Recalls para sanar falhas gravíssimas ocorreram em 2019
Como só uma parcela dos consumidores atende aos chamados, carros perigosos continuam a rodar; nesses casos, vidas de ocupantes e de terceiros correm risco
Como só uma parcela dos consumidores atende aos chamados, carros perigosos continuam a rodar; nesses casos, vidas de ocupantes e de terceiros correm risco
Em 2019, 1,1 milhão de automóveis foram convocados para reparar defeitos em 58 recalls no Brasil, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Nos últimos cinco anos, foram 701 campanhas no país, das quais 189 tiveram atendimento abaixo de 10%, e outras 103, entre 10% e 40%, de acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Apenas no estado de São Paulo, o Procon-SP apura que mais de 2,1 milhões de veículos foram chamados para campanhas no ano passado, mas apenas 14,93% compareceram. Estes números mostram que não houve melhoria no cenário, e o brasileiro continua ignorando defeitos, muitas vezes, graves.
Neste ano, foram feitos três recalls de carros para corrigir falhas seríssimas que colocam motorista, ocupantes e terceiros em risco de morte. Um deles foi do recém-lançado Chevrolet Onix Plus. Menos de um mês após chegar às lojas, um vídeo mostrava o sedã queimando até se se transformar numa carcaça em uma estrada do Maranhão.
“Eu senti [sic] um barulho na parte do motor do carro, barulho do tipo uma pequena explosão, parei o carro no acostamento e quando levantei o capô do carro já avistei as chamas, só deu tempo de eu pegar minha mochila que estava no bagageiro. Aí o incêndio foi total”, contou o professor Kleiton James, dono do veículo.
Pouco depois, a Chevrolet iniciou um recall do Onix Plus que incluía grande parte das unidades produzidas até então. Contudo, muitas já haviam sido entregues a seus proprietários, a quem caberá a responsabilidade de levá-las até a concessionária. Caso contrário, estarão enfrentando os riscos materiais e físicos de um carro pegando fogo.
Outro dos recalls mais perigosos de 2019 foi do BMW Série 3. Segundo comunicado da marca, pode ocorrer travamento de motor nos modelos 330i M Sport e 330i Sport. Isso pode acontecer durante a condução dos carros, criando risco eminente de acidentes graves.
O defeito é tão sério que o reparo envolve a substituição completa do motor 2.0 turbo da marca alemã. O tempo estimado para o serviço é de três dias úteis, e ele deve ser realizado por todos os proprietários, considerando que as vidas de terceiros também são colocadas em risco.
Também neste ano, outro dos recalls que não podem ser ignorados foi da Volkswagen, e ele foi feito de maneira inédita. A marca descobriu que diversas unidades não deveriam ter sido vendidas – mas foram.
Esses carros, conhecidos como pré-série, possuem componentes fora das especificações, e eles nunca deveriam ter saído da fábrica. Estão inclusos os modelos Touareg, CC, Passat, Passat Variant, Tiguan, Golf, Up!, Fox, CrossFox, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Gol, Parati e Voyage.
O recall foi anunciado em janeiro, sendo que a Volkswagen está comprando os veículos de volta para transformá-los em sucata.
Para saber se existem recalls para determinado carro, proprietários devem acessar o site do fabricante. As páginas disponibilizam uma seção específica para as campanhas, na qual é possível fazer pesquisas por chassi ou por modelo.
Outras maneiras são entrar em contato com a central de atendimento da marca por telefone, que também é disponibilizado nos sites oficiais, ou diretamente em uma concessionária autorizada.
Motoristas também podem fazer uso de um aplicativo gratuito lançado em fevereiro. O Papa Recall reúne todas as campanhas feitas no país, e mostra se elas incluem determinado carro de acordo com cadastro feito pelo usuário.
O governo também tomou uma iniciativa que ajudará a diminuir o número de veículos que não atenderam a recalls, aumentando a segurança nas ruas e estradas. Desde outubro, o não atendimento aos recalls será registrado no documento do carro, ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
A informação aparecerá se um recall para o modelo tiver sido anunciado há 1 ano ou mais, e o dono não o levar para o conserto.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |