Carros até 20 mil reais: veja 10 opções no mercado de usados

Esses veículos são rodados e exigem pesquisa e atenção na hora da compra, mas atendem bem e têm preço acessível

Por Fernando Miragaya 01/11/19 às 10h00

Um zero-quilômetro está caro? Quando se vê muito modelo subcompacto com o mínimo de itens de conforto custar R$ 35 mil, bate um desespero. Mas há boas opções de automóveis mais completos e até espaçosos por bem menos que isso. São carros rodados, que exigem pesquisa e atenção, obviamente, mas que podem te atender e custam até R$ 20 mil.

Selecionamos alguns veículos em sites especializados, como Webmotors e OLX. Veja os 10 usados baratos para você comprar.

10 – Peugeot 207 Escapade 2010

peugeot 207 escapade carros ate 20 mil

Preços: entre R$ 17 mil e R$ 20 mil

Motor: 1.6 16V de 113/110 cv e 15,5/14,2 kgfm

Bom: acabamento, desempenho e equipamentos

Ruim: porta-malas

Atenção: suspensão e parte elétrica

Para quem sente saudades das stations wagons, a Escapade é uma opção de perua com desempenho interessante e visual aventureiro. Usa motor 1.6 16V de 113/110 cv, além dos itens indispensáveis do universo off-road Light. Estão lá os pneus de uso misto, a suspensão elevada, além do visual com molduras nas caixas de rodas, laterais e nos para-choques, faróis escurecidos e rack no teto.

Também tem bons equipamentos e, com sorte, se encontra exemplares com seis airbags e bancos de couro, que eram opcionais.

9 – Fiat Stilo 2007/2008

fiat stilo carros ate 20 mil

Preços: entre R$ 16 mil e R$ 19 mil

Motor: 1.8 8V de 114/112 cv e 18,5/17,8 kgfm

Bom: retomadas, conforto e dirigibilidade

Ruim: curso e acerto do câmbio manual

Atenção: embreagem e fuja da transmissão Dualogic

O Stilo é um daqueles bons hatches que a Fiat não soube vender (tal qual Brava e Bravo). Mas esses carros são confortáveis, com posição de dirigir ergonômica e nível de equipamentos interessante: é possível até achar um com airbag duplo opcional por até menos que o limite de R$ 20 mil.

O desempenho do motor 1.8, de origem GM (Família I) é bem animador, especialmente em baixas rotações. Só não é melhor devido ao câmbio manual de cinco marchas mal escalonado, com curso longo e engates esponjosos.

8 – Renault Logan 2011

renault logan carros ate 20 mil

Preços: entre R$ 17 mil e R$ 20 mil

Motor: 1.6 8V de 95/92 cv e 14,1/13,7 kgfm

Bom: espaço interno, desempenho em baixa e custo de peças

Ruim: acabamento e posição de dirigir

Atenção: vazamentos na transmissão e peças plásticas do interior

O Logan foi o modelo que inaugurou a era de sedãs com tamanho de médio e preço de compacto. Para quem não liga para beleza exterior – nem interior -, é um daqueles carros racionais, espaçosos, com porta-malas generoso e robustos: e, claro, custa até R$ 20 mil.

As versões com motor 1.6 Hi-Torque tem desempenho áspero, mas bem melhor disposto que o 1.0 e mais barato de manter do que o 1.6 16V Hi-Flex. Além disso, oferece boa força em baixas rotações.

7 – Chevrolet Corsa 2011

chevrolet corsa carros ate 20 mil

Preços: entre R$ 16 mil e R$ 20 mil

Motor: 1.4 8V de 105/99 cv e 13,4/13,2 kgfm

Bom: dirigibilidade, comportamento dinâmico e desempenho em baixa

Ruim: acerto do câmbio e equipamentos

Atenção: peças plásticas do interior e folgas no câmbio

A segunda geração do Corsa, lançada em 2002, nunca fez o sucesso que merecia por aqui. Até porque conviveu com o modelo da geração anterior (de 1994), bem mais barato. Mas o hatch é gostoso de dirigir, fácil de estacionar e com comportamento dinâmico bastante satisfatório para um modelo urbano.

A versão Maxx era a intermediária com melhor custo/benefício, mas não empolga na lista de itens de série. O motor 1.4 oferece bom desempenho em baixos giros.

6 – Nissan Tiida 2007/08

nissan tiida hatchback carros ate 20 mil
Nissan Tiida Flex.

Preços: entre R$ 18 mil e R$ 20 mil

Motor: 1.6 16V de 124 cv e 17,5 kgfm

Bom: espaço interno, conforto e lista de equipamentos

Ruim: motor não é flex e peças caras

Atenção: trepidações no volante e parte elétrica

Outro hatch mal compreendido. Vinha do México e usava plataforma do primeiro Sentra vendido no Brasil e tinha nível de equipamentos bastante completo. O conforto no rodar era um dos destaques do hatch médio e, apesar da transmissão automática ter só quatro marchas, vale pela praticidade.

O motor 1.6 16V rende bem, mas fique atento ao custo de manutenção. As versões SL eram as mais completas com airbag duplo, teto-solar e ar-condicionado automático.

5 – Renault Mégane 2007

renault megane sedan carros ate 20 mil

Preços: entre R$ 15 mil e R$ 19 mil

Motor: 2.0 16V de 138 cv e 19,2 kgfm

Bom: conforto, lista de equipamentos e dirigibilidade

Ruim: não é flex e escalonamento do câmbio

Atenção: trepidação dos pedais e módulo da direção elétrica

Sedã com nível de conforto acima da média, foi mal posicionado pela Renault, que o lançou um mês antes do New Honda Civic de 2006 com preços bastante próximos. Mas virou boa opção de seminovo e tem lá suas modernidades, como o cartão chave com partida do motor por botão, direção elétrica e a alavanca do câmbio em forma de manche.

O motor 2.0 16V ainda compensa com desempenho condizente e rodar suave, além da conveniência da caixa automática de quatro marchas. Versão Dynamique tem duplo airbag frontal e regulagem de altura dos faróis.

4 – Toyota Corolla 2003

toyota corolla 2003
Toyota Corolla 2003 Foto Divulgacao Toyota

Preços: entre R$ 18 mil e R$ 20 mil

Motor: 1.8 16V de 136 cv e 17,5 kgfm

Bom: conforto, reputação da marca e comportamento dinâmico

Ruim: acabamento e equipamentos

Atenção: ruídos na suspensão traseira

Sim, é possível ter um Corolla por até R$ 20 mil: porém, para figurar em nossa lista de carros acessíveis, a unidade pretendida já terá muitos anos de uso. Ainda assim, a fama de veículo sólido vem de outras gerações e nessa linhagem (a nona geração mundial).

O cultuado sedã médio tinha o competente motor 1.8 de 136 cv, com mecânica simples e rodar confortável. A versão XEi oferecia caixa automática em 2003 – mas esses passam dos R$ 20 mil – e a lista de equipamentos poderia ser mais generosa.

3 – Volkswagen Polo 2004/2005

volkswagen polo next
Foto Divulgacao/VW - Volkswagen Polo Next.

Preços: entre R$ 17 mil e R$ 19 mil

Motor: 1.6 8V de 103/101 cv e 14,5/14,3 kgfm

Bom: desempenho, qualidade de construção e estabilidade

Ruim: acabamento e custo de algumas peças

Atenção: compressor do ar e ruídos na direção e na suspensão dianteira

O Polo representou um grande salto para a Volkswagen em 2002 devido à plataforma moderna, com soldas a laser e carroceria com rigidez exemplar. Some a isso o velho, mas competente, motor 1.6 e sua caixa manual de engates curtos e precisos e se tem um hatch com desempenho divertido para a cidade e para a estrada – é quase tão bom como o 2.0, só que consome menos.

O acabamento com muito plástico é que deixa a desejar e costuma ficar barulhento com o passar do tempo. As versões Sportline e Comfortline são as dicas, mas é preciso pesquisar para achar os modelos flex – passou a beber dos dois combustíveis em 2004. Pelo menos, neste ano ainda usa os simpáticos faróis duplos redondos.

2 – Ford Focus 2007

ford focus mk1

Preços: entre R$ 18 mil e R$ 20 mil

Motor: 1.6 8V de 103 cv e 14,6 kgfm

Bom: comportamento dinâmico, acerto da suspensão e desempenho

Ruim: custo de manutenção e isolamento acústico

Atenção: falhas na injeção e ruídos na direção

A primeira geração do hatch médio tem um dos melhores acertos de suspensão da história da indústria. Fora isso, o Focus ainda carregava uma pegada esportiva para rivalizar com o Volkswagen Golf. Mesmo o motor 1.6 Zetec Rocam a gasolina agrada com arrancadas convincentes e belíssimas retomadas.

A dirigibilidade e estabilidade são outros pontos fortes que até se sobressaem à fama de custo de manutenção salgado do Ford. A versão GLX tinha boa lista de itens de série.

1 – Honda Civic 2005

honda civic

Preços: entre R$ 18 mil e R$ 20 mil

Motor: 1.7 16V de 115 cv e 15,2 kgfm

Bom: conforto, dirigibilidade e comportamento dinâmico

Ruim: acerto da suspensão e não é flex

Atenção: ruídos nos pedais e seminovos desalinhados

Também dá para ter um Civic por até R$ 20 mil, mas, novamente, é preciso voltar bastante no tempo para enquadrá-lo entre os carros dessa faixa de preço. O último ano desta geração do sedã médio, contudo, carrega as virtudes da linha. Dinâmica eficiente, nível de conforto superior, equilíbrio no rodar e lista de equipamentos interessante.

As versões LX ou LXL são as pedidas, ainda mais com o câmbio automático de quatro marchas que proporciona conforto extra e tem melhor liquidez. O motor 1.7 se vale de desempenho competente e suave, mas fique atento aos preços de peças.

E você, recomenda outros carros até 20 mil reais? Deixe sua sugestão nos comentários!

Fotos Divulgação

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (6 votos, média: 4,17 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    MILTON PORTELLA 7 de novembro de 2019

    Eu adicionaria à lista dos usados até R$ 20 mil a Meriva 1.8 Flex até 2008 Mecânica

  • Avatar
    Roberto Carlos 5 de novembro de 2019

    Mim ajude-me

  • Avatar
    Thiago Monteiro 2 de novembro de 2019

    Sério mesmo que quem fez essa lista conhece de carro???
    Das duas uma, ou estava de brincadeira ou do 5 ao 10 são os carros a não se comprar com até 20k!
    #RIPJORNALISMO (até no mundo automobilístico)

  • Avatar
    Fernando B 1 de novembro de 2019

    Um monte de carro francês já descontinuado. Um Corolla com quase 20 anos de fabricação. Essa lista está de brincadeira com as pessoas.

  • Avatar
    Antonio Donizeti Martins 1 de novembro de 2019

    Carro velho a gente só tem um, isso se não puder ter nenhum.

  • Avatar
    Ivo Hartmann 1 de novembro de 2019

    No caso do Mègane é o freio de mão em forma de manche de avião e não o do câmbio.

Avatar
Deixe um comentário