Câmbio automático: como usar, fazer manutenção e como funcionam
Automático é o mesmo que automatizado? Precisa trocar o óleo? O câmbio automático ainda gera muitas dúvidas para os motoristas
Automático é o mesmo que automatizado? Precisa trocar o óleo? O câmbio automático ainda gera muitas dúvidas para os motoristas
O conforto de se dirigir um automóvel com câmbio automático tem conquistado muitos motoristas. O mercado já percebeu essa tendência e tem lançado cada vez mais carros com esse tipo de transmissão. Um estudo divulgado pela Bright Consulting prevê que, em 2019, pela primeira vez na história, o mercado brasileiro venderá mais carros zero-quilômetro equipados com esse tipo de transmissão que modelos com caixas manuais.
Porém, na mesma proporção em que vem aumentando a aquisição dos automóveis com o câmbio automático, as dúvidas sobre a maneira de usá-lo no dia-a-dia e os cuidados com a manutenção também cresceram. Por isso, reunimos aqui os principais questionamentos, dicas e curiosidades sobre esse assunto.
Afinal, é preciso trocar o óleo do câmbio automático? No trânsito pesado ou quando eu paro no sinal, coloco a alavanca no N (Neutro) ou deixo no D (Drive)? Como devo proceder na hora que eu terminar de estacionar um carro automático? São tantas perguntas que resolvemos fazer um guia para lhe orientar como proceder para que você prolongue a vida útil da transmissão e não tenha prejuízos. Além de não ser enganado na hora de comprar um automóvel com câmbio automatizado, acreditando ser um automático convencional.
Já o câmbio automático não tem embreagem. É um componente chamado conversor de torque que faz a ligação entre a caixa de transmissão e o motor. As marchas são definidas por engrenagens epicicloidais, popularmente chamadas de planetárias (diferentes daquelas presentes nos sistemas manuais). É por isso e o câmbio automático também é chamado de epicíclico.
As trocas das marchas são realizadas automaticamente, por uma central eletrônica, de acordo com a rotação do motor e a velocidade do veículo. Porém, não são tão rápidas quanto a dos câmbios automatizados de dupla embreagem. Por outro lado, o funcionamento é extremamente suave.
Os sistemas mais modernos já dispõem de oito ou até 10 marchas. Mas praticamente todos os mecanismos atuais, independentemente do número de velocidades, permitem que o motorista assuma o controle e faça as trocas por contra própria, de modo sequencial, por meio de toques na alavanca ou de borboletas localizadas no volante (que têm o nome técnico de paddle-shifts). Os automatizados de dupla embreagem (chamados DSG ou DST) também oferecem a opção da troca de marchas em aletas sob o volante.
E o CVT? O Continuosly Variable Transmission (Transmissão Continuamente Variável) é um tipo de câmbio automático, também acoplado ao motor por um conversor de torque. Todavia, seu princípio de funcionamento tem características muito específicas. Isso porque ele não conta com um número fixo de marchas: funciona como se tivesse uma infinidade delas.
É que em vez de trazer diversas engrenagens epicicloidais, que determinam as marchas, ele tem apenas duas polias de diâmetro variável, ligadas a uma polia ou a uma corrente. A relação entre elas vai mudando de modo contínuo e progressivo, sem marchas definidas, de acordo com a condução.
O resultado é que a rotação do motor se mantém mais constante em acelerações. Consequentemente, o câmbio automático do tipo CVT é o mais suave entre seus pares. Também permite maior economia de combustível, embora, nesse caso, exista uma série de fatores envolvidos (como o peso do veículo e as características do propulsor, entre outros).
O câmbio automático CVT também tem algumas limitações. Ele não suporta, por exemplo, volumes muito grandes de torque. Por isso, geralmente não são utilizados em modelos esportivos ou em veículos com grande capacidade de carga.
Outra questão é que, devido ao funcionamento contínuo, alguns motoristas acham monótono dirigir veículos com esse tipo de transmissão. Porém, alguns sistemas já trazem um recurso para driblar esse problema: marchas simuladas. Nesses casos, as polias se mantêm fixas em determinados pontos, formando as marchas. Isso permite até que o motorista as troque de modo sequencial, como nos similares do tipo epicíclico.
Agora que você sabe mais sobre esses tipos de câmbio sem pedal da embreagem, confira as dicas abaixo para você usar melhor essa transmissão:
Você deve estar se perguntando: “banguela em um carro automático? Como assim?” O negócio é que têm alguns motoristas que acreditam que colocar a alavanca no N (Neutro) durante uma ladeira é uma ótima maneira de economizar combustível. Só que eles se esquecem que essa atitude causa um esforço maior no sistema de freios. Pois, assim como em carro manual desengrenado, o câmbio não irá auxiliar o trabalho da frenagem.
Além do mais, nos motores equipados com injeção eletrônica (item presente em todos os automóveis vendidos no Brasil há pelo menos 20 anos), a economia de combustível é maior se o motorista mantiver uma marcha engatada sem acelerar que se ele colocar a transmissão em ponto morto. E isso vale tanto para carros equipados com o câmbio automático quanto com o manual.
A prática de colocar a alavanca em N ainda pode trazer um problema adicional: desgaste acelerado. É que o mecanismo dos câmbios automáticos trabalham sob grande pressão de óleo. Na “banguela”, essa pressão é bem menor, o que pode prejudicar a lubrificação, principalmente se o veículo estiver em movimento. Por tudo isso, o ideal é você deixá-lo sempre na posição D (Drive) ou, se a sua caixa tiver a opção de trocas sequenciais, colocar uma marcha mais forte.
Vira e mexe leitores enviam e-mails para o AutoPapo relatando que a alavanca travou no P (Parking). A pergunta determinante é: na hora em que isso ocorreu, você imobilizou completamente o veículo antes de engatar o P? Em 90% dos casos, a ação do motorista foi contrária: após estacionar, o motorista posicionou a alavanca no P sem freá-lo, ou até mesmo quando ele ainda estava em movimento.
Se você é um motorista ansioso ou distraído, que fatalmente vai engatar o P sem imobilizar o veículo, é interessante criar um hábito. Ao estacionar, acione o freio de mão primeiro e só depois mova a alavanca para o P. Desse modo, a ação sempre será feita com o veículo completamente parado. Agora, na hora de sair com o automóvel, o procedimento é inverso: primeiro dê a partida e coloque o câmbio em D, para depois baixar o freio de mão.
Em alguns automóveis com câmbio automático, além das letras P, N e D no câmbio, a também a letra L (Low). Esse função aciona uma marcha mais forte, como a primeira ou a segunda. Então, ao subir uma ladeira mais pesada, ao colocar a alavanca no L, isso irá impedir que a transmissão, em rotações mais elevadas, troque de marcha no meio do morro e o seu carro perca torque. Evitando, assim, que o sistema retorne para uma marcha abaixo logo em seguida.
1, 2, 3…
Em determinadas transmissões automáticas, em vez da letra L (ou adicionalmente à ela), há os números 1, 2 e 3. Eles equivalem à primeira, à segunda e à terceira marcha. Ao colocar a alavanca nas posições determinadas por esses algarismos, o motorista vai limitar o funcionamento do câmbio. Então, ele vai utilizar, no máximo, aquela marcha específica. No 2, por exemplo, o sistema vai manter sempre a segunda marcha, mesmo se o motor já tiver alcançado altas rotações. No 3, do mesmo modo, a quarta jamais será engatada.
Esse recurso serve para evitar mudanças para marchas seguinte em situações nas quais o carro não pode perder força. Por exemplo, ao subir uma ladeira íngreme em um veículo sem grande reserva de potência. Ou ao transitar em pisos de baixa aderência, como estradas enlameadas ou cobertas de neve. Mas sua maior utilidade é possibilitar que o motorista utilize freio-motor em descidas.
Câmbios automáticos podem também oferecer a opção “S” , de “sport”, na alavanca. Em quase todos, a ideia é tornar a condução mais esportiva,“esticando” mais a rotação de motor em cada marcha antes de cambiar para a seguinte.
Em alguns carros mais antigos, entretanto, o “S” significava “Snow”,de neve, em inglês. Neste caso, a caixa eliminava a primeira marcha e arrancava de segunda, para evitar que as rodas patinassem. Podia ser usado também para sair da imobilidade na lama. Atualmente, essa função é cumprida pelo Controle de Tração, um dispositivo eletrônico que evita o deslizamento das rodas.
A resposta para essa pergunta é: depende. Alguns veículos automáticos já dispensam a necessidade de se fazer a troca do óleo do câmbio, assim como no câmbio manual. Mas é bom sempre lembrar de checar periodicamente no nível do fluido, já que é possível que surja um vazamento. O importante é sempre consultar o manual do proprietário para saber se o modelo em questão tem essa exigência e em qual quilometragem esse serviço deve ser feito.
Para início de conversa, é preciso deixar bem claro que câmbio automático não é a mesma coisa que automatizado. A única semelhança entre os dois é a ausência do pedal de embreagem e as letras P (Parking), N (Neutro), R (Reverse ou ré) e D (Drive). Entretanto, mecanicamente, eles são completamente diferentes.
O câmbio automatizado tem embreagem, como nas caixas manuais. Porém, ele é todo operado por computador e comandos elétricos ou hidráulicos atuam como se fossem um “pezinho” oculto para acionar a embreagem e uma “mãozinha” para passar as marchas. Resumindo, seu funcionamento é bastante parecido com o de um sistema manual, com a diferença de que ele é operado eletronicamente.
Existem diversas denominações comerciais para sistemas automatizados de uma embreagem. Entre os quais, Dualogic/ GSR na Fiat, i-Motion na Volkswagen, Easy’R na Renault e Easytronic na Chevrolet. Apesar dos nomes distintos, são sistemas semelhantes do ponto de vista técnico.
Existem ainda os câmbios automatizados de dupla embreagem, que são bem mais avançados. O funcionamento é parecido com os similares de apenas uma embreagem. Mas há uma diferença crucial: a presença de duas embreagens, uma para as marchas pares (e para a ré) e outra para as ímpares. Por causa disso, uma das marchas fora de uso está sempre pré-engatada. Quando está trafegando em segunda, por exemplo, o mecanismo mantém a terceira prestes a ser utilizada.
Isso traz vantagens em diferentes aspectos. Primeiramente, as trocas são muitíssimo rápidas: duram, em média, milissegundos. É por esse motivo que esse tipo de transmissão é muito usada em carros esportivos. Outra vantagem é que o funcionamento é bastante suave, tal como nas caixas automáticas. Muito diferente dos dispositivos de apenas uma embreagem (automatizados) que costumam “dar trancos” nas passagens de marchas e por isso já estão deixando de ser fabricados.
Pé esquerdo no freio? Sim, não o deixe “descansando”
Tá achando que o pezinho vai ficar “numa boa” em carros automáticos ou automatizados? Nada disso!
Agora no caso da alavanca do câmbio travar por causa de uma pane elétrica, já que você não vai conseguir ligar o carro, a solução é bem simples: tire uma tampinha (vide foto abaixo) que fica próximo ao câmbio e use a própria chave do carro para empurrar um botãozinho que fica embutido lá para desbloquear a alavanca e colocá-la na posição N. Assim, você poderá soltar o carro para colocá-lo em um reboque ou empurrá-lo para um outro local.
Em 2018, as vendas de carros com câmbio automático para PcD ultrapassaram as 180 mil unidades. Aliás, muitas montadoras já perceberam o crescimento desse mercado e estão se esforçando para atender a esses consumidores. Por outro lado, o governo já sinalizou que poderá endurecer as regras para conceder benefícios fiscais ao público PcD. Confira abaixo a galeria dos modelos mais baratos baratos com transmissão automática vendidos em 2018:
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Deixe no D
Tenho uma Zafira 2004 automática
Botão da alavanca está sem pressão e não trava alavanca quando paro o carro e tiro a chave.
Consegui me explicar oe como resolver
Tenho uma CRV EXL 2012 4×4 com 100.000 KMs, fi troca parcial aos 40.000 e vou fazer agora também PARCIAL.
A orientação técnica da concessionária é fazer sempre a troca PARCIAL 4 Litros, mas não soube falar o motivo do porque PARCIAL.
Um especializada em câmbio automático orientou a troca TOTAL 8 Litros, retirados com um tipo de aparelho que “suga” o fluído da transmissão.
Um mecânico particular especialista em Honda me orientou a troca PARCIAL e me falou o motivo: Todos os carros que chegaram na oficina dele com o câmbio DANIFICADO, foi depois de uma troca TOTAL.
O motivo: Existe um filtro interno na transmissão que não é trocado quando é feita a troca total do fluído, todos os “residuos” existentes acabam se concentrando nesse filtro devido a sucção, prejudicando o desempenho dos componentes da transmissão, danificando-a.
Sobre a necessidade de trcar o óleo da transmissão automática, é o próprio Boris quem responde: o óleo, em contato com o metal, oxida, e perde por isso suas propriedades lubrificantes. Isto serve para todos os óleos e fluidos. Além disso, se óleos e fluidos têm prazo de validade quando estão na embalagem, lacrados, por que razão não teriam validade quando lubrificando engrenagens? Em síntese, tudo o que é líquido em um veículo automotor tem que ser trocado em algum momento. E ponto final.
Oi tenho uma pergunta tenho um Spacefox 2013 semiautomático e ele esta com a embreagem automática travada já fui ver e é o motor do robô mais gostaria de saber eu posso usar ele mesmo assim no direção manual ? Até poder consertar tem algum problema de estragar mais ? Obrigada!
boa tentei alex, já tentei comprar duas vezes o óculos pelo site o cartão não passou teria um tel contato
Tenho uma captur 2020 e derrepente começou a apresentar o seguinte defeito ao tirar o pé do freio em linha reta o mesmo volta para trás e para sair tenho que acelerar aí sinto como se a marcha tivesse engatado achei isso estranho o que pode ser
BOM DIA. TENHO RENAULT 2008 MEGANE CONVERSIVEL IMPORTADO AUTOMATICO. TIREI A MEDIA E CONSTATEI QUE USANDO O MODO MANUAL ESPORTIVO O CONSUMO FOI A METADE DO CONSUMO USANDO A AUTOMÁTICA. VIAGEM LONGA POSSO USAR MODO MANUAL SEM RISCOS PARA A CAIXA ? GRATO DESDE JÁ
Tenho uma spin automática as marchas travaram somente a primeira funciona. O que pode ser.
Talvez Corpo de vávulas suja
Olá comprei um Renault Stepway 2014 um automático e quando atingiu 120 km o motor reduziu a velocidade bruscamente o que pode ser alguém pode me ajudar
Meu Uno Sporting 1.4 /2015 só tem 52 mil km e é DUALOGIC aquele que tem BOTÕES no lugar da ALAVANCA de marcha e agora o botão A/M que passa as marchas sozinhas não funciona e aí só anda usando as BORBOLETAS no Volante e estou desesperado pois dizem que o CONSERTO é caro…apesar de ter meses que uso ele usando as marchas manuais no Volante..moro no DF se alguém tiver alguma dica
Boa tarde caríssimo.
Tenho um kia picante 2013. Quanto coloco a alavanca do câmbio no D no painel aparece R e o carro, fã marcha ré é tenho que fazer este exercício muitas vezes para que entre a mudança necessária. Qual pode ser o problema? Aguardo pela vossa resposta é se antemão agradeço.
Boa tarde, vendo o pessoal falar do citroen, tenho um c4 hacth ja faz mais de cinco anos, nunca tive problemas com o cambio e nem com o carro, otimo carrro, nada a reclamar.
Prezados amigos… gostaria de saber se um carro com câmbio automático pode ser puxado um com um cambão ou towbar.
Também gostaria de saber se numa velocidade mais alta, com a alavanca na posição neutro, a bomba lubrificaria o câmbio mesmo com o motor desligado. Obrigado.
O meu carro e Hyundai I10, com câmbio automático engrena a mudança, mas nem vai para frente nem para traz
Meu golf é 2.0 e as marchas só troca quando ele está em 6 mil rpm quase cortando giro oq pode ser alguém me dá uma luz?
va em uma oficina e pede para reprogramar o cambio, provavelmente esta viciado 6mil giros e muito alto agr se tu anda so com o pe no fundo vai trocar so nessa marca mesmo
Olá Pessoal, acabei de comprar um Ka Sedan SE Plus 1.5 automático ! Na entrega do veículo percebi que não tem o botão de redução de marchas, já tive um veículo desse 2019 e ele havia esse botão, com ele conseguia usar o freio a motor no caso de uma necessidade de segurança ou uma descida íngreme aí me pergunto como farei isso com o veiculo novo ! Tenho para mim que esse botão para reduzir a marcha e um dispositivo de segurança !! Ford Negligenciando dispositivo de segurança !!
Geralmente carros automáticos tem o modo manual, so colocar no modo manual e usar a 1 e 2 marcha em morros, se o seu carro tiver reduzida tambem pode usar
Ótima pergunta, tenho a mesma dúvida desse câmbio da Ford. Outra pergunta deste câmbio é se existe alguma possibilidade de dano mudar do D para o S com certa frequência durante uma viagem longa.
