7 acessórios para carros que ninguém usa

Entre os úteis e os inúteis, veja sete itens que ninguém usa, desde a bússola na cabine até os modos de condução

comandos de voz no carro volante
Por Bárbara Angelo
Publicado em 24/02/2019 às 10h00
Atualizado em 11/08/2022 às 16h28

Os vários tipos de acessório para carros costumam se apresentar na forma de uma lista, na hora de vender o veículo, na concessionária. Quanto maior a lista, mais completo o modelo parece ser. Da mesma forma, quando o carro de interesse tem poucos mimos, pode deixar de ser atraente para o consumidor.

Enquanto muitos desses acessórios são fundamentais, por mais simples que pareçam – como um porta-copos – outros acabam passando sua vida útil quase sem ser utilizados. Confira sete exemplos desse tipo de item:

1. Volante e bancos aquecidos são um acessório para carros nórdicos

Essas setinhas não vão pra baixo?

O aquecedor de bancos é um item que só costuma aparecer em veículos de luxo. E isso combina bem com um país tropical onde poucos podem desembolsar esse tipo de investimento. É difícil imaginar, no Brasil, um clima tão frio que o aquecedor do painel central não seja o suficiente.

Ainda assim, esse acessório para carros aparece em alguns modelos globais que são importados para cá, como o Land Rover Range Rover. Seus proprietários, contudo, devem até festejar no dia que finalmente tiverem a oportunidade de desfrutar desse recurso.

O mesmo pode ser dito sobre o volante aquecido, que é ainda mais inútil. Se, no Brasil-sil-sil, já é difícil precisar esquentar o bumbum, imagina ter que esquentar as mãos na hora de dirigir. Melhor seria um refrigerador de volante, para quando paramos o carro no sol, ao meio-dia, e depois não dá nem para segurá-lo, de tão quente que fica.

2. Assistente de estacionamento ainda é muito lerdo

Na vaga de 90 graus qualquer um estaciona…

Ao contrário do aquecedor de banco, o assistente de estacionamento é um acessório para carros que pode aparecer em modelos um pouco mais acessíveis, como o Jeep Compass. Em teoria, parece uma ideia genial: os sensores acham uma vaga para você e o veículo se posiciona para entrar nela, controlando o volante na hora da baliza, e apitando se você se aproximar demais de objetos ao redor.

Contudo, na realidade, a tecnologia ainda não é muito prática. O carro vai andar devagarzinho procurando uma vaga, e nessa hora já vai ter uma fila de carros buzinando atrás de você. Depois, ele vai ficar exibindo instruções para você seguir no painel. Só que é impossível segui-las naquele estado mental dos engarrafamentos, estresse urbano e medo de ser assassinado por um maluco porque você está demorando para estacionar.

Nessa hora, é melhor pegar o volante e fazer a baliza você mesmo, com a rapidez que só o excesso de cortisol pode oferecer.

3. Mudança de cor das luzes internas é meio ridículo

Luz da cabine do carro colorida: Entre os úteis e os inúteis, veja sete exemplos de acessório para carros que ninguém usa, desde a bússola na cabine até os modos de condução.
Sério…

Outro acessório para carros que está se tornando relativamente comum é a opção de escolher a cor das luzes da cabine. A ideia parece boa para quem tem filhos, já que as crianças vão gostar de brincar com as opções. Elas vão passar todo o trajeto mudando do vermelho, daí para o amarelo, e depois para o roxo, mas não sem antes passar pelo verde.

Já os adultos podem ter alguma resistência com as opções oferecidas. Imagina você saindo do trabalho, se despedindo do chefe no estacionamento, e quando abre seu carro, ele emana uma luz cor-de-rosa em cima de você? Não passa boa impressão. Sem falar no desconforto que o próprio motorista deve sentir quando, de repente, descobrir que está dirigindo uma boate.

