Golf Variant sai de linha também nos Estados Unidos
Depois de abandonar o mercado brasileiro, no início do ano, perua saiu de linha nos EUA para abrir espaço para os SUVs e elétricos
Depois de abandonar o mercado brasileiro, no início do ano, perua saiu de linha nos EUA para abrir espaço para os SUVs e elétricos
Não é novidade que as peruas estão passando por um declínio de alcance global – e o último golpe foi a interrupção da fabricação do Golf Variant nos Estados Unidos. A categoria vem perdendo cada vez mais espaço para os SUVs.
Desde o ano passado, sabíamos que o modelo estava com os dias contados. A geração atual, que continuará à venda no país norte-americano enquanto durarem os estoques, seria a última.
Depois disso, em fevereiro, soube-se que a fabricação do Golf Variant foi suspensa no México. Com isso, também foram interrompidas as importações para o Brasil, advindas do país latino.
Com o fim das vendas do modelo por aqui, extinguiu-se toda uma categoria: a das peruas médias com preço acessível. Sem ela, continuam nas lojas apenas modelos premium, cuja aposta de mercado dispensa um volume de vendas muito alto.
A razão para o fim do Golf Variant – e outras peruas – é de fácil entendimento. Em todo o mundo, consumidores têm mostrado mais interesse pelos utilitários esportivos, afetando as vendas de outras configurações.
No Brasil, a perua do Golf chegou em 2016, e chegou a ganhar uma reestilização em 2018. Contudo, em todo aquele ano, foi emplacada apenas 503 vezes.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, os SUVs já representam mais que 50% das vendas da Volkswagen, segundo o site Carscoops. Ao mesmo tempo, a marca vem, notoriamente, cortando custos de diversos setores para investir em carros elétricos.
Assim, entre os SUVs e estes últimos, o Golf Variant deu seu adeus.
Os planos da marca, globalmente, envolvem o lançamento da família de elétricos ID. Com a plataforma específica para a categoria, MEB, a alemã está desenvolvendo uma série de automóveis, para diversas categorias.
Até agora, não há notícia de uma perua elétrica na gama. O primeiro lançamento será o hatch ID.3, que já está em pré-venda em alguns países. Depois dele, será a vez de uma Kombi elétrica, um sedã autônomo, e um buggy.
Fotos Volkswagen | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |