[Vídeo] Alinhou a direção, tem que fazer balanceamento junto?
A maioria das oficinas oferece o pacote "alinhamento e balanceamento", como se os dois serviços tivessem que ser executados juntos. Mas é necessário?
A maioria das oficinas oferece o pacote "alinhamento e balanceamento", como se os dois serviços tivessem que ser executados juntos. Mas é necessário?
Alinhou a direção, tem que balancear? Tem que ser junto? A maioria das oficinas oferece o pacote “alinhamento e balanceamento”, como se os dois serviços tivessem que ser executados juntos.
Mas isso é realmente necessário? Você tem que balancear as rodas sempre que faz o alinhamento? O Boris fala se essa prática é “empurroterapia” no vídeo:
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[TRANSCRIÇÃO]
Uma das manutenções periódicas importantes no automóvel é o alinhamento da direção, principalmente no Brasil. Por quê? Porque no Brasil, as estradas nem sempre são aqueles tapetes asfálticos como em outros países. Pelo contrário, o que a gente costuma ter que é cratera asfáltica… Então, as fábricas recomendam, de uma maneira geral, o serviço de alinhamento de direção a cada 10 mil quilômetros.
Porém, se você passou num trecho com buraco, com o desníveis na estrada, estrada de terra, a possibilidade do alinhamento se perder é grande; então você leva o carro para o alinhamento antes mesmo dos 10 mil quilômetros. Às vezes, a direção mesmo se manifesta: o volante pode estar puxando para um lado, para o outro… É sinal de que pode ser um problema no alinhamento.
A segunda pergunta: sempre que se vai numa dessas oficinas especializadas é “alinhamento e balanceamento”. E aí vem a pergunta: quando você leva o carro para fazer o alinhamento, muitas delas sugerem “pois é, mas tem que fazer também um balanceamento não é doutor?!”
Aí o doutor ou a madame ficam sem saber. Tem que fazer o balanceamento? Nem sempre! Balanceamento das rodas não tem nada a ver com alinhamento. Se houver alguma vibraçãozinha no volante, sinal de que as rodas estão desbalanceadas, tudo bem. Caso contrário, faça o alinhamento, pague e… hasta luego!
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100% EXATAMENTE CERTO a sua informação Boris !
é no alinhamento é que está o pulo do gato. vão achar um monte de problemas, roda empenada, suspensão empenada.
vão condenar o seu carro, e aí vem a mordida do desempeno. nunca achei uma loja que não condenasse as rodas e a suspensão.
eu só rodo no asfalto da cidade de Brasília, que é muito bom.
pura picaretagem.
Prezados,
…. Concordo plenamente com o Boris Feldmann… se o carro não vibra o volante logo as rodas estão balanceadas, assim como se o carro na reta não puxa pro lado ele não precisa ser alinhado.
…. Assim não existe quilometragem ideal para alinhar ou balancear e sim sinais de que é hora de corrigir o problema de balanceamento e alinhamento conforme eu disse acima.
Abraços,
Opa! Blz amigão infelizmente você não esta certo no quesito alinhamento ( não necessariamente o carro vai estar puxando quanto o veiculo não estiver alinhado ) o volante pode estar certo o carro pode não puxar e seus pneus gastarem totalmente errado… a cada 10mil kms rodados tem Sim que conferir o alinhamento ou ate antes do prazo caso a estrada seja ruim abraço
Olá, amigo!
De fato esqueci de dizer que se deve acompanhar o desgaste do pneu, pois ele deve gastar uniforme, não gastando pelas laterais ou no centro. Meu carro (Onix 1.4-L – 2019) não consta quilometragem para alinhamento. Apenas pede para fazer o rodízio dos pneus a cada 10.000 km e o balanceamento se necessário.
Fui no meu mecânico de confiança para alinha com este carro aos 13 meses de uso e 3.400 km rodados e ele disse que não era necessário alinhar pois:
1. a direção não puxa para o lado dirigindo na reta;
2. os pneus dianteiros não gastaram torto.
Em complemento ao informado por mim abaixo (25 de janeiro de 2021) eu rodo usualmente 7.000 (sete mil quilômetros) por ano apenas, e em 2020 rodei muito pouco por causa da Pandemia Covid-19. E por isso meu carro está com apenas 3.400 (três mil e quatrocentos) quilômetros rodados apenas em 13 meses de uso.
O pior de tudo é o golpe do alinhamento técnico. Fazem de tudo pra colocar o carro no fosso ou na rampa, põem aquela parafernalha de ferro pra fazer um ilusório alinhamento ótico. Em média te arrancam r$ 200,00 de mão de obra . Um verdadeiro roubo !