Boris, referente ao câmbio automático dos Ford Eco e Ka fabricados em 2020, eles não possuem opção de marcha reduzida, isso não tende a precionar demasiadamente o sistema de freio??
Tenho um Honda Civic 2006 e já troquei a bateria 2 vezes. Mas agora descobri que no modo (P) ele não pega, mas virando a chave, pisando no freio e engatando em (N) ele liga de boa. Esse procedimento é errado?
Caso queira deixar o carro automático ligado com o passageiro dentro , em que posição o câmbio deve ficar ( P ou N ) ? Tanto em paradas curtas ( 5 minutos ) como um pouco mais longas .
Meu caro, freio de mão puxado e o câmbio na posição P.
Meu golf 2.0 automático parou em terceira quando coloca no D, oque pode ser? Ele nao muda de marcha só fica em terceira, e no manual ele muda
conto eu estacionar o carro em que posição deixo à alavanca
Assim que parar o veiculo, segurando no freio de pe, coloca em N puxe o freio de mao e depois coloque no P e pode desligar o carro
Olha Boris sou teu Fan..
você e o máximo..
Mais me diga acabei de comprar um CRV – EX cambio automático, posso trocar de posição em movimento?
Entrei no site só para perguntar como medir o nível de óleo do cambio hidramático, Se é necessário manter o carro ligado , Se é necessário deixar o carro engrenado ? Recebi umas vinte respostas sobre um monte de coisas nada a ver com a pergunta e nenhuma que esclarecesse a questão. Sera que vocês podiam responder somente a questão sobre a qual eu faço a pergunta?
Carro tem que atingir a temperatura ideal geralmente uns 80 C ai tu faz a medicao lembrando sempre de trocar de 40mil km
Tenho um Golf tsi 1.4 13/14, com câmbio DSG. Posso empura-lo, com o motor desligado ou ligado, colocando no modo neutro?
tenho que trocar um cambio do cruzer automático, depoi da troca tem que reprogramar?
Ola, tenho um Peugeot 3008 e algumas vezes com o carro ainda em movimento eu troco da opção “D (drive)” para a “M (manual)”, existe algum problema nisso ?
Olá, Gustavo. Nenhum problema.
Por favor tenho um Vectra elite 2009 ele não está encantando o desce o de em vez em quando ele engata
tenho um Suzuki grand vitara,2.0/2008,automático. a caixa de reforço está bloqueado. Como desbloquer ?
Tenho uma câmbio automático modelo Allison 2000 num microonibus. Não está passando a 5 marcha. Se dou um reset desligando as baterias as vezes retorna ao normal mas depois volta o mesmo problema. O que sugere? Desde já agradeço
Olá amigao você resolveu seu problema? Pois tenho uma BMW que não passa 4 só desligando a chave pra voltar a fazer até 3
Tenho uma dúvida: quando paro o carro brevemente, para abrir o portão manual, por exemplo, puxo o freio de mão e deixo na posição D, ou, puxo o freio de mão e coloco na posição P, as duas opções com o veículo ligado, ou puxo o freio de mão e coloco em P e desligo o veículo, abro o portão e volto a ligá-lo. Qual a forma correta?
Antes de comprar o meu carro automático, fiz várias pesquisas. Portanto. Esta dúvida eu também tinha mas tirei. Quando você for estacionar o carro: Primeiro pisa no freio e coloca a marcha na letra ” N ” com o pé ainda no freio, puxa o freio de mão, tira o pé do freio e deixa o freio de mão puxado. com o freio de mão puxado você pisa de novo no freio e coloca a marcha na letra ” P. ” Conclusão: Se você primeiro colocar o carro logo na letra ” P, “o peso do carro vai ficar todo na caixa de marcha e haverá desgaste prematuro da mesma e fazendo esta sequencia de letras o peso do carro ficará no freio de mão. Espero que tenha lhe ajudado. Bom dia !
Ao estacionar o carro puxe o freio de mão, depois coloque o câmbio na posição P.Para sair faça ao contrário, coloque o câmbio na posição D e depois libere o freio de mão Ok!
Quais cuidados para a substituição do fluído da transmissões automática de autos?
Fazer sempre as troca em 40mil km tem pessoas que deixam pra 60mil porem nao recomendo transmissão e algo caro pra se trocar, entao e melhor fazer a preventiva sempre. Va em oficinas que tenha a maquina para trocar geralmente fica em 1200 a 1500 dependendo de quantos litros vai no cambio
Tenho uma Eco Sport 2014/2015 Titanium, as vezes está ocorrendo de ao ligar a mesma o freio estar duto e quando aperta o botão de partida ela faz um barulho estranho e não liga, aparece no painel problema nos freio e cambio não se encontra no P, o que pode ser, ligamos na concessionária e falaram que pode ser algum sensor que esteja com problema.
Meu city ao colocar no número 1 ele troca de marcha normal, e não acende a luz de indicação no painel, oq será que aconteceu
Meu city 2010 não fica na primeira marcha quando eu coloco para subir ,e não acende a luz no painel somente o d,n,r,p, os d3,2 e 1 não acende a luz no painel e troca de marcha normal oq será que aconteceu
Ao colocar a mudanca no D o motor estremece todo ele sera o dado da caixa de velocidades??
Oi o meu carro e um prisma automático 217 quando vou subindo a ladera ele volta duas macha pra trás da um só calão depois normal liza como pode me dizer o que eo poblema
Ola alterei o câmbio de meu carro automático pa
Sempre que paro numa rua iglime e faço o procedimento correto de colocar o carro no p e depois pisar freio de mão da minha Sportage assim que desligo o carro ele da aquela decidinha bem de leve..quando vou sair a marcha está travada e faz àquele tranco será que e problema no freio de mão ?????
Olá, Fábio.
É bom você verificar o seu freio de mão. Pode ser prejudicial ao câmbio automático essa ‘travada”.
Pelo que li quando se estaciona em uma ladeira, vc com o pé no freio passa para N de neutro, puxa o freio de mão e então solta o pé do freio, o carro da sempre aquela descidinha ai sim vc engata o P e desliga, pois no que li essa descidinha com ele estando no P, estraga o carro pois ele vai estar travado e o peso do carro vai forçar essa trava.
Ecosport tem a opção S no câmbio automático. Posso usar sempre?
Olá, Lúcia. Nenhum problema: pode usar sim.
Boa noite, preciso da ajuda de vcs! Tenho um C4 Competition 2.0 16v automático 2014… Câmbio sequencial de 4 marchas e até agora não deu problema… É chatinho as vezes mas ainda não me deixou na mão. Surgiu uma oportunidade de trocar o C4 por um Focus Se sedã 2017 2.0 16v com câmbio poweship… E não sei se vale a pena, pois é muita gente falando que esse câmbio dá problemas… Super aquece, trava, etc… Qual opinião de vcs? Por favor me ajudem… Obrigado.
Prezado…sái for do Powershift…comprou, pode ter certeza que vai dar problema em algum tempo que tiver o veículo. NÃO COMPRE!
Bom dia senhores
Tenho um passat tsi 2.0 2009 e por vezes preciso deixá-lo estacionado na posição neutro.
Como devo proceder? Podem me ajudar?
Obrigado, Jorge
ola, tenho sangyong actyon sporte.ano 2009,so engata a RE e nao quer andar pra frente
fica em modo de segurança.se ligar a tração anda mas arrasta as rodas traseiras.
Posso passar no câmbio Cvt do Driver para Low em movimento ????
Tenho um Toyota Hilux Surf modelo 1996. Nao sei como usar correctamete as duas lavangas de cambio automatico. Gostaria que me ajudassem por favor.
Tenho um Toyota Hilux Surf modelo 1996. ao sei como usar correctamete as duas lavangas de cambio automatico. Gostaria que me ajudassem por favor.
Tenho uma spacefox confortline e ontem quando estava no transito engarrafado depois de 40 minutos começou aparecer no painel que o cambio estava aquecendo e pedindo pa4a verificar o manual alguém sabe me explicar porque aconteceu isso, logo depois que sai do trânsito e peguei trânsito livre não apareceu mais no painel que o cambio estava aquecendo
minha esposa tem polo comfortline, ela tem dúvida de quando utilizar o botão da alavanca do cambio?
BOM DIA.
TENHO UMA PAJEiRO SPORT 2004
QUE AO ENGATAR O DRIVER SAI NORMAL POREM a atingir 30 a 40 por hora fica como se a marcha não quer entrar e há aceleração no motor sem o carro desenvolver.porem não há nenhum estalo ou clic no motor.ai se agente pisar bem forte no acelerador ela consegue passar a marcha para adiante….é como se a terceira não quisesse entrar.
