7 equipamentos para carros que ninguém usa

Entre os úteis e os inúteis, veja sete itens que ninguém usa, desde a bússola na cabine até os modos de condução

Por Bárbara Angelo24/02/19 às 10h00

Os vários tipos de acessório para carros costumam se apresentar na forma de uma lista, na hora de vender o veículo, na concessionária. Quanto maior a lista, mais completo o modelo parece ser. Da mesma forma, quando o carro de interesse tem poucos mimos, pode deixar de ser atraente para o consumidor.

Enquanto muitos desses acessórios são fundamentais, por mais simples que pareçam – como um porta-copos – outros acabam passando sua vida útil quase sem ser utilizados. Confira sete exemplos desse tipo de item:

1. Volante e bancos aquecidos são um acessório para carros nórdicos

Essas setinhas não vão pra baixo?

O aquecedor de bancos é um item que só costuma aparecer em veículos de luxo. E isso combina bem com um país tropical onde poucos podem desembolsar esse tipo de investimento. É difícil imaginar, no Brasil, um clima tão frio que o aquecedor do painel central não seja o suficiente.

Ainda assim, esse acessório para carros aparece em alguns modelos globais que são importados para cá, como o Land Rover Range Rover. Seus proprietários, contudo, devem até festejar no dia que finalmente tiverem a oportunidade de desfrutar desse recurso.

O mesmo pode ser dito sobre o volante aquecido, que é ainda mais inútil. Se, no Brasil-sil-sil, já é difícil precisar esquentar o bumbum, imagina ter que esquentar as mãos na hora de dirigir. Melhor seria um refrigerador de volante, para quando paramos o carro no sol, ao meio-dia, e depois não dá nem para segurá-lo, de tão quente que fica.

O próximo item é super tecnológico, mas não funciona direito… adivinha qual é?

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (55 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
76 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Sandro d'Ávila 26 de março de 2019

    Fraquinho demais, hein!!

  • Avatar
    Ricardo Vasconcellos 27 de fevereiro de 2019

    Francamente, o Sr. Boris Feldman não precisava comprometer a sua imagem de bom jornalista, falando tanta besteira como falou. Comando de voz é questão de segurança, parceiro. O distinto deve ficar falando no telefone e vendo as mensagens com o celular entre as pernas!! Kkkkk
    Faz uma viagem pro Sul do País ou para o interior de Minas durante o inverno e vai saber pra que serve aquecimento de bancos e volante. E por aí vai! Modo de condução é muito bom, principalmente os de economia e offroad. Os esportivos também têm seu charme. Ô Bóris, entre falar bobagem e ficar quieto, a segunda opção é sempre melhor

  • Avatar
    Edson SA 26 de fevereiro de 2019

    Nossa!!! Artigo de gente com mente fraca…. Se dependesse dessas mentes estaríamos ainda andando de Ford T….

  • Avatar
    Vinicius 25 de fevereiro de 2019

    Que lixo de artigo!

  • Avatar
    Bruno Augusto 25 de fevereiro de 2019

    Pelo nível do artigo quem o escreveu não deve ter carro, ou não gosta de carros! Todos os itens tem sim utilidade e muita gente usa, a bússola talvez seja o menos usual ao condutor comum, mas o carro q tem esse acessório é construído para um condutor aventureiro que conhece, precisa e sabe utilizar!

  • Avatar
    Alexandre 24 de fevereiro de 2019

    Concordo que é supérfluo para alguns motoristas esses recursos, pois tenho um amigo que acha o Corolla o melhor carro do mundo, o cara pagou 90k num carro que nem farol de neblina tem, não tem retrovisor fotocrômico, fechamento do tipo one touch nos vidros….esse tipo de consumidor realmente acha tais recursos desnecessários e ainda diz que modelos como o Fusion Titanium perde para o chaquaiota dele. É esse mesmo cidadão que acredita que um farol aceso em condições normais de visibilidade num país tropical como o nosso evita acidentes, e já de quebra fala mal do sensor crepuscular pois a máquina de 90 pratas que ele comprou não tem ….

  • Avatar
    Elizandro 24 de fevereiro de 2019

    Discordo apenas dos massageadores. Fiz uma viagem de 1000 km com o Peugeot 3008 e os massageadores simplesmente foram fantásticos, aliviam a tensão de estar segurando o volante. Precisei parar apenas duas vezes na viagem, uma para comer outra para abastecer.

    Fiz a volta em um Honda City e precisei parar mais umas 3x só para esticar as pernas.

  • Avatar
    Salva 24 de fevereiro de 2019

    Matéria fraca, se existem as opções é porque algumas pessoas gostam e utilizam sim senhor…

  • Avatar
    David 24 de fevereiro de 2019

    Não concordo com esse artigo. Uso sim, e muito o comando de voz. Modos de direção, seta, massageador de banco o meu não tem, mas também é tão útil quanto os anteriores -principalmente no caso de viagens longas- Assim também o aquecedor de bancos, não se usa todos os dias, mas em um dia frio quebra o galho! Da seta então não vou nem falar!!!

  • Avatar
    Clovis Aguiar 24 de fevereiro de 2019

    Quem fez a matéria deve ser mesmo motorista de bairro .deve dirigir um popular todo dia .uso comando de voz diariamente.massagem aquecimento de banco sao ótimos para viagens. Resumindo pede para o editor sair do mundo de Alice urbano .Quem tem uma range rover costuma usufruir o veículo em viagens longas e esses acessórios são bem legais mas claro que pelo padrão da matéria a pessoa não tem um kkk .quanto a bússola manda ela fazer uma viagem no sertão e pede pro waze funcionar kkkkk.Com todo respeito que matéria lixo feita por um almofadinha urbano

  • Avatar
    Orlando Palmeira 24 de fevereiro de 2019

    Li tudo e francamente que escreveu isso ou tem 15 anos, ou não usa carros no dia dia ou simplesmente é um imbecil. Todos os acessórios que foram colocados aí, menos o tal massageador de coluna, eu já utilizei e sempre cada um no seu nome to correto… Eu faço viagens de 3 mil km e um massageador nas costas seria perfeito… Esse tipo de jornalismo não nos ajuda em nada.

  • Avatar
    Herlon 24 de fevereiro de 2019

    Ate a mudança de tonalidade de luz pode ser interessante, dependendo de como se usa.
    Agora os outros equipamentos sao utilizaveis sim, bancos aquecidos sao intetessantes no inverno do sul, ja usei. Cambios automaticos com opções de condução deveria ser padrão.
    Convem rever seus conceitos.

  • Avatar
    Elias Costa 24 de fevereiro de 2019

    Cara me desculpe, mas você foi totalmente infeliz nas críticas feitas, a não ser que seja uma crítica humorística né.

  • Avatar
    Otavio Filho 24 de fevereiro de 2019

    Essas frescuras ou bijuterias so acrescem o valor do carro.
    Tenho 3 carros e dispensei ate o ar condicionado.
    Os carros todos tem mais de 100 mil km rodado e parecem zero km. Todos 8 valvula e 1.6 volksvagem. O carro deve ser bom de motor e cambio e revidados. Andei a america latiba e Brasil todo com os 3 e tenho carro para mais 10 anos.

  • Avatar
    Beny 24 de fevereiro de 2019

    Pior do que bússola é aquela informação que você recebe no app de mapa: “siga na direção noroeste”. Tão ridículo e inútil como papel higiênico perfumado

  • Avatar
    Maicon 24 de fevereiro de 2019

    Artigo imbecil e inútil. Acho que o autor deveria trocar o carro por um jegue!

  • Avatar
    Carlos Buff 24 de fevereiro de 2019

    Penso que na média as colocações têm sentido. Mas algumas tecnigua são úteis, pra motoristas jovens. Os mais velhos como eu já dispensam esse tipo de facilidade, a maioria delas meio bobas. Penso que as tecnologias sejam válidas, até a bússola!

