Sete lançamentos em 2019 que valem a pena esperar
Está pensando em trocar de carro neste ano? Confira sete modelos que chegarão ao mercado em breve e podem ser o que você está procurando
Está pensando em trocar de carro neste ano? Confira sete modelos que chegarão ao mercado em breve e podem ser o que você está procurando
Você começou o ano desanimado, seu carro parece ter voltado no tempo e acha difícil diversificar sua garagem? Pois há espaço para alguma esperança em 2019 no que diz respeito aos lançamentos no mercado brasileiro. Sedãs consagrados, SUVs inéditos e compactos líderes de vendas vão estrear ou se renovar nas vitrines para dar aquele sopro de futuro no país. Selecionamos sete modelos que podem melhorar seu ano.
O sedã médio mais vendido do país ganha sua 12ª geração no segundo semestre. Será produzido em Indaiatuba (SP) sobre a nova plataforma global TNGA e adotará o estilo do modelo que roda em mercados orientais. Tem ousadias, como o conjunto ótico que parte do filete que faz as vezes de grade central e cresce para as pontas, em um desenho que lembra asas.
Capô curto e abaulado e a grade bocão em forma de trapézio dão o tom da dianteira do novo Corolla. Na parte de trás, elementos horizontais e lanternas pontiagudas que remetem a outros modelos do fabricante. Já a linha de cintura não foge muito ao clássico que se espera do sedã médio.
No motor, nada de turbo como os rivais Honda Civic e Chevrolet Cruze. O novo Corolla vai estrear um 2.0 aspirado com injeção direta e potência aproximada de 170 cv, contra os 154 cv do atual. A caixa será do tipo CVT com 10 marchas simuladas. A grande novidade, contudo, será a versão híbrida com a promessa de ser o primeiro carro nacional a mesclar combustão e elétrico.
O grande lançamento do ano da marca alemã ocorrerá em maio de 2019 e promete agitar o já agitado segmento de SUVs compactos. O modelo – uma das atrações do estande da Volkswagen no recente Salão de São Paulo 2018 – usa a cultuada plataforma modular MQB A0 e usará os (também cultuados) motores TSI.
No caso, se valerá das mesmas nomenclaturas de outros carros da VW que fazem referência ao torque em Nm. Desta forma, o T-Cross terá a versão 200 TSI com o 1.0 do Polo e seus 128 cv, e a 250 TSI, com o 1.4 usado pelo Golf, de 150 cv. Os câmbios serão o manual de cinco ou o automático, de seis marchas.
O utilitário esportivo terá 2,65 m de entre-eixos (mesmo do sedã Virtus) e porta-malas com capacidade para até 420 litros. Preços devem começar em R$ 87 mil, enquanto a versão mais cara, com os equipamentos mais legais (quadro de instrumentos configurável, nova geração do Park Assist e som de alta definição), vai ficar entre R$ 105 mil e R$ 110 mil.
Chegou a hora de o carro mais vendido do país ganhar sua segunda geração. Sete anos depois de seu lançamento o novo Onix vai estrear novos motores e plataforma. No caso, a arquitetura que servirá ao compacto em Gravataí é a GEM (Global Emerging Markets), para mercados emergentes e fruto da parceria entre GM e a chinesa SAIC.
O maior ganho do novo Onix e de sua variante sedã, o Prisma, será no espaço interno. O entre-eixos passará dos atuais 2,52 m para algo acima dos 2,60 m, na tendência de outros compactos do mercado. Outra evolução será no conjunto mecânico: motores três cilindros, aspirado e turbo, serão produzidos em Joinville para a renovada linha – o turbo terá aproximadamente 120 cv para brigar com os TSI da VW.
O novo Onix já roda camuflado em testes pelo Brasil e uma dica de como será o desenho dianteiro do modelo – e do Prisma – pode ser conferida no Buick Excelle, sedã lançado no mercado chinês em 2018. Mesmo assim, o Onix atual será mantido e conviverá com a nova geração. A plataforma GEM depois servirá a uma picape para brigar com a Fiat Toro, a um novo SUV compacto para ficar abaixo do Tracker e às novas gerações de Cobalt e Spin.
O vice-líder também será remodelado, com base no conceito elétrico Saga, que foi apresentado no Salão de São Paulo 2018. A marca sul-coreana chama de nova geração, só que a plataforma será a mesma, porém aprimorada, o que possibilitará a mudança profunda da linha – mais ou menos o que a Renault fez com Sandero e Logan.
O novo HB20 chegará com desenho bem mais arrojado entre setembro e outubro de 2019, enquanto o sedã ficará para o primeiro semestre de 2020. O entre-eixos deverá ser mantido em 2,50 m, assim como as opções de motores 1.0 e 1.6 aspirados e 1.0 turbo. As suspensões que devem receber acerto pouco mais firme que o modelo atual, enquanto a central multimídia blueNav ganhará aprimoramentos e funções.
A picape média da marca de luxo já é produzida na Espanha e começará a ser feita na Argentina este ano para abastecer o mercado brasileiro no último trimestre. Ela é feita sobre a base da Nissan Frontier, fruto de uma parceria de onde sairia também a Renault Alaskan – mas o projeto do exemplar da marca francesa parece ter subido no telhado, pelo menos por enquanto.
A Classe X será vendida com três opções a diesel. A versão de entrada vai usar o mesmo 2.3 da Frontier, porém com turbo único e 163 cv de potência. Uma biturbo é esperada com 190 cv, enquanto a topo de linha será equipada com um V6 de 258 cv para brigar justamente com as derivações mais caras da Volkswagen Amarok. Os preços são especulados entre R$ 160 mil e R$ 210 mil.
A segunda geração do elétrico mais vendido do mundo já está em pré-venda e as primeiras unidades serão entregues no primeiro semestre. O hatch custa R$ 178,4 mil, tem motor de 149 cv e 32,6 mkgf de torque, tração traseira e autonomia de 389 km pelo ciclo europeu (240 km pelo padrão norte-americano).
Um dos destaques do Leaf é o sistema de assistência à direção ProPilot, que funciona como um controle de cruzeiro adaptativo e mantém distância automática do carro à frente entre 30 e 100 km/h, dentro das faixas de rolamento. Ainda tem sensor de ponto cego, assistente à permanência na faixa, câmera 360 graus e reconhecimento de placas de sinalização.
O grupo Caoa está todo animado com a aquisição da Chery e toca a lançar carro. Neste primeiro mês já chega ao mercado o Tiggo 7, mostrado no Salão de São Paulo e produzido em Anápolis (GO). Maior que o novato Tiggo 5, tem 4,50 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos para brigar com modelos como Jeep Compass e Honda CR-V.
O SUV da marca chinesa vai apostar no velho custo/benefício agressivo. Virá com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, ar-condicionado bizona, bancos dianteiros com ajustes elétricos, central multimídia com tela de 9” e espelhamento de smartphones, câmera 360° e porta-malas em dois níveis.
O conjunto mecânico, contudo, é o mesmo do irmão menor. O Tiggo 7 repete o 1.5 turbo de 150/147 cv e torque máximo de 21,4 kgfm. O câmbio é o DCT, automatizado, de dupla embreagem e seis marchas. Os preços deverão ir de R$ 95 mil a R$ 110 mil.
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