4. Comandos de voz podem ser importantes, mas ninguém usa

Comandos de voz: Entre os úteis e os inúteis, veja sete exemplos de acessório para carros que ninguém usa, desde a bússola na cabine até os modos de condução.

Alguns carros, em vários níveis de preço, têm uma central multimídia com comandos de voz. O Ford Ka, por exemplo, pode ser equipado com o sistema Sync3. Entre outros, o recurso oferece navegação por comando de voz, o que aumenta a segurança do motorista, que não precisa utilizar as mãos ou a visão para comandar o celular. O problema é que raramente as pessoas se lembram dessa facilidade ou das palavras exatas que têm que dizer para operar o sistema.

Já a nova geração do Classe A, da Mercedes-Benz, oferece uma quantidade maior de comandos. Entre eles, está o de abrir o teto solar, e… mudar a cor da iluminação interna do veículo. Essas ações dificilmente exigiriam urgência para serem executadas – ou talvez sejam ações que ninguém nunca vai querer executar, como exposto no item anterior.

Úteis ou inúteis, uma coisa os comandos de voz têm em comum: são outro acessório para carros que quase ninguém usa.

5. Massageador de banco: qual a necessidade?

Bancos massageadores do Range Rover Evoque: Entre os úteis e os inúteis, veja sete exemplos de acessório para carros que ninguém usa, desde a bússola na cabine até os modos de condução.
Os bancos do Range Rover Evoque guardam um segredo… (Land Rover | Divulgação)

Da mesma forma que os bancos aquecidos, os bancos massageadores são outro acessório de carros de luxo, e ainda mais inusitado. Existem pessoas que têm poltronas massageadoras em casa. Elas devem ser as únicas a fazer uso do recurso, que também aparece em algumas versões do Range Rover, entre outros.

Para o resto da população, contudo, o recurso passa batido. Dificilmente a pessoa estará em uma situação tão desconfortável que precise de uma massagem enquanto dirige. Sem falar que, como estamos falando de veículos caríssimos, os assentos já são extremamente confortáveis, diminuindo, ainda mais, as chances de fazer uso deste item.

6. Ninguém sabe como os modos de condução funcionam

Os modos de condução estão presentes em categorias de carro variadas. Embora sejam mais comuns em carros esportivos, também aparecem em veículos mais acessíveis, como o Peugeot 2008. Esse recurso é interessante justamente nos veículos esportivos, projetados para alcançar velocidades altas mas, ao mesmo tempo, também se comportarem quando estão em ciclo urbano.

Veja como os modos de condução funcionam em 1 minuto.

Contudo, em carros comuns, não há muito o que fazer. A mudança entre um modo e outro pode não ser percebida pelo condutor, ou parecer inútil. Um exemplo é o botão ECO, que é um dos modos de condução. Com o pretexto de economizar combustível e reduzir emissões, o modo ECO costuma reduzir, drasticamente, a resposta do acelerador. Assim, o carro vai demorar a pegar velocidade, o que é insuportável para a maioria dos motoristas.

Outro recurso do mesmo tipo é a função sport (S) que pode ser ativada no câmbio automático de alguns carros. Com ela, em teoria, o carro vai fazer reduções um pouco antes, e demorar um pouco mais para engatar a próxima marcha. Assim, ele vai andar, na média, sempre em rotações mais altas do que se a função não estivesse em uso, propiciando uma direção mais agressiva.

Entretanto, na prática, se o carro já tem um bom acerto, o recurso não faz muita diferença, especialmente no trânsito diário. Da mesma forma, se a transmissão automática já não consegue dar boas respostas, não é a função sport que vai salvá-la.

7. Bússola: um acessório para carros que dispensa comentários

Bússola na cabine do Fiat Strada: Entre os úteis e os inúteis, veja sete exemplos de acessório para carros que ninguém usa, desde a bússola na cabine até os modos de condução.
Interior da Fiat Strada Adventure, com a bússola no painel. (Fiat | Divulgação)

Este acessório para carros dispensa comentários. Em um mundo equipado com Waze, internet, e telefonia celular, ter uma bússola no painel parece algo impensável. Talvez fosse melhor já colocar no carro, encaixado dentro do porta-luvas, um astrolábio, para o motorista se orientar pelo Cruzeiro do Sul.

Apesar disso, algumas montadoras já insistiram em colocar este enfeite dentro da cabine, e a bússola pode ser encontrada na linha Adventure, da Fiat, ou no Nissan Sentra.

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79 Comentários
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Gladimir Pinto Da Silva 3 de novembro de 2020

Moro no Rio Grande do Sul. Meu carro não tem aquecimento de bancos, mas eu já viajei com um amigo que tem. Trabalhamos desmontando uma micro usina de Álcool. Voltamos cansados e o banco aquecido alivia as dores musculares. Além disso o autor deve ser muito desinformado, pois não sabe que no inverno do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina o inverno chega próximo de zero graus. O comando de voz só não usa quem não sabe a utilidade.
O acessório, caro, e mais inútil e o teto solar. Nos anos 80, quando não raros carros possuíam condicionador de ar ele era útil em viagens. Abria se o teto Solar e ele causava um efeito Venturi que puxava o ar para fora do veiculo e não precisava manter os vidros abertos que, em alta velocidade, incomodam pelo barulho. Hoje, com a maioria dos carros são equipados com ar condicionado o teto é um item unicamente para ostentação ou para livrar os chifres.

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valdomiro BERGAMINI 5 de janeiro de 2020

Dois itens que eu tiraria do meu carro, se fosse possível; sensor de chuva e start stop. Se começar chover eu ligo o limpador, quando achar conveniente e desligar o motor em paradas tão rápidas é um contra senso e pode impedir uma arrancada mais rápida em caso de emergência. Já aconteceu comigo.

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Sandro d'Ávila 26 de março de 2019

Fraquinho demais, hein!!

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Ricardo Vasconcellos 27 de fevereiro de 2019

Francamente, o Sr. Boris Feldman não precisava comprometer a sua imagem de bom jornalista, falando tanta besteira como falou. Comando de voz é questão de segurança, parceiro. O distinto deve ficar falando no telefone e vendo as mensagens com o celular entre as pernas!! Kkkkk
Faz uma viagem pro Sul do País ou para o interior de Minas durante o inverno e vai saber pra que serve aquecimento de bancos e volante. E por aí vai! Modo de condução é muito bom, principalmente os de economia e offroad. Os esportivos também têm seu charme. Ô Bóris, entre falar bobagem e ficar quieto, a segunda opção é sempre melhor

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Lourival Pereira 20 de maio de 2024

Ricardo Vasconcelos, o que relatou acima, é verdade. Só discordei dos comentarios a respeito da capacidade profissional do Boris a quem considero um ótimo engenheiro.
Muitas das suas dicas são de relevantes valores, principalmente para aqueles que não se identificam muito com o manual do motorista.,
Muitos comentários agressivos a gente vê aqui. Mas temos que levar em conta que o Boris está apenas tentando ajudar o motorista brasileiro. Não se pode exigir 100 por cento de tudo que acontece no nosso planeta.
Um pouquinho de comreensão e refletimento vai ajudar, e muito.

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Edson SA 26 de fevereiro de 2019

Nossa!!! Artigo de gente com mente fraca…. Se dependesse dessas mentes estaríamos ainda andando de Ford T….

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Vinicius 25 de fevereiro de 2019

Que lixo de artigo!

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Bruno Augusto 25 de fevereiro de 2019

Pelo nível do artigo quem o escreveu não deve ter carro, ou não gosta de carros! Todos os itens tem sim utilidade e muita gente usa, a bússola talvez seja o menos usual ao condutor comum, mas o carro q tem esse acessório é construído para um condutor aventureiro que conhece, precisa e sabe utilizar!

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Alexandre 24 de fevereiro de 2019

Concordo que é supérfluo para alguns motoristas esses recursos, pois tenho um amigo que acha o Corolla o melhor carro do mundo, o cara pagou 90k num carro que nem farol de neblina tem, não tem retrovisor fotocrômico, fechamento do tipo one touch nos vidros….esse tipo de consumidor realmente acha tais recursos desnecessários e ainda diz que modelos como o Fusion Titanium perde para o chaquaiota dele. É esse mesmo cidadão que acredita que um farol aceso em condições normais de visibilidade num país tropical como o nosso evita acidentes, e já de quebra fala mal do sensor crepuscular pois a máquina de 90 pratas que ele comprou não tem ….

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Elizandro 24 de fevereiro de 2019

Discordo apenas dos massageadores. Fiz uma viagem de 1000 km com o Peugeot 3008 e os massageadores simplesmente foram fantásticos, aliviam a tensão de estar segurando o volante. Precisei parar apenas duas vezes na viagem, uma para comer outra para abastecer.

Fiz a volta em um Honda City e precisei parar mais umas 3x só para esticar as pernas.

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Salva 24 de fevereiro de 2019

Matéria fraca, se existem as opções é porque algumas pessoas gostam e utilizam sim senhor…

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David 24 de fevereiro de 2019

Não concordo com esse artigo. Uso sim, e muito o comando de voz. Modos de direção, seta, massageador de banco o meu não tem, mas também é tão útil quanto os anteriores -principalmente no caso de viagens longas- Assim também o aquecedor de bancos, não se usa todos os dias, mas em um dia frio quebra o galho! Da seta então não vou nem falar!!!

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Clovis Aguiar 24 de fevereiro de 2019

Quem fez a matéria deve ser mesmo motorista de bairro .deve dirigir um popular todo dia .uso comando de voz diariamente.massagem aquecimento de banco sao ótimos para viagens. Resumindo pede para o editor sair do mundo de Alice urbano .Quem tem uma range rover costuma usufruir o veículo em viagens longas e esses acessórios são bem legais mas claro que pelo padrão da matéria a pessoa não tem um kkk .quanto a bússola manda ela fazer uma viagem no sertão e pede pro waze funcionar kkkkk.Com todo respeito que matéria lixo feita por um almofadinha urbano

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Orlando Palmeira 24 de fevereiro de 2019

Li tudo e francamente que escreveu isso ou tem 15 anos, ou não usa carros no dia dia ou simplesmente é um imbecil. Todos os acessórios que foram colocados aí, menos o tal massageador de coluna, eu já utilizei e sempre cada um no seu nome to correto… Eu faço viagens de 3 mil km e um massageador nas costas seria perfeito… Esse tipo de jornalismo não nos ajuda em nada.

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Herlon 24 de fevereiro de 2019

Ate a mudança de tonalidade de luz pode ser interessante, dependendo de como se usa.
Agora os outros equipamentos sao utilizaveis sim, bancos aquecidos sao intetessantes no inverno do sul, ja usei. Cambios automaticos com opções de condução deveria ser padrão.
Convem rever seus conceitos.

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Elias Costa 24 de fevereiro de 2019

Cara me desculpe, mas você foi totalmente infeliz nas críticas feitas, a não ser que seja uma crítica humorística né.

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Otavio Filho 24 de fevereiro de 2019

Essas frescuras ou bijuterias so acrescem o valor do carro.
Tenho 3 carros e dispensei ate o ar condicionado.
Os carros todos tem mais de 100 mil km rodado e parecem zero km. Todos 8 valvula e 1.6 volksvagem. O carro deve ser bom de motor e cambio e revidados. Andei a america latiba e Brasil todo com os 3 e tenho carro para mais 10 anos.

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Beny 24 de fevereiro de 2019

Pior do que bússola é aquela informação que você recebe no app de mapa: “siga na direção noroeste”. Tão ridículo e inútil como papel higiênico perfumado

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Maicon 24 de fevereiro de 2019

Artigo imbecil e inútil. Acho que o autor deveria trocar o carro por um jegue!

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Carlos Buff 24 de fevereiro de 2019

Penso que na média as colocações têm sentido. Mas algumas tecnigua são úteis, pra motoristas jovens. Os mais velhos como eu já dispensam esse tipo de facilidade, a maioria delas meio bobas. Penso que as tecnologias sejam válidas, até a bússola!

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Sérgio Richter Ayres 24 de fevereiro de 2019

Olha só. A mauoriabdos carros que são vendidos aqui é que tem esses equipamentos, foram concebidos para países onde os motoristas usam por conforto ou necessidade. Então generalizar é uma besteira. Imagine você dirigindo em uma região muito fria. Você não vai usar o aquecedor de bancos? Ou imagine você procurando uma vaga em um país organizado, com pessoas educadas. Você não vai usar o estacionamento automático? É exatamente essa nossa preguiça de pensar que acaba por produzir um artigo abestalhado.

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C. Pinheiro 24 de fevereiro de 2019

Agora alguém me diga onde são vendido esses carros que tem até massageador nos bancos??? Aqui no Brasil realmente parece caretice alguns desses acessórios mas são úteis sim, depende do ponto de vista de cada um. Não quer dizer que o editor não gosta desses acessórios que têm de tendênciar os outros a não gostarem.

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Paulo Sergio Moreira 24 de fevereiro de 2019

A mim parece-me que a autora do texto só demonstra a sua ignorância ao demonstrar que não entende como funcionam os sistemas de que fala, então a explicação dos sensores de estacionamento é surreal

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Alexandre 24 de fevereiro de 2019

Os comentários mostram o chamado “Efeito Manada”. Um típico idiota brasileiro, que paga uma fortuna para ter um ítem futil, postou um comentário e a maioria foi na onda e não quer admitir que é m tremendo de um otário, que por exemplo paga que 70.000 Reais por um Pálio Aventure. (Dan, mas tem bússola, daaan, eu sou otário, daaaaan)

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Carlos 24 de fevereiro de 2019

Tirando o aquecimento de bancos que é útil em determinadas regiões e deveria, por isso, ser opcional, os demais são realmente de pouca utilidade.

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Roberto 24 de fevereiro de 2019

Tive um Idea Aventure. Munido de mapa e bússola, percorri Uruguai, Argentina e Chile. Quem não dá valor é porque não sabe usar. Hoje procuro uma boa bússola para instalar na Toro.

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Denis Gomes 24 de fevereiro de 2019

Farol principal é um item que está caindo em desuso nos carros com DRL! Seus motoristas se tornam invisíveis com as luzes traseiras apagadas e inconvenientes com as dianteiras, mais fortes, ofuscando quem vem no sentido contrário. Precisamos de reportagens sobre isso.

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Júnior Alves 24 de fevereiro de 2019

Só da galera começar a usar a seta já tá beleza…

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Andre 24 de fevereiro de 2019

De fato algumas coisas são inúteis, por exemplo, 90% dos ditos especialistas e comentaristas. Menos chute, mais estudo.

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celso henrique leite 24 de fevereiro de 2019

Tem um item bem popular que muita gente tem mas acho que muitos não sabe como funciona “SETA”.

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Marcelo Bastos 24 de fevereiro de 2019

Concordo
Plenamente!!

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Ayrton Senna 24 de fevereiro de 2019

Péssima matéria. O autor não entendeu os acessórios e só falou besteira!

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Luciano 24 de fevereiro de 2019

SÓ compro carros com comandos de voz. Ñ tiro as mãos dos volantes.

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Joaquim 24 de fevereiro de 2019

Cor da iuminação altera o estado de alerta e percepção. Vermelho e amarelo:bom para quem está sonolento; azul, bom para acalmar e reduzir estresse…
Modos de condução são recomendados para rodovias, não para trânsito urbano.
Massagens são reconfortantes, ideais para estados de ansiedade e tensão.
Alguns têm dificuldade de estacionar em vagas pequenas, e nem sempre, há motoristas ansiosos por perto.

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VALDER 24 de fevereiro de 2019

Meu DEUS!!!!!Quanta besteira !

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Alfredo Frantz Filho 24 de fevereiro de 2019

Francamente. O assumto é bem interessante, mas desisti de ler por casa desse botão de “próxima página”. Isso é um saco.

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Marcelo 24 de fevereiro de 2019

Nunca comento matérias, mas essa não dá para passar.

Autora parece não se abrir para avanços tecnológicos, desde personalização do interior a outros mimos de conforto.

Talvez um corcel II seja mais adequado para a autora.

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Ediney Fabiani 24 de fevereiro de 2019

O q há de errado com o corcel 2, baita carro, confortável, e forte, não é carro pra nutelas né.

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Ediney Fabiani 24 de fevereiro de 2019

Eu tenho um carro cheio de “mimos tecnológicos”, a maioria não uso,e finais de semana qdo quero dirigir de verdade pego meu velho Maverick sem dh e dou muitas bandas pela cidade e interior.

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Marconi 24 de fevereiro de 2019

Melhor ignorar o AUTOPAPO de agora em diante…

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Gringo 24 de fevereiro de 2019

Faltou o mais comum em todos os veículos e a maioria não usa: SETA

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Antonio Carlos 24 de fevereiro de 2019

Uma vez vi escrito na traseira de um carro: Seta não é cu, dê a vontade.

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Nilmar 24 de fevereiro de 2019

Concordo total e completamente! Parece que o carro vai explodir se ligar a seta…

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Romildo 24 de fevereiro de 2019

Acho que a maior parte não usa mesmo. São enfeites.
E a matéria ficou bem humorada.

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Vagner Hagio 24 de fevereiro de 2019

E o principal que todos os carros tem,mas dá pra contar nos dedos quem usa

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AcesHigh 24 de fevereiro de 2019

A internet não é ótima? Você pode falar a asneira que quiser.

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M. Santos 24 de fevereiro de 2019

Impressionante a quantidade de asneiras ditas ultimamente nas reportagens sobre carros.
Dá a impressão que repórteres de outras áreas foram remanejados; falta seriedade, e o leitor que se dane.

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Ramon 24 de fevereiro de 2019

7 concordâncias e vou além

Sensor de estacionamento, se é necessário ter um bip para lhe avisar a proximidade de algo é porque vc NAO SABE estacionar e NÃO TEM NOÇÃO ESPACIAL nenhuma, volte para a auto-escola.

Assistente de partidas em rampas, APRENDA o funcionamento de uma embreagem.

Freios combinados nas motos, APRENDA A FREAR uma motocicleta e será absolutamente supérfulo está engenhoca.

Etc e etc

Deveria fazer um post sobre equipamentos importantes mas utilizados DE MANEIRA IDIOTA pela imensa maioria dos motoristas, como luz de neblina traseira, farol de milha, SUV dentro de cidades, etc

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Fábio 24 de fevereiro de 2019

Comodidades… Saber usar não quer dizer que é mais confortável… Você pode gostar de passar marchas mas a maioria prefere um carro automático, se consegue comprar um, ótimo… Se você não gosta, não chame de idiotas os que sabem usar mas preferem conforto…

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Andre3110 24 de fevereiro de 2019

Sou profissional de engenharia com muito conhecimento de informática. Faço muitas coisas bem mais rápido que a maioria, uso GNU/Linux. Mas jamais trataria usuários de Windows, a maioria leigos, como idiotas. Até tem livros com este nome. A questão fundamental é o nível de importância que damos ao objeto. Muitos usam o carro para ir do ponto A para o ponto B, para muitos deles o ideal seria apenas dizer para o carro para onde querem ir. Não sabem, nem querem saber de embreagem, polias, lubrificação, arrefecimento,…, tudo assunto irrelevante para eles. Tem de respeitar.
Nestes casos, qto mais tecnologia melhor, pois o carro avisa qdovesta com problema e acessora o motorista sobre estacionar, subir rampas, etc..

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Andre3110 24 de fevereiro de 2019

Sou profissional de engenharia com muito conhecimento de informática. Faço muitas coisas bem mais rápido que a maioria, uso GNU/Linux. Mas jamais trataria usuários de Windows, a maioria leigos, como idiotas. Até tem livros com este nome. A questão fundamental é o nível de importância que damos ao objeto. Muitos usam o carro para ir do ponto A para o ponto B, para muitos deles o ideal seria apenas dizer para o carro para onde querem ir. Não sabem, nem querem saber de embreagem, polias, lubrificação, arrefecimento,…, tudo assunto irrelevante para eles. Tem de respeitar.
Nestes casos, qto mais tecnologia melhor, pois o carro avisa qdo esta com problema e assessora o motorista sobre estacionar, subir rampas, etc..

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Silverghost 24 de fevereiro de 2019

Ramon meu caro, você falou muita besteira.

O problema do brasileiro é não querer ler o manual do carro e assim, não saber usar os acessórios corretamente.
Sensor de estacionamento não é útil? Aposto que você tem um engate no seu Fiat 147 e pára quando acerta o carro de trás, quando o seu senso ESPACIAL é ativado…

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Silverghost 24 de fevereiro de 2019

Ramon meu caro, você falou muita besteira.

O problema do brasileiro é não querer ler o manual do carro.
Sensor de estacionamento não é útil? Aposto que você tem um engate no seu Fiat 147 e pára quando acerta o carro de trás, quando o seu senso ESPACIAL é ativado…

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Ricardo 27 de fevereiro de 2019

Velho, você está na idade da pedra? Fica esnobando como se fosse difícil fazer tudo sozinho. Só que conforto existe, filho!

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Luis Gomes 24 de fevereiro de 2019

Reportagem inútil e sem a minima coerência. Jamais deveria ser veiculada em um site sobre carros. Provavelmente a articulista, deve gostar de dirigir um Fusca 75. A maior parte dos recursos apresentados são incluídos nos carros importados devido a intensa concorrência entre os modelos no exterior. Aqui temos que nos contentarmos com carroças caras e ineficientes, sem nenhum recurso. Isso só resume a falta de conhecimento de quem escreveu. Lamentável.

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Nanci 24 de fevereiro de 2019

Eu tive um Fusca 75 e ele me servia bem na época, tirando o limpador de para brisa que não dava conta na chuva…época da faculdade.. não fala mal dele não… agora eu nem conseguiria dirigir…kkk

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Guilherme 24 de fevereiro de 2019

Vem morar na serra gaúcha em julho e agosto para ver se esquecimento de banco e volante não serão úteis! Brasil não é só sudeste!!

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Ademar 24 de fevereiro de 2019

Eu concordo que na Serra Gaúcha e catarinense o aquecimento de banco é necessário, mas lançar carros no país todo com esses equipamentos é burrice, porque eles não se tornam um item especial, somente aqueles que necessitam pagamento por ele????

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Luiz Antonio Ferretti 24 de fevereiro de 2019

Pobre é phoooooda .