  • Avatar
    Sérgio Richter Ayres 24 de fevereiro de 2019

    Olha só. A mauoriabdos carros que são vendidos aqui é que tem esses equipamentos, foram concebidos para países onde os motoristas usam por conforto ou necessidade. Então generalizar é uma besteira. Imagine você dirigindo em uma região muito fria. Você não vai usar o aquecedor de bancos? Ou imagine você procurando uma vaga em um país organizado, com pessoas educadas. Você não vai usar o estacionamento automático? É exatamente essa nossa preguiça de pensar que acaba por produzir um artigo abestalhado.

  • Avatar
    C. Pinheiro 24 de fevereiro de 2019

    Agora alguém me diga onde são vendido esses carros que tem até massageador nos bancos??? Aqui no Brasil realmente parece caretice alguns desses acessórios mas são úteis sim, depende do ponto de vista de cada um. Não quer dizer que o editor não gosta desses acessórios que têm de tendênciar os outros a não gostarem.

  • Avatar
    Paulo Sergio Moreira 24 de fevereiro de 2019

    A mim parece-me que a autora do texto só demonstra a sua ignorância ao demonstrar que não entende como funcionam os sistemas de que fala, então a explicação dos sensores de estacionamento é surreal

  • Avatar
    Alexandre 24 de fevereiro de 2019

    Os comentários mostram o chamado “Efeito Manada”. Um típico idiota brasileiro, que paga uma fortuna para ter um ítem futil, postou um comentário e a maioria foi na onda e não quer admitir que é m tremendo de um otário, que por exemplo paga que 70.000 Reais por um Pálio Aventure. (Dan, mas tem bússola, daaan, eu sou otário, daaaaan)

  • Avatar
    Carlos 24 de fevereiro de 2019

    Tirando o aquecimento de bancos que é útil em determinadas regiões e deveria, por isso, ser opcional, os demais são realmente de pouca utilidade.

  • Avatar
    Roberto 24 de fevereiro de 2019

    Tive um Idea Aventure. Munido de mapa e bússola, percorri Uruguai, Argentina e Chile. Quem não dá valor é porque não sabe usar. Hoje procuro uma boa bússola para instalar na Toro.

  • Avatar
    Denis Gomes 24 de fevereiro de 2019

    Farol principal é um item que está caindo em desuso nos carros com DRL! Seus motoristas se tornam invisíveis com as luzes traseiras apagadas e inconvenientes com as dianteiras, mais fortes, ofuscando quem vem no sentido contrário. Precisamos de reportagens sobre isso.

  • Avatar
    Júnior Alves 24 de fevereiro de 2019

    Só da galera começar a usar a seta já tá beleza…

  • Avatar
    Andre 24 de fevereiro de 2019

    De fato algumas coisas são inúteis, por exemplo, 90% dos ditos especialistas e comentaristas. Menos chute, mais estudo.

  • Avatar
    celso henrique leite 24 de fevereiro de 2019

    Tem um item bem popular que muita gente tem mas acho que muitos não sabe como funciona “SETA”.

    • Avatar
      Marcelo Bastos 24 de fevereiro de 2019

      Concordo
      Plenamente!!

  • Avatar
    Ayrton Senna 24 de fevereiro de 2019

    Péssima matéria. O autor não entendeu os acessórios e só falou besteira!

  • Avatar
    Luciano 24 de fevereiro de 2019

    SÓ compro carros com comandos de voz. Ñ tiro as mãos dos volantes.

  • Avatar
    Joaquim 24 de fevereiro de 2019

    Cor da iuminação altera o estado de alerta e percepção. Vermelho e amarelo:bom para quem está sonolento; azul, bom para acalmar e reduzir estresse…
    Modos de condução são recomendados para rodovias, não para trânsito urbano.
    Massagens são reconfortantes, ideais para estados de ansiedade e tensão.
    Alguns têm dificuldade de estacionar em vagas pequenas, e nem sempre, há motoristas ansiosos por perto.

  • Avatar
    VALDER 24 de fevereiro de 2019

    Meu DEUS!!!!!Quanta besteira !

  • Avatar
    Alfredo Frantz Filho 24 de fevereiro de 2019

    Francamente. O assumto é bem interessante, mas desisti de ler por casa desse botão de “próxima página”. Isso é um saco.

  • Avatar
    Marcelo 24 de fevereiro de 2019

    Nunca comento matérias, mas essa não dá para passar.

    Autora parece não se abrir para avanços tecnológicos, desde personalização do interior a outros mimos de conforto.

    Talvez um corcel II seja mais adequado para a autora.

    • Avatar
      Ediney Fabiani 24 de fevereiro de 2019

      O q há de errado com o corcel 2, baita carro, confortável, e forte, não é carro pra nutelas né.

    • Avatar
      Ediney Fabiani 24 de fevereiro de 2019

      Eu tenho um carro cheio de “mimos tecnológicos”, a maioria não uso,e finais de semana qdo quero dirigir de verdade pego meu velho Maverick sem dh e dou muitas bandas pela cidade e interior.

  • Avatar
    Marconi 24 de fevereiro de 2019

    Melhor ignorar o AUTOPAPO de agora em diante…

  • Avatar
    Gringo 24 de fevereiro de 2019

    Faltou o mais comum em todos os veículos e a maioria não usa: SETA

    • Avatar
      Antonio Carlos 24 de fevereiro de 2019

      Uma vez vi escrito na traseira de um carro: Seta não é cu, dê a vontade.

    • Avatar
      Nilmar 24 de fevereiro de 2019

      Concordo total e completamente! Parece que o carro vai explodir se ligar a seta…

  • Avatar
    Romildo 24 de fevereiro de 2019

    Acho que a maior parte não usa mesmo. São enfeites.
    E a matéria ficou bem humorada.

  • Avatar
    Vagner Hagio 24 de fevereiro de 2019

    E o principal que todos os carros tem,mas dá pra contar nos dedos quem usa

  • Avatar
    AcesHigh 24 de fevereiro de 2019

    A internet não é ótima? Você pode falar a asneira que quiser.

  • Avatar
    M. Santos 24 de fevereiro de 2019

    Impressionante a quantidade de asneiras ditas ultimamente nas reportagens sobre carros.
    Dá a impressão que repórteres de outras áreas foram remanejados; falta seriedade, e o leitor que se dane.

  • Avatar
    Ramon 24 de fevereiro de 2019

    7 concordâncias e vou além

    Sensor de estacionamento, se é necessário ter um bip para lhe avisar a proximidade de algo é porque vc NAO SABE estacionar e NÃO TEM NOÇÃO ESPACIAL nenhuma, volte para a auto-escola.

    Assistente de partidas em rampas, APRENDA o funcionamento de uma embreagem.

    Freios combinados nas motos, APRENDA A FREAR uma motocicleta e será absolutamente supérfulo está engenhoca.

    Etc e etc

    Deveria fazer um post sobre equipamentos importantes mas utilizados DE MANEIRA IDIOTA pela imensa maioria dos motoristas, como luz de neblina traseira, farol de milha, SUV dentro de cidades, etc

    • Avatar
      Fábio 24 de fevereiro de 2019

      Comodidades… Saber usar não quer dizer que é mais confortável… Você pode gostar de passar marchas mas a maioria prefere um carro automático, se consegue comprar um, ótimo… Se você não gosta, não chame de idiotas os que sabem usar mas preferem conforto…

    • Avatar
      Andre3110 24 de fevereiro de 2019

      Sou profissional de engenharia com muito conhecimento de informática. Faço muitas coisas bem mais rápido que a maioria, uso GNU/Linux. Mas jamais trataria usuários de Windows, a maioria leigos, como idiotas. Até tem livros com este nome. A questão fundamental é o nível de importância que damos ao objeto. Muitos usam o carro para ir do ponto A para o ponto B, para muitos deles o ideal seria apenas dizer para o carro para onde querem ir. Não sabem, nem querem saber de embreagem, polias, lubrificação, arrefecimento,…, tudo assunto irrelevante para eles. Tem de respeitar.
      Nestes casos, qto mais tecnologia melhor, pois o carro avisa qdovesta com problema e acessora o motorista sobre estacionar, subir rampas, etc..

    • Avatar
      Andre3110 24 de fevereiro de 2019

      Sou profissional de engenharia com muito conhecimento de informática. Faço muitas coisas bem mais rápido que a maioria, uso GNU/Linux. Mas jamais trataria usuários de Windows, a maioria leigos, como idiotas. Até tem livros com este nome. A questão fundamental é o nível de importância que damos ao objeto. Muitos usam o carro para ir do ponto A para o ponto B, para muitos deles o ideal seria apenas dizer para o carro para onde querem ir. Não sabem, nem querem saber de embreagem, polias, lubrificação, arrefecimento,…, tudo assunto irrelevante para eles. Tem de respeitar.
      Nestes casos, qto mais tecnologia melhor, pois o carro avisa qdo esta com problema e assessora o motorista sobre estacionar, subir rampas, etc..

    • Avatar
      Silverghost 24 de fevereiro de 2019

      Ramon meu caro, você falou muita besteira.

      O problema do brasileiro é não querer ler o manual do carro e assim, não saber usar os acessórios corretamente.
      Sensor de estacionamento não é útil? Aposto que você tem um engate no seu Fiat 147 e pára quando acerta o carro de trás, quando o seu senso ESPACIAL é ativado…

    • Avatar
      Silverghost 24 de fevereiro de 2019

      Ramon meu caro, você falou muita besteira.

      O problema do brasileiro é não querer ler o manual do carro.
      Sensor de estacionamento não é útil? Aposto que você tem um engate no seu Fiat 147 e pára quando acerta o carro de trás, quando o seu senso ESPACIAL é ativado…

    • Avatar
      Ricardo 27 de fevereiro de 2019

      Velho, você está na idade da pedra? Fica esnobando como se fosse difícil fazer tudo sozinho. Só que conforto existe, filho!

  • Avatar
    Luis Gomes 24 de fevereiro de 2019

    Reportagem inútil e sem a minima coerência. Jamais deveria ser veiculada em um site sobre carros. Provavelmente a articulista, deve gostar de dirigir um Fusca 75. A maior parte dos recursos apresentados são incluídos nos carros importados devido a intensa concorrência entre os modelos no exterior. Aqui temos que nos contentarmos com carroças caras e ineficientes, sem nenhum recurso. Isso só resume a falta de conhecimento de quem escreveu. Lamentável.

    • Avatar
      Nanci 24 de fevereiro de 2019

      Eu tive um Fusca 75 e ele me servia bem na época, tirando o limpador de para brisa que não dava conta na chuva…época da faculdade.. não fala mal dele não… agora eu nem conseguiria dirigir…kkk

  • Avatar
    Guilherme 24 de fevereiro de 2019

    Vem morar na serra gaúcha em julho e agosto para ver se esquecimento de banco e volante não serão úteis! Brasil não é só sudeste!!

    • Avatar
      Ademar 24 de fevereiro de 2019

      Eu concordo que na Serra Gaúcha e catarinense o aquecimento de banco é necessário, mas lançar carros no país todo com esses equipamentos é burrice, porque eles não se tornam um item especial, somente aqueles que necessitam pagamento por ele????

      • Avatar
        Luiz Antonio Ferretti 24 de fevereiro de 2019

        Pobre é phoooooda .

      • Avatar
        Daniel 24 de fevereiro de 2019

        O carro então não sai do Estado?
        Quem tem esta opinião é porque só comprou um popular

    • Avatar
      Odair 24 de fevereiro de 2019

      É impressionante! Mas ninguém leva em conta os quase 30 milhões de habitantes que moram no sul deste país também! Moro na região de Florianópolis, e aqui não é serra, não! Aqui na altura do mar e em TODAS as cidades temos geada fortes todos os invernos e em várias cidades neve, com menos frequência. Há anos em que neva em 85% do estado! Todo ano temos que tirar o gelo do parabrisa com água e rezar pro carro dar ignição! As noites em toda a região sul, no inverno, vão de +7°C a -20°C. Precisamos muito de qualquer tipo de aquecimento! Aqui também é Brasil!

    • Avatar
      Celia 28 de março de 2019

      Vc deve ser o homem do cu gelado.. kkkkkkkkkkk

  • Avatar
    Marcos 24 de fevereiro de 2019

    O uso dos pontos cardeais para localização é muito comum e muitos países, logo, não diga ser inútil algo que, por falta de conhecimento ou necessidade, não use.
    Em cidades como Brasília e Palmas, acredite, o uso dos pontos cardeais como referência é muito útil.

  • Avatar
    Elver Catein Moraes 24 de fevereiro de 2019

    Gosto muito da página, mas esse modelo de página que privilegia os anúcios (clique para próxima página) é cansativo e desmotiva novos acessos…

    • Avatar
      Marcos 24 de fevereiro de 2019

      Concordo em gênero, número e grau.

    • Avatar
      Hélio Calixto da Silva 24 de fevereiro de 2019

      Concordo plenamente, isso é uma *…. Só li até o assistente de estacionamento que também é horrível, ninguém merece, é uma eternidade estacionar

    • Avatar
      Arnaldo 24 de fevereiro de 2019

      E infla artificialmente o número de páginas acessadas…

      • Avatar
        LEANDRO 25 de fevereiro de 2019

        Tá certo isso Arnaldo?

    • Avatar
      Elias Costa 24 de fevereiro de 2019

      Concordo com você.

  • Avatar
    Alexandre 24 de fevereiro de 2019

    Acho q o autor do artigo deveria comprar uma carroça pra ele. O sem noção está na contramão do q todo consumidor deseja e muito mal informado

    • Avatar
      Alessandro 24 de fevereiro de 2019

      Concordo tem que andar a pé esse sem noção

  • Avatar
    Alexandre 24 de fevereiro de 2019

    Francamente acredito que você não entendeu ou não sabe utilizar alguns desses recursos da forma correta. Modulos de condução fazem diferenca sim. Talvez em alguns veículos nem tanto, mas a calibragem equilibrada, para quem gosta de dirigir, não atende todas as situações. Comandos de voz tb são úteis, basta aprender como utilizar.

    • Avatar
      Rafael 24 de fevereiro de 2019

      Concordo plenamente. Tirando a mudança de luz interna, todos os outros acessórios, se bem utilizados, são bons.

    • Avatar
      Marconi 24 de fevereiro de 2019

      Excelente Observação, concordo plenamente….

    • Avatar
      Paulo Edson 24 de fevereiro de 2019

      Alexandre vc disse tudo , acho que ele não sabe usar ???

    • Avatar
      Carlos Crispiniano Gomes dos Santos 24 de fevereiro de 2019

      Alexandre, trabalhei na Mercedes, quando os classes C, começaram com esse sistema de park Assistem, nem mesmo o instrutor consegui me explicar, quando perguntei qual a velocidade máxima para execução da manobra, isso é o X da questão w não entendem, pois tem que ligar o assist, e passar pelo local em uma velocidade compatível para o programa iniciar

    • Avatar
      Mário 24 de fevereiro de 2019

      Alexandre, acho seu comentário ate pertinente na questão de não saber usar, mas certos itens realmente não fazem muito sentido ter ai o levando em.conta que a maioria das grandes cidades o trânsito é ruim, se a pessoa ficar dependente de certos itens não vai mais conseguir dirigir, esses itens que ela citou realmente são necessários???

    • Avatar
      Roberto 25 de fevereiro de 2019

      eu tenho o 2008 e uso o modo de condução. Pode ser que para as pessoas que só sabem por combustivel no tanque , isso seja dispensavel. Conheço gente que tem medo de acionar o piloto automatico na estrada e nem por isso é inutil

    • Avatar
      Paulo 26 de março de 2019

      Quem gosta de dirigir não compra carro automático!

Avatar
Deixe um comentário