mm de profundidade. Isso pode ver verificado por meio do TWI (sigla para Tread Wear Indicator), um ressalto perpendicular aos sulcos do componente.
Se o TWI estiver tocando o solo junto com a banda de rodagem, a vida útil chegou ao fim.
Vale lembrar que para garantir a segurança e a economia do veículo em uma viagem de carro, todos os pneus, inclusive o estepe, devem estar calibrados de acordo com as especificações indicadas no manual do veículo.
Atenção! Os pneus devem ser calibrados ainda frios. Na estrada eles se aquecem e mantam a pressão.
Além de checar a calibragem, é importante conferir se o componente está na validade. Sim, pneu tem prazo de validade: cinco anos a contar da fabricação. Depois desse tempo a borracha perde suas propriedades.
E como checar quando ele foi feito? Na lateral há uma marca com quatro dígitos. Os dois últimos indicam o ano e os dois primeiros a semana em que o componente foi produzido. Exemplo: 0616 significa sexta semana de 2016.
O limpador de para-brisas é um item fundamental para assegurar a visibilidade condutor sob chuva ou poeira. Por isso, é preciso verificar periodicamente se as palhetas estão em boas condições.
Basta conferir se as borrachas estão limpando corretamente o vidro, sem deixar frisos ou falhas na área de varredura. Também é conveniente checar se o encaixe das hastes está firme, evitando, assim, que o componente se solte durante a viagem de carro.
Mesmo se o lavador ainda estiver funcionando normalmente, é aconselhável verificar se o nível da água do reservatório não está muito baixo. Isso para evitar o risco de que o líquido se esgote num momento de necessidade.
É possível completá-lo até a “boca” sem problemas. Se quiser misturar a água a algum agente limpante, para aumentar o poder de lavagem durante a viagem, o motorista deve utilizar aditivo próprio para esse fim ou produto de PH neutro. É que detergentes mais abrasivos podem danificar a pintura do veículo.
O óleo lubrificante do motor precisa ser trocado em períodos de tempo e quilometragem determinados pela fabricante do carro, mas é comum que o nível desse fluido baixe um pouco. Por isso, esse item também requer verificação periódica.
Para verificar o óleo antes de uma viagem de carro, basta puxar a vareta ligada ao cárter e conferir se o óleo está no nível correto.
Se estiver no mínimo permitido ou abaixo, precisa ser completado, utilizando a tampa localizada no cabeçote do motor. Nesse caso, é necessário comprar um lubrificante com as mesmas características do que já está sendo utilizado no veículo.
O sistema de freios é bastante complexo: em alguns casos, é formado por mais de 15 componentes (discos, pastilhas, lonas, cilindros, etc). Contudo, é possível notar indícios do mal-funcionamento a partir de tremores no volante ou ruídos no pedal, geralmente causados por pastilhas gastas ou discos empenados.
Se o pedal do freio estiver mais baixo do que o normal, pode ser que esteja faltando fluído: seu reservatório, geralmente localizado no sofre do motor, pode ser facilmente verificado.
Porém, se isso ocorrer, não faça a viagem no carro. O desnível é um sinal de que há um vazamento no sistema, uma vez que, em condições normais, o nível esse fluido não sofre oscilações.
É muito fácil conferir o fluido de arrefecimento, pois o reservatório traz as gradações dos níveis mínimo e máximo. Para realizar a verificação, basta conferir se o líquido está entre elas.
Se estiver abaixo da marca indicada, o motor poderá aquecer durante a viagem de carro e sofrer danos graves. Também não é recomendado ultrapassar o limite máximo, pois o fluido precisa de espaço para dilatar quando atinge altas temperaturas.
Para completar o reservatório, o motorista deve usar água desmineralizada ou aditivo à base de etilenoglicol.
Os faróis e lanternas do carro são extremamente importantes: mesmo que o carro não seja utilizado à noite, condições climáticas como neblina e chuva podem exigir iluminação, tanto para garantir que o condutor tenha boa visibilidade quanto para assegurar que o veículo seja notado por outros motoristas e também por pedestres.
Dese modo, verifique se todos fachos do farol (baixo e alto) estão funcionando corretamente, assim como as luzes de freio, de ré, de posição e as setas.
Para você que vai fazer uma viagem de carro, fica o lembrete: o uso de faróis baixos nas rodovias brasileiras é obrigatório mesmo durante o dia.
Outro detalhe é que, com os amigos e o porta-malas cheio, o peso do seu carro fica aumentado em cerca de 400 quilos. Com isso, a traseira do carro abaixa, a frente levanta e se faz necessária a regulagem de farol.
Abaixando o facho de luz, o motorista evita ofuscar, na estrada, à noite, a visão dos motoristas que transita no sentido contrário.
Já se foi o tempo em que qualquer chaveco resolvia o problema da chave perdida ou quebrada. Hoje, com a eletrônica, elas se sofisticaram e têm um chip interno. Carregue, então, a chave reserva consigo.
O pneu não fura só de dia. Para evitar ficar no escuro em uma viagem de carro, não se esqueça de levar uma lanterna dessas simples, de pilha.
A maioria dos automóveis vem apenas com uma chave de roda. É conveniente ter mais algumas ferramentas para o caso de uma emergência.
Não precisa ter um estojo abarrotado de apetrechos: basta levar os instrumentos básicos, como alicate e chaves Philips, de fenda e de boca nas medidas mais comuns. A falta desses itens pode inviabilizar a viagem de carro.
Mesmo que você não entenda de mecânica, alguém pode aparecer no momento da emergência precisando apenas da ferramenta certa para ajudar…
Utilizar o celular ao volante é uma prática ilegal e insegura. Porém, a possibilidade de espelhar o aparelho na central multimídia do carro ou afixá-lo em suporte apropriado permite utilizar algumas de suas funções sem problema algum. Muitos motoristas já habituaram-se a usar aplicativos de navegação, como o Waze.
Em uma viagem de carro para locais desconhecidos, as rotas via GPS são extremamente úteis. Portanto, não arrisque ficar sem bateria em momentos cruciais. Leve consigo o cabo USB com o carregador ou uma bateria externa.
Vale lembrar que ficar perdido, além de tomar tempo, pode levar o motorista a transitar por locais perigosos.
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