Caoa Chery Arrizo 5 2021: preços, versões e equipamentos
Linha atualizada do sedã ganha novo câmbio CVT com simulação de nove velocidades; torque e consumo estão melhores
Linha atualizada do sedã ganha novo câmbio CVT com simulação de nove velocidades; torque e consumo estão melhores
A Caoa Chery acaba de lançar o Arrizo 5 2021. Principal alteração do sedã está no câmbio automático CVT, que passa a simular nove marchas. Também houve recalibragem do sistema, o que aumentou ligeiramente o torque do motor 1.5 turbo flex. Preços partem de R$ 74.590.
Versão | Valor |
---|---|
Caoa Chery Arrizo 5 RT | R$ 79.490 |
Caoa Chery Arrizo 5 RXS | R$ 84.390 |
Caoa Chery Arrizo 5 RTS | R$ 88.690 |
VEJA TAMBÉM
Além do novo câmbio CVT, que passa a simular nove marchas, melhora o desempenho e diminui o consumo (junto da recalibragem do motor para recebê-lo), o sedã passa a contar com freio eletrônico de estacionamento, display colorido e assistente de partida em rampa.
Com o novo câmbio, o Arrizo 5 2021 está 11% mais eficiente. O consumo do modelo é de:
Lançado em novembro de 2018, o Arrizo 5 é equipado com o motor 1.5 turboflex quatro cilindros e 16 válvulas. No Arrizo 5 2021, o propulsor foi recalibrado e passa entregar 21,4 kgfm de torque, 10% a mais do que os antigos 19,5 kgmf. A potência é de 147 cavalos com gasolina e 150 cv quando abastecido com etanol.
O motor possui sistema de partida a frio – que dispensa o tanquinho. A injeção, por outro lado, é indireta.
Os freios utilizam discos nas quatro rodas. Uma solução melhor que os tambores traseiros – muito comuns nos veículos do mesmo segmento.
Estão presentes no sedã da Caoa Chery:
Apesar de um pouco genérico, faz lembrar alguns modelos da Hyundai, o Arrizo 5 tem um design agradável, com linhas harmoniosas.
No interior do carro, o destaque é o espaço interno, com vãos amplos para pernas e ressalto bem baixo no centro do assoalho.
Como pede a lei, todos os lugares contam com cintos de três pontos e encostos de cabeça. Há também ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas.
O porta-malas tem 430 litros, dimensão bem menor que a do Volkswagen Virtus (521 litros), seu concorrente direto.
O acabamento do Arrizo 5 está na média da categoria. O material predominante é o plástico duro, mas os encaixes são bem feitos. Somente os apoios de braços tem acolchoamento.
Faltam saídas USB e de ar-condicionado para os passageiros traseiros.
O sedã, assim como os demais modelos da marca, tem um programa de revisão a preços fixos. Confira, abaixo, os valores.
Quilometragem | Preço da revisão |
---|---|
10 mil km | R$ 442,25 |
20 mil km | R$ 546,11 |
30 mil km | R$ 807,25 |
40 mil km | R$ 928,87 |
50 mil km | R$ 442,25 |
60 mil km | R$ 546,11 |
O Arrizo 5 2021 tem duas opções a mais de cores: cinza e azul metálico. Seguem disponíveis: prata metálico, preto sólido, branco sólido, branco perolizado e marrom metálico.
Ficha técnica | Caoa Chery Arrizo 5 2021 |
---|---|
Motor | quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, flex, 1,5 litro |
Potência | 150 cv a 5.500 rpm (etanol) / 147 cv a 5.500 rpm (gasolina) |
Torque | 21,4 kgfm a 1750 rpm (e/g) |
Câmbio | automático do tipo CVT com 9 marchas simuladas |
Rodas e pneus | 205/55 R16 (versão R) e 205/50 R17 (versão RTS) |
Suspensão dianteira | McPherson, coluna com mola em espiral, amortecedor com ajuste duplo, com barra estabilizadora |
Suspensão traseira | barra de torção, coluna com mola em espiral, amortecedor com ajuste duplo, com barra estabilizadora |
Freios do Arrizo 5 | discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira |
Dimensões | comprimento: 4,532 m; entre-eixos: 2,650 m; altura: 1,487 m; largura: 1,814 m |
Peso | 1.356 kg |
Carga útil | 391 kg |
Porta-malas | 430 litros |
Tanque do Arrizo 5 2021 | 48 litros |
Dois itens impressionam no sedã da Caoa Chery: espaço interno e desempenho. O primeiro é o mesmo da linha 2020, mas ainda assim merece ser comentado.
O Arrizo 5 tem bom espaço para pernas nos bancos traseiros e dianteiros. O assoalho não apresenta elevação no túnel central, o que garante o conforto do terceiro passageiro.
A dirigibilidade ficou melhor com a adoção do novo câmbio e a recalibragem do sistema. O modelo atualizado tem:
Tanto na estrada quanto na cidade o Caoa Chery Arrizo 5 desenvolve bem. Não há sensação de engasgo nas ultrapassagens e retomadas, ou dificuldade para manter o veículo em velocidades mais altas.
A potência de 147 cavalos do motor 1.5 turbo é suficiente para o carro, que pesa 1.356 kg.
Nas frenagens realizadas, não houve sensação de insegurança. O controle de estabilidade e tração funcionou poucas vezes, já que o trajeto de São Paulo para Nova Odessa não possui muitas curvas.
O modelo tem dois modos de condução. O que muda no esportivo é que o motor é mantido em giros mais altos, garantindo mais “agressividade” nas acelerações.
Os índices de consumo são bons. Durante os 400 quilômetros de teste ele se manteve bem próximo ao valor indicados pelo Inmetro (12,9 km/l na estrada – quando abastecido com gasolina).
Quanto à posição de dirigir, considerei confortável. Os bancos têm apoio lateral e, na versão RTS, são em couro. O assento é um pouco curto, mas não me incomodou. Ponto negativo é a falta de ajuste de profundidade no volante.
A central multimídia do Arrizo 5 2021 sofre um pouco com a luminosidade e reflete bem, dificultando que o motorista enxergue as informações. A câmera de ré auxilia nas manobras.
Com o computador de bordo atualizado, é possível ter acesso a inúmeras funções, como indicador de bateria baixa, monitoramento de pressão dos pneus e alerta de fadiga personalizável.
O modelo é revestido de plástico duro (com exceção dos encostos de braço, em couro), mas tem encaixes bem feitos, próximos aos dos demais modelos da categoria.
Em razão da falta de saída de ar-condicionado para o banco traseiro, os passageiros passam um pouco de calor. Também não há entradas USB para quem senta atrás.
O Arrizo 5 2021 tem um isolamento acústico razoável. Outra questão que deixa a desejar é a falta de um banco bipartido. No porta-malas, o “pescoço de ganso” atrapalha a colocar e acomodar as bagagens.
No geral, o parecer é positivo.
Fotos Caoa Chery | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Principalmente sobre Arrizo 5 e Caoa Chery em geral, gostaria de saber sobre peças de reposição e seu custo. Estão dentro da média? Li alguns comentários sobre dificuldades em obtenção de peças de reposição. Existem estoques regulares?
Obrigado