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Daniel 24 de fevereiro de 2019

O carro então não sai do Estado?
Quem tem esta opinião é porque só comprou um popular

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Odair 24 de fevereiro de 2019

É impressionante! Mas ninguém leva em conta os quase 30 milhões de habitantes que moram no sul deste país também! Moro na região de Florianópolis, e aqui não é serra, não! Aqui na altura do mar e em TODAS as cidades temos geada fortes todos os invernos e em várias cidades neve, com menos frequência. Há anos em que neva em 85% do estado! Todo ano temos que tirar o gelo do parabrisa com água e rezar pro carro dar ignição! As noites em toda a região sul, no inverno, vão de +7°C a -20°C. Precisamos muito de qualquer tipo de aquecimento! Aqui também é Brasil!

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Celia 28 de março de 2019

Vc deve ser o homem do cu gelado.. kkkkkkkkkkk

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Marcos 24 de fevereiro de 2019

O uso dos pontos cardeais para localização é muito comum e muitos países, logo, não diga ser inútil algo que, por falta de conhecimento ou necessidade, não use.
Em cidades como Brasília e Palmas, acredite, o uso dos pontos cardeais como referência é muito útil.

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Elver Catein Moraes 24 de fevereiro de 2019

Gosto muito da página, mas esse modelo de página que privilegia os anúcios (clique para próxima página) é cansativo e desmotiva novos acessos…

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Marcos 24 de fevereiro de 2019

Concordo em gênero, número e grau.

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Hélio Calixto da Silva 24 de fevereiro de 2019

Concordo plenamente, isso é uma *…. Só li até o assistente de estacionamento que também é horrível, ninguém merece, é uma eternidade estacionar

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Arnaldo 24 de fevereiro de 2019

E infla artificialmente o número de páginas acessadas…

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LEANDRO 25 de fevereiro de 2019

Tá certo isso Arnaldo?

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Elias Costa 24 de fevereiro de 2019

Concordo com você.

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Alexandre 24 de fevereiro de 2019

Acho q o autor do artigo deveria comprar uma carroça pra ele. O sem noção está na contramão do q todo consumidor deseja e muito mal informado

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Alessandro 24 de fevereiro de 2019

Concordo tem que andar a pé esse sem noção

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Alexandre 24 de fevereiro de 2019

Francamente acredito que você não entendeu ou não sabe utilizar alguns desses recursos da forma correta. Modulos de condução fazem diferenca sim. Talvez em alguns veículos nem tanto, mas a calibragem equilibrada, para quem gosta de dirigir, não atende todas as situações. Comandos de voz tb são úteis, basta aprender como utilizar.

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Rafael 24 de fevereiro de 2019

Concordo plenamente. Tirando a mudança de luz interna, todos os outros acessórios, se bem utilizados, são bons.

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Marconi 24 de fevereiro de 2019

Excelente Observação, concordo plenamente….

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Paulo Edson 24 de fevereiro de 2019

Alexandre vc disse tudo , acho que ele não sabe usar ???

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Carlos Crispiniano Gomes dos Santos 24 de fevereiro de 2019

Alexandre, trabalhei na Mercedes, quando os classes C, começaram com esse sistema de park Assistem, nem mesmo o instrutor consegui me explicar, quando perguntei qual a velocidade máxima para execução da manobra, isso é o X da questão w não entendem, pois tem que ligar o assist, e passar pelo local em uma velocidade compatível para o programa iniciar

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Mário 24 de fevereiro de 2019

Alexandre, acho seu comentário ate pertinente na questão de não saber usar, mas certos itens realmente não fazem muito sentido ter ai o levando em.conta que a maioria das grandes cidades o trânsito é ruim, se a pessoa ficar dependente de certos itens não vai mais conseguir dirigir, esses itens que ela citou realmente são necessários???

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Roberto 25 de fevereiro de 2019

eu tenho o 2008 e uso o modo de condução. Pode ser que para as pessoas que só sabem por combustivel no tanque , isso seja dispensavel. Conheço gente que tem medo de acionar o piloto automatico na estrada e nem por isso é inutil

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Paulo 26 de março de 2019

Quem gosta de dirigir não compra carro automático!

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