Acidente fatal com Tesla Model X é investigado nos EUA
Fabricante e autoridades ainda não sabem se o Autopilot estava ativado durante acidente que deixou uma vítima fatal
Fabricante e autoridades ainda não sabem se o Autopilot estava ativado durante acidente que deixou uma vítima fatal
O acidente fatal com Tesla Model X que ocorreu na última sexta-feira (23) está sendo investigado pelo Comitê Nacional de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (NTSB). Ainda não se sabe o que levou a colisão a ocorrer. Consequências do acidente também se refletiram no valor das ações da fabricante.
O acidente ocorreu na rodovia 101 em Mountain View, na Califórnia. A vítima era Wei Huang, de 38 anos. Segundo reportou o site Electrek, o veículo colidiu contra uma barreira de proteção em uma bifurcação da via.
Pouco depois, o Model X pegou fogo e foi atingido por outros dois carros. Huang foi retirado do automóvel antes que o incêndio se alastrasse, mas faleceu em um hospital pouco tempo depois.
Devido ao fogo, o módulo eletrônico que armazena informações sobre o comportamento do veículo foi destruído. Assim, a Tesla ainda não foi capaz de determinar se o Autopilot, sistema de direção autônoma, estava ativado no momento do acidente.
A NTSB abriu uma investigação de campo e está trabalhando para tentar recuperar os dados do veículo e definir as causas do ocorrido.
A apuração do órgão federal foi aberta na última terça-feira (27). No mesmo dia, a Tesla declarou, em seu blog oficial, que está trabalhando com as autoridades para descobrir o que aconteceu.
A fabricante também informou que proprietários de seus veículos passaram pelo trecho do acidente com o Autopilot ativado em torno de 85 mil vezes desde que o sistema foi lançado, em 2015. Eles fariam isso por volta de 200 vezes por dia sem encontrar problemas.
A empresa de Elon Musk também divulgou imagens do trecho na rodovia 101 que mostram que a barreira de proteção estava em obras no momento do acidente e não foi capaz de amortecer o impacto do veículo.
No dia 18, um atropelamento fatal ocorreu com um Volvo XC60 autônomo que estava em testes com a Uber, no Arizona.
O governador do estado removeu a licença de testes da companhia, colocando as tecnologias de direção autônoma em cheque apesar de uma declaração da polícia local de que o acidente teria sido inevitável. Foi a primeira morte causada por veículos desta espécie.
Uma das consequências do acidente fatal com Tesla Model X foi uma queda no valor das ações da companhia. Segundo reportou a Reuters, os títulos caíram em 8.2%, alcançando valor de US$279,18 por ação, o pior fechamento do último ano. Assim, a agência de investimentos Moody’s diminuiu a nota da empresa de B2 para B3.
A análise envolve outros fatores econômicos que têm colocado a companhia em risco. A fabricante não tem sido capaz de produzir o Model 3, seu modelo mais barato, na velocidade prometida, comprometendo as vendas.
No ano passado, estimou-se que Elon Musk estava gastando o equivalente a US$ 480 mil por hora com a Tesla.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |