Golf Variant sai de linha também nos Estados Unidos

Depois de abandonar o mercado brasileiro, no início do ano, perua saiu de linha nos EUA para abrir espaço para os SUVs e elétricos

Por AutoPapo 18/07/19 às 10h00

Não é novidade que as peruas estão passando por um declínio de alcance global – e o último golpe foi a interrupção da fabricação do Golf Variant nos Estados Unidos. A categoria vem perdendo cada vez mais espaço para os SUVs.

Depois de abandonar o mercado brasileiro, no início do ano, perua Golf Variant saiu de linha nos EUA para abrir espaço para os SUVs e elétricos.

Desde o ano passado, sabíamos que o modelo estava com os dias contados. A geração atual, que continuará à venda no país norte-americano enquanto durarem os estoques, seria a última.

Depois disso, em fevereiro, soube-se que a fabricação do Golf Variant foi suspensa no México. Com isso, também foram interrompidas as importações para o Brasil, advindas do país latino.

Com o fim das vendas do modelo por aqui, extinguiu-se toda uma categoria: a das peruas médias com preço acessível. Sem ela, continuam nas lojas apenas modelos premium, cuja aposta de mercado dispensa um volume de vendas muito alto.

A razão para o fim do Golf Variant – e outras peruas – é de fácil entendimento. Em todo o mundo, consumidores têm mostrado mais interesse pelos utilitários esportivos, afetando as vendas de outras configurações.

Depois de abandonar o mercado brasileiro, no início do ano, perua Golf Variant saiu de linha nos EUA para abrir espaço para os SUVs e elétricos.

No Brasil, a perua do Golf chegou em 2016, e chegou a ganhar uma reestilização em 2018. Contudo, em todo aquele ano, foi emplacada apenas 503 vezes.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, os SUVs já representam mais que 50% das vendas da Volkswagen, segundo o site Carscoops. Ao mesmo tempo, a marca vem, notoriamente, cortando custos de diversos setores para investir em carros elétricos.

Assim, entre os SUVs e estes últimos, o Golf Variant deu seu adeus.

Golf Variant sede espaço para SUVs e elétricos

Os planos da marca, globalmente, envolvem o lançamento da família de elétricos ID. Com a plataforma específica para a categoria, MEB, a alemã está desenvolvendo uma série de automóveis, para diversas categorias.

volkswagen id3 eletrico pre venda 2
Hatch elétrico ID.3 já está em pré-venda em alguns países

Até agora, não há notícia de uma perua elétrica na gama. O primeiro lançamento será o hatch ID.3, que já está em pré-venda em alguns países. Depois dele, será a vez de uma Kombi elétrica, um sedã autônomo, e um buggy.

Fotos Volkswagen | Divulgação

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário