Senador quer liberar CNH para menores de 18 anos

Projeto de Lei 3.973/2019, que tramita no Senado Federal, quer permitir a emissão de licença para dirigir a partir dos 16 anos de idade

carteira nacional de habilitacao cnh
Por AutoPapo
Com Agência Senado
Publicado em 28/07/2019 às 15h00

Tramita, no Senado Federal, o Projeto de Lei (PL) 3.973/2019, que quer possibilitar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para menores de 18 anos. De acordo com o parlamentar Mecias de Jesus (PRB-RR), autor da proposta, a mudança é razoável.

A justificativa do senador para a emissão da licença para dirigir a partir dos 16 anos de idade é de que os jovens são capazes de manejar com facilidade equipamentos de avançada tecnologia e possuem um apurado senso de responsabilidade quanto aos seus direitos e deveres, podendo, portanto, ter acesso à CNH mais cedo do que no passado.

“Creio ser uma medida justa, pois cobra respeito às regras que regem a nossa organização social, concedendo crédito de confiança e respeito aos jovens do Brasil”, afirmou Mecias de Jesus.

O texto será votado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em caráter terminativo, isto é, sem necessidade de ser avaliado pelo Plenário do Senado.

PL que tramita no Senado quer possibilitar a emissão de CNH para menores de 18 anos. Permissão para Dirigir seria direito para de jovens de mais de 16 anos.

Caso seja aprovada, a proposta que quer autorizar a CNH para menores de 18 anos vai alterar os artigos 140, 148, 261 e 291 do Código de Trânsito brasileiro (CTB), que passarão a vigorar com a seguinte redação:

Art. 140.

I -ser maior de dezesseis anos;.

Art. 148.

§ 2º Ao candidato aprovado será conferida Permissão para Dirigir, com validade:

II – até os dezenove anos de idade completos, para os menores de dezoito anos.

§ 3º A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor ao término do prazo da Permissão para Dirigir, desde que no período ele não tenha atingido as contagens de pontos estipuladas no art.261, I.

§ 6º No caso do § 4º, o candidato deverá ser penalmente imputável para a obtenção de nova permissão.

Art. 261.

I -sempre que, no período de doze meses, o infrator atingir, conforme a pontuação prevista no art. 259, a contagem:

a) de cinco pontos, para o portador de Permissão para Dirigir, exceto se tiver cometido apenas infrações leves;

Art. 291.

§ 5ºAplicam-se as disposições da Lei nº8.069, de 13 de julho de 1990, aos adolescentes portadores de Permissão para Dirigir.

CNH para menores de 18 anos e responsabilidade penal

Segundo a proposta apresentada no Senado, a exigência do CTB de imputabilidade penal não deve prosseguir, já que, a despeito de não ser possível a adoção da Lei Penal aplicável aos adultos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já prevê a caracterização como ato infracional das condutas descritas como crime ou contravenção penal (o que inclui os crimes de trânsito).

Em entrevista para o AutoPapo, a advogada e especialista em trânsito Luciana Mascarenhas explica que o ECA prevê sim a responsabilização dos adolescentes, mas não no mesmo nível que o código penal.

Para Mascarenhas, a questão deveria ser verificada com muito cuidado antes da nova lei, se aprovada, entrar em vigor. “Até que ponto a penalização vai atingir esse menor? Até onde os pais ou responsáveis responderão por eles?”, questiona.

Por fim, a especialista afirmou que a discussão acerca da CNH para menores de 18 anos deve ser mais aprofundada:

Apesar dos jovens entre 16 e 18 anos serem capazes de manejar equipamentos de tecnologia avançada com facilidade, não necessariamente têm responsabilidade suficiente para deparar-se com o trânsito atual, bem com evitar o cometimento de infrações de trânsito.

Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
35 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Felipe 1 de julho de 2022

Olá a todos vocês então eu vim aqui pra falar a respeito do CNH para menor de 16 anos então eu acho uma boa ideia vocês deixar o CNH pra nois jovens porque nois também fazemos parte desse povo brasileiro eu escuto todos os dias no jornal uma pessoa de 18 anos atropela um jovem de 27 anos e nunca ouvi falar de joven de 16 anos atropela um jovem de 22 anos esse só é um exemplo pessoal não vão levar pro coração…bem vamos volta pro nosso papo então vocês bem que poderiam dar uma força pra nois eu já estou trabalhando e tenho que todos os dias pegar a lotação pra ir trabalhar isso que eu só tenho 16 anos de idade quase fui atropelado por um carro então não custa nada dar essa oportunidade pra nois da nova geração

Avatar
Victor dos Santos Pereira 1 de agosto de 2021

Eu sou um jovem e eu acho que os jovens também tem que ter o direito de tirar CNH,pois nois os jovens também trabalhamos e temos grandes responsabilidades.

Avatar
Marcus Vinicius Ferreira Martins 30 de julho de 2021

Isso seria muito bom eu tenho 16 e nunca tive um acidente nunca infringi a lei eu dirijo caminhão e carro des dos meus 13 anos e nunca aconteceu nd comigo pois eu dirijo com cuidado eles têm q liberar isso pq nois jovens merecemos essa chance

Avatar
Abiel 8 de abril de 2021

O bom é que agente consegue arranjar um emprego já com a carteira mais cedo

Avatar
Italo 14 de fevereiro de 2021

Se for olha a maioria de acidentes e de adultos

Avatar
Luizfernando 4 de janeiro de 2022

E mais E bem Difil Ver um menor de idade Dirigindo( quero dizer q tem bem mais Adultos dirigindo) mais creio q Os Adolescentes vendo a Responsa q tão tendo Acabam tendo mais Cuidado

Avatar
Samuel 5 de dezembro de 2022

Eles tem sim que liberar a CNH para os menores,até porque se for para comentar sobre a irresponsabilidade bom vamos começar com o alcoolismo,hoje em dia vemos que a maioria dos acidentes é causada por “adultos responsáveis ” totalmente embriagados causado acidente pelas ruas e muitas das vezes até mesmo causando a morte de outras , na minha opinião eles devem sim liberar a CNH para o menor porém fazer um exame teste para ver se o jovem é psicologicamente apto pra conduzir um veículo se o jovem for ele tem o direito se não for ele espera completar os 18 e tira !.

Avatar
Augusto 8 de novembro de 2020

E alguém sabe se existre açlgum abaixo assinado virtual a respeito da implantacao dessa lei??

Avatar
augusto 8 de novembro de 2020

Eu como jovem que sei dirigir (nunca em vias publicas, apenmas em propriedade privada) acho isso extremamente necessário, ajudando muito o nosso dia a dia , pois quando chega essa idade , a responsabilidade aumenta e temos muitas coisas para fazer que necessitam de locomoção e muitas vezes andar a pé não se torna uma alternativa muito viavel para nós , as vezes por ditancia e outras por segurança , podendo trabalhar como jovem aprendiz , acho que a responsabilidade se torma uma coisa mais real para nós , e se podemos trabalhar , porque nao podemos dirigir??

Avatar
Rhian Eduardo da Silva Costa 29 de setembro de 2020

Acho que seria bom pra os adolecentes ,surgiram oportunidades de empregos como outras vabtagens

Avatar
Luan 25 de setembro de 2020

Em minha opinião os jovens de 16 anos já tem responsabilidade suficiente para conduzir um veículo, até porque já vi muitos jovens de 16 ou até menos conduzindo um veículo
E ajudaria muito uma CNH para jovens de 16 ainda mais nessa pandemia que estamos enfrentando,as aulas vão voltar e os alunos vão pegar ônibus lotados de pessoas, assim ocasionando uma maior chance de infecção do novo vírus.
Minha escola é muito longe de casa da quase uma hora de ônibus,e o ônibus sempre vai lotado de gente.
Por isso eu aprovo que a CNH pode ser liberada.