O que pode ser?
Obrig…..
Olá amigo conseguiu resolver esse problema??
Tenho uma pajero sport tbm é esta com esse mesmo problema!
Se resolveu me dê uma dica por favor do q pode ser
Obrigado
sou mecanico especializado em transmissao automatica , ha 35 anos, esse defeito pode ser provocado por varias anomalias , 1- vivel de oleo , 2 oleo e filtros sujos, 3 regulagem do cabo de reducao de marchas , 4 patinacao dos discos. o ideal sera buscar atendimento experiente no assunto!
Bom dia Para que serve aquele símbolo que fica no console do câmbio. ( lembra o símbolo do ar condicionado). Tenho umazafira. 2012 obrigada
Tenho uma safira 2008, tive problemas com o câmbio automático dela, de repente entrou em modo de emergência, então precisei passar as marchas manualmente, e tive q rodar com ele por 8 kilómetros até chegar em casa, então a pessoa q me vendeu o carro, disse q foi eu quem quebrou o câmbio pq andei com o carro em modo de emergência, e isso forçou o câmbio e acabou de estragar ainda mais. Isso é verdade? Por favor me ajudem respondendo minha dúvida, pois acho q estou sendo enganada! Grata!
Bom dia tenho um Vectra elegacie 2009 automático quando eu piso ir seguro o rpm sobe o motor ronca ir ele não disevolve a velocidade vc tem alguma sugestão
Tenho um Peugeot 406 ano 2001 automático não sei oq está acontecendo ligo meu carro e coloco no D as vezes ele eu consigo andar alguns metros aí guando começa a andar fica fazendo um barulho de relé debaixo do porta luvas
boa noite estou numa duvida , tenho um corolla 2,0 xei 2012, automatico quando para no transito em media uma parada de 2a 3 minutos eu deixo no D ou N,
Sempre no D
Deixe no N
Tenho um Honda Fit 2018 e ele não muda marchas com o motor em alta rotação. Caso persista acelerando o contagiro atingiria o vermelho. O que está acontecendo?
BOA TARDE, tenho um honda fit 2004/2005 automático e percebi que ao acelerar o carro, a troca de marcha tem sido feita em rotações muito alta, exemplo de 3500 a 4000 rpm! qual seria a solução? se possível gostaria de uma explicação
Ola, essa versao nao e automatica e sim cvt ele nao tem marchas ele e uma marcha so se voce pisar no fundo o acelerador ele fica a 6.000 rpm e vai subindo a velocidade, mas nao se preocupe ele e o melhor cambio hoje no mercado.
BOA TARDE, tenho um honda fit 2004/2005 automático e percebi que ao acelerar o carro, a troca de marcha tem sido feita em rotações muito alta, exemplo de 3500 a 4000 rpm! qual seria a solução?
Estou com dúvidas no test-drive do Onix 2019 at, ao tirar o câmbio do P, o carro dava um tranco, a vendedora me informou que isso era normal. Procede essa informação.
Na verdade o erro veio da parada anterior .. primeiro ao estacionário veículo .. puxe o freio de estacionamento e só depois ponha o câmbio em “P”. Ao dar partida e for tirar o câmbio da posição “parking .. verá que o câmbio não ficou freado por este mecanismo .. e assim não terá mais esse problema.
Ao parar no farol vermelho posso puxar o freio de mão e tirar o pé do freio?
sim pode proceder desta forma, o problema é se o seu veiculo não for freio de mão eletrônico e você acelerar ao abrir semáforo vai forçar o cambio, ao contrario dos carros equipado com frio de mão eletrônico que ao acelerar ele destrava automaticamente.
Estou com uma dúvida quanto a troca de óleo do câmbio automático da Hilux 2012. Me disseram que não precisa trocar, a minha está com 100 mil km e verdade isso?
Caro Felipe Boutros – interessante matéria, principalmente o trecho sobre o travamento da alavanca por pane elétrica. Procurei a tal tampinha no meu Jetta 1.4 TSI 17/18 e não a encontrei. Peço sua ajuda. Obrigado!
Edson, embaixo do acabamento prateado do câmbio tem uma espécie de botão amarelo que você pode pressioná-lