Onix, Joy e cia: 8 carros que tiveram duas gerações paralelas
Modelo da Chevrolet não é o primeiro a conviver com a linhagem anterior: vários fabricantes já adotaram essa estratégia no Brasil
Modelo da Chevrolet não é o primeiro a conviver com a linhagem anterior: vários fabricantes já adotaram essa estratégia no Brasil
A chegada do novo Onix não implicou na saída da geração anterior do mercado, que passou a se chamar apenas Joy. Ela segue à venda normalmente e permanecerá no mercado, pelo menos, por mais dois anos. Com o sedã da gama, aconteceu o mesmo: o antigo manteve o nome Prisma, ao passo que o modelo reprojetado passou a se chamar Onix Plus.
Essa estratégia da Chevrolet causou algum estranhamento, mas está longe de ser novidade. Isso porque, antes do novo Onix e do Joy, vários outros modelos já estiveram em situação semelhante. Geralmente, isso acontece porque o veículo mais antigo ainda têm boas vendas, o que viabiliza, para o fabricante, mantê-lo em produção e vendê-lo como opção mais em conta ao similar renovado.
O AutoPapo enumerou nada menos que 8 carros que tiveram duas gerações simultaneamente vendidas no Brasil. Muitos deles são hatches compactos, mas há também um sedã de entrada e até um SUV médio. Confira o listão!
O Onix Joy existe desde 2016. Naquele ano, o modelo passou por uma reestilização: grosso modo, foi apenas uma maquiagem. O projeto original foi mantido, mas atualizou-se graças ao redesenho de faróis, para-choques e lanternas.
Agora, o automóvel de entrada da Chevrolet chegou à segunda geração. Enquanto o Onix 2020 é inteiramente novo, o Joy ganhou exatamente o retoque que a antiga geração adotou em 2016.
Muito antes do o Onix Joy existir, a Chevrolet já havia mantido diferentes gerações de um produto no mercado. Em 2002, a marca adotou essa estratégia ao lançar a segunda geração do Corsa. O sedã da gama passou a conviver com o antecessor, que foi rebatizado de Classic.
Naquela época, o então novo Corsa Sedan não conseguiu repetir o sucesso do antigo modelo. Tanto que ele saiu de linha em 2011, antes do Classic, que durou até 2016.
O ano era 2011. Depois de passar por diversas reestilizações, o Palio finalmente ganhava uma segunda geração. Desenvolvido a partir do zero, o novo modelo era maior, mas também mais caro que o anterior. A Fiat não teve dúvidas: continuou fabricando as duas gerações!
A safra mais antiga sobreviveu apenas na versão de entrada: era o chamado Palio Fire. Já viu esse filme, não é? As duas gerações saíram de linha praticamente juntas, em 2018.
Tudo que aconteceu com o Palio aplica-se também ao seu “irmão” sedã, o Siena. Ele ganhou uma segunda geração em 2012, pouco depois do hatch, quando ganhou o prenome Grand. Já o modelo antigo prosseguiu no mercado nas versões EL.
Em 2016, o Siena EL saiu de linha, mas o sucessor continuou. Inclusive, ele é vendido até hoje, com motores 1.0 e 1.4. Trata-se de uma opção mais barata ao Cronos, que, por sua vez, é baseado no Argo.
Outro Fiat que teve duas gerações à venda simultaneamente no Brasil foi o Uno. O modelo atual, lançado em 2010, não tirou instantaneamente o antecessor de linha: os dois coexistiram até 2013.
Vale lembrar que, àquela altura, o antigo modelo era vendido apenas na versão Fire. Aliás, ele nem se chamava mais Uno: era identificado apenas como Mille. Foi um produto tão marcante que ganhou até uma série especial de despedida.
Alguns capítulos da história do Gol foram muito parecidos com o atual momento do Onix Joy. Duvida? Pois em 2008, o hatch da Volkswagen, líder absoluto de mercado, ganhou uma geração totalmente nova. Do ponto de vista técnico, era a terceira safra, mas o mercado passou a identificá-la como G5.
Aproveitando-se dos bons números de vendas do modelo, a Volkswagen manteve o modelo anterior em produção. Só em 2013 o Gol voltou a ter uma linhagem única no mercado, e assim permanece até hoje.
Se os concorrentes fazem, por que a Ford adotaria estratégia diferente? A empresa já manteve duas encarnações do Fiesta em linha não apenas em uma, mas em duas ocasiões.
Quando a segunda geração chegou ao Brasil, em 2002, a primeira continuou sendo fabricada na versão básica Street. Elas conviveram até 2006. Quase uma década mais tarde, em 2011, a terceira geração passou a ser importada do México, enquanto a segunda permanecia em produção por aqui. Nesse caso, a coexistência terminou em 2014. No início deste ano, o Fiesta deixou o país em definitivo.
Os carros de entrada não são os únicos que conseguem sobreviver à chegada dos sucessores: o Tucson está aí para provar! O SUV, aliás, assistiu ao lançamento não só de uma, mas de duas linhagens à frente! A primeira sobrevida do modelo aconteceu em 2010, quando a Hyundai lançou o ix35, seu substituto no resto do planeta.
A convivência dos dois foi bastante harmônica: tanto que, em 2016, eles passaram a dividir o mercado também com o New Tucson. Eram, então, nada menos que três safras do SUV médio vendidas ao mesmo tempo no país. Em dezembro de 2018, o modelo original, finalmente, saiu de linha. Será que o Onix Joy será capaz de realizar façanha semelhante?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Houve também o chamado Gol Geração 3 sendo vendido de forma simultânea com o antecessor, o gol bolinha, que na ocasião era o Gol Special, de 1999 à 2004.
Se bem que não era exatamente uma nova geração, tecnicamente falando …