Não acredite! Nove lendas da internet

Lendas sobre automóvel sempre existiram. Mas, com a internet, multiplicaram-se

Por Boris Feldman17/09/17 às 13h49

1. Reserva

Corre na internet que não se deve usar o combustível até a reserva do tanque, pois corre-se o risco de queimar a bomba elétrica, que seria refrigerada pela gasolina (ou etanol) onde está imersa. Uma das maiores lendas da internet. Na verdade, o que refrigera a bomba é o combustível que passa dentro dela, não o que está em sua volta, no tanque.

2. Calibragem do pneu

Não acredite em aumentar a pressão dos pneus para reduzir consumo de combustível. Até que reduz, mas o excesso na calibragem torna o carro duro, força os componentes da suspensão e… reduz a vida útil do pneu. Por outro lado, tem a versão contrária: reduzir a pressão recomendada para deixar o carro mais confortável. Deixa mesmo, mas o carro perde estabilidade, além de aumentar o espaço de frenagem e o desgaste do pneu.

Lendas da internet sobre carros se propagam com facilidade

3. “Lei dos oito anos”

Diante da preocupação do comprador, o vendedor insiste, ao vender um carro que já deixou de ser fabricado ou importado, na lei que exige a permanência de peças de reposição no mercado por oito anos. Mentira: não tem lei nenhuma, nem prazo nenhum. As lojas só oferecem peças para modelos que justifiquem mantê-las nas prateleiras. Se não há demanda, não há oferta…

4. Pneu de supermercado

“Cuidado com pneus oferecidos nos supermercados. São baratos, pois foram refugados pelo controle de qualidade do fabricante”. Besteira: custam menos porque não exigem investimento em propaganda, promoções nem marketing. Às vezes, a fábrica até produz o mesmo pneu, porém com outra marca, só para justificar o preço inferior. Em relação aos pneus, uma das lendas da internet diz que, se tiverem uma listras coloridas na banda de rodagem, é porque foram rejeitados pela fábrica. Besteira: as faixinhas coloridas apenas indicam para qual mercado foi produzido.

5. Termostática

“Essa válvula foi projetada para carros que rodam na Europa. Aqui no Brasil ela é inútil e só serve para fazer a água ferver”. E, diante deste “sábio” raciocínio, o mecânico joga a válvula termostática no lixo. E o carro para mesmo de ferver, pois a válvula estava defeituosa. Mas deveria ser substituída, pois é fundamental para manter o motor funcionando na temperatura correta. Uma das lendas da internet.

6. Aditivo

Já teve até publicidade na televisão: uma Brasilia abastece com gasolina aditivada e sai do posto ultrapassando uma Ferrari. Não existe mágica: aditivos são importantes para manter a limpeza interna dos motores, mas não geram potência adicional.

7. Consumo

O carro é novo, ainda não rodou 1.000 km, mas o consumo de combustível está elevado. Ou de óleo do motor. Na oficina da concessionária, o dono do carro é “informado” de que o nível da vareta de óleo baixou mais que o previsto porque o motor ainda está novo e ainda não foi “amaciado”, o que só ocorreria depois dos 5.000 km rodados. E o mesmo em relação ao excesso de combustível.

Realmente, depois de quatro a 5.000 km, as peças do motor se ajustam e pode haver uma redução nos dois consumos. Mas nada superior a 5% ou 10%. Se o carro só faz 5 km por litro de gasolina quando novo, não vai passar a 8 ou 9 km/l depois de “amaciado”.

8. “Dr” Frentista

São extremamente solícitos quando você para no posto para abastecer. E ainda verificam o nível do óleo do motor, argumentando (com uma gotinha entre os dedos) de que a viscosidade “já era”. Ou que está preto demais, sempre insistindo na troca do óleo. Que só se faz de acordo com o manual, não segundo a opinião do frentista.

9. Perde tudo

Vencida a carteira de habilitação, se o motorista não renová-la em 30 dias, perde seu histórico e tem que entrar novamente em todo o processo do Detran. Lenda: é o contrário, pois o motorista tem exatamente 30 dias para renová-la. Porém, se não o fizer, basta pagar a multa e realizar o exame solicitado pelo Detran. Não caia em mais uma das lendas da internet.

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