Avatar
Alessandro Mateus Ramos 11 de agosto de 2020

Sou de menor tenho 16 anos trabalho com meu pai por amor na minha profissão,não tenho carteira já me pararam duas vezes nunca cometi uma infração sequer, mas essa lei quebrada acha que nós jovens vamos pegar o carro ou moto e colocar 200km/h em uma estrada,claro poderiam fazer uma lei cuja o menor tem direito a CNH mas qualquer infração cometida será cobrada dos seus responsáveis,assim cada pai sabe se seu filho tem mentalidade suficiente para conduzir um veículo, e também que tenha algum motivo maior tipo para o trabalho,mas por enquanto temos que viver com essa lei quebrada que proibi os jovens brasileiros de trabalhar,este é o Brasil ?????

Avatar
kaua maldonado 31 de agosto de 2020

nao tenho carteira , mais aondo des dos 15 anos nunca fui parado ,sempre andei com muita responsabilidade , as pessoas hoje em dia , preferem ouvir uma mula falar do que um joven , pois o preconceito e muito grande , as palavras ditas por jovens hoje em dia nao vale mais do que a do adulto

Avatar
Maria 30 de maio de 2020

•hoje em dia alguns jovens têm mais noção de seus direitos e direitos humanos.
•jovens poderiam ajudar em suas casas, como em alguns casos que seus responsáveis não dirigem, ou em alguns casos em que seus responsáveis dirigem mas não podem ás vezes levar o jovem para os lugares, por falta de tempo.
•alguns jovens teriam como ter seu próprio veículo para ir ao curso, escola, faculdade e também buscar algumas coisas necessárias para a ajuda em casa.
•se jovens menores de 18 anos que dirigem cometerem algum crime, eles responderiam na justiça em nome do crime, para que providências possam ser tomadas.

Avatar
Stella Cardoso 30 de maio de 2020

Eu apoio essa lei, pois atualmente a maioria dos jovens ja tem muita nocao do q e certo e errado e ja sabem se virar muito bem alguns ate mesmo ja cuidam da casa e alguns trabalham. e tambem muitos paias as vezes sao muito ocupados e nao conseguem levar os filhos pra escola e nao tem ponto de onibus na casa deles entao ajudaria muito. alem do mais que provavelmente os menores que cometessem crimes no transito responderiam penalmenete como adultos. Ano que vem eu vou fazer 16 e em minha opiniao me acho super capacitada, talvez mais aindsa que alguns adultos para dirigir.

Avatar
Maria 30 de maio de 2020

•hoje em dia alguns jovens têm mais noção de seus direitos e direitos humanos.
•jovens poderiam ajudar em suas casas, como em alguns casos que seus responsáveis não dirigem, ou em alguns casos em que seus responsáveis dirigem mas não podem ás vezes levar o jovem para os lugares, por falta de tempo.
•alguns jovens teriam como ter seu próprio veículo para ir ao curso, escola, faculdade e também buscar algumas coisas necessárias para a ajuda em casa.
•se jovens menores de 18 anos que dirigem cometerem algum crime, eles responderiam na justiça em nome do crime, para que providências possam ser tomadas.

Avatar
Letícia 2 de março de 2020

Seria muito bom se fosse aprovado agr pq preciso estudar e faz curso so que da escola pro curso e longe o ônibus que passava perto mudou de rota ??? pfv liberem logo

Avatar
Victor Emanuel dos Santos Teixeira batista 11 de fevereiro de 2020

Acho muito bom isso pq alem do mais os jovens poderão ajudar em casa,igual eu tenho uma irmã deficiente e minha mãe nn tem cnh e meu pai é caminhoneiro e só vive na estrada e quem cuida da casa é eu
Entt facilitaria demais nn só pra mim quanto para outros jovens q tem problemas maiores q o meu entt
Muito bom se fosse aprovado

Avatar
Maria 7 de fevereiro de 2020

Porque assim os jovens de 16 ano poderiam se tornar responsáveis mais sedo, e como em outros países de 1° mundo os jovem vão e voltam de casa para escola se deslocando c segurança , ser responsável não depende de idade , se assim fosse não haveria a necessidade de leis rígidas de trânsito no país tendo em vista q hj só tem um CNH pessoas com mais de 19 anos , levando em conta o tempo que se leva para conseguir tirar uma CNH !! No Brasil o jovem é responsável o suficiente para eleger o representante do país e não para se locomover com segurança , vai entender !!

Avatar
Christian 28 de janeiro de 2020

Eu acho que deveríamos conseguir tirar a habilitação aos 16 anos por um simples motivo no EUA eles podem tirar a habilitação aos 16 por que nos não podemosm

Avatar
Vinicios 2 de abril de 2021

Então como que tá a procedência dessa lei em 2021

Avatar
Paulo Vinicius 28 de dezembro de 2019

Será bem melhor aprovarem a liberação do CNH para menores de 16 anos só tem que ter responsabilidade para tirar a carteira

Avatar
Eurípedes Marcos do Nascimento 26 de dezembro de 2019

Parabéns deputado Mecias de Jesus!! Porque a maioria dos projetos de leis sao p benefício próprio ou pra ferrar o povo.
Mas essa lei da CNH p menor de 18 anos tem que valer p quem cometer crimes também!!!

Avatar
Eliene 8 de novembro de 2019

Alguém sabe mim informa quando teremos resposta da liberação do CNH para menores de 18 anosne

Avatar
Pedro 29 de outubro de 2019

Quando sai o resultado da votação?

Avatar
Raimundo Jesus 16 de setembro de 2019

Alguém pode me responder quando irá acontecer essa votação

Avatar
THIAGO 30 de julho de 2019

QUANDO FOR APROVADO A LEI,ELE VAI RESPONDER CRIMINALMENTE, COMO UM ADULTO, COMO NOS ESTADOS UNIDOS, A LEI LÁ FUNCIONA, EU NÃO ENTENDO, QUANDO UMA PESSOA FURTA UM LITRO DE LEITE PARA MATAR A FOME DO SEU FILHO, VAI PRESO NA HORA, ENQUANTO PESSOAS ROUBAM MILHÕES NA CARA DURA OU MELHOR AINDA DESVIA MILHÕES VERBAS QUE SERIAM DESTINADAS PARA MELHORAR A SAÚDE,EDUCAÇÃO, O EXEMPLO, ANTERIORMENTE DO LITRO DE LEITE, MIL VEZES A PESSOA PEDIR O LITRO DE LEITE DO QUE AO INVÉS DE ROUBAR,COMO NO CASO DE ONTEM, 4 MENORES QUE ESTAVA NO CARRO, DOIS MORRERAM NA HORA DO IMPACTO, DOIS SOBREVIVERAM, O PACTO FOI TÃO GRANDE, SAIU AS RODAS DO CARRO, VOOU LONGE, SOU CONTRA MEMORES DE 16 ANOS, DIRIGEM SEM HABILITAÇÃO, TEM UM DITADO FALA ASSIM, VOCÊ QUER SEUS DIREITOS, ENTÃO TEM SEU DEVERES, TEM MUITOS ADULTOS QUE DIRIGE, APÓS CONSUMIR MUITA CACHAÇA FAZ MUITO ESTRAGOS, A LEI TEM QUE SER IGUAL A TODOS, NESSE PAÍS PRECISA INVESTIR EDUCAÇÃO, CIDADANIA, RESPEITO AO PRÓXIMO, HOJE EM DIA, É CADA UM, POR SI, NÃO SOU A FAVOR MENOR DIRIGIR SEM HABILITAÇÃO, TEM MENORES DE 16 ANOS QUE TEM MUITA NOTORIEDADE, A GENTE TEM QUE SEPARAR DO JOIO DO TRIGO.

Avatar
Alessandro 4 de janeiro de 2020

Cara eu venho aqui pra falar uma coisa, eu tenho 16 anos eu estou louco por essa lei, primeiramente é para o meu trabalho eu necessito não quero fazer zoeira ou ficar andando que nem um condenado, eu dirijo desde os 8 anos, pode não acreditar,jovens que nem eu que são a minoria, que vão querer a CNH PARA TRABALHO deveria abrir uma excessão,mas como, jovens entre 16 e 18 poderiam fazer a CNH mas os pais ou responsáveis assinariam um termo de responsabilidade,nossa cara meu pai sofreu um acidente e não pode mais tocar o trabalho dele, eu estou desesperado para isso por FAVOR QUEM LER ISSO PENSE QUE A MINORIA DE JOVENS QUE NEM EU QUER TRABALHAR NÃO FICAR EM BAILE FUNK OU VAGABUNDIANDO SABADOS E DOMINGO,EU TRABALHO COM ELE DE SEGUNDA A SEGUNDA SO NÃO FAÇO O PRINCIPAL LEVAR AS CARGAS ISSO É FRUSTRANTE

Avatar
Fabio 30 de julho de 2019

Quero sabe se esses que são a favor que menor tire a CNH, também são a favor que eles responda como adulto,
Crime que eles cometer,se ele atropela e matar alguém,como vão responder?
(sócio educativo) tá de sacanagem.

Avatar
Fabio 30 de julho de 2019

Se

Avatar
Fred 30 de julho de 2019

Sou a favor dessa proposta muitos com 16 anos já tem responsabilidade suficiente para ajudar a sustentar a casa,porque não para dirigir um carro ?

Avatar
Arthur Felipe 29 de julho de 2019

Sou favorável a lei proposta.Pois acredito que quem tem 16 anos pode ter essa responsabilidade!

Avatar
Frederico N M Fonseca 29 de julho de 2019

No ano de 1969 tirei minha CNH aos 17.anos com lei proposta pelo então ministro SMJ Hely Lopes Meirelles permissão está que valia por 90 dias e éra renovada de três em três meses vaso não tivesse ininfraçõed; recomendo xecar os acontecimentos da época

Avatar
THIAGO 28 de julho de 2019

FAZ, DUAS DÉCADAS QUE ESTÃO QUERENDO APROVAR ESSE PROJETO, ESTAR PARADO DE 1998 PRA CÁ, SOU FAVORÁVEL MENORES DE 16 ANOS QUE SE HABILITEM, PORÉM, SE RESPONDA PENALMENTE,COMO UM ADULTO, TEM UM PROJETO ESTAR TRAMITANDO NA CÂMARA FEDERAL, PESSOAS HABILITADAS EM CATEGORIAS DIFERENTES, COMO A, B, C, D, E, ENSINAR AS PESSOAS DIRIGIREM, FAVORÁVEL ENSINAR PESSOAS DIRIGIREM EM ESTRADA DE TERRA, QUE NÃO TENHA MOVIMENTO E LOTEAMENTO, AQUI MESMO, NA REGIÃO DO SUL DE MINAS, O PESSOAL APRENDEM DIRIGIR EM LOTEAMENTOS E ESTRADAS DE TERRA, UM RECADO PARA O SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA, ACABAR ESSE PRAZO DE UM 1 ANO, PARA PESSOA TENTAR TIRAR SUA CNH, TEM UM VÍDEO NO YOU TUBE DE UMA MOÇA DO ESTADO DO PARANÁ, ELA GASTOU 20 MIL REAIS, COM MUITA DIFICULDADE, ELA CONSEGUIU TIRAR SUA CNH, COM OS 50 MINUTOS, NÃO APRENDE, NADA, AOS CAROS LEITORES, MANDAREM EMAIL PARA CÂMARA FEDERAL, ACABAR, ESSE PRAZO DE UM ANO PARA O CIDADÃO TIRAR SUA CNH, TEM QUE MELHORAR O ENSINO,NAS AUTOS ESCOLAS, MELHORAR O SALÁRIO DOS INSTRUTORES, PIOR COISA PEGAR UM INSTRUTOR COM MAL HUMOR E DESCONTAR NA PESSOA, O BRASIL ESTAR PRECISANDO UM CHACOALHÃO FORTE PARA MUDAR NESSE PAÍS.

Avatar
Jussara Marçal de Abreu 2 de janeiro de 2020

Falou tudo!

Avatar
Deixe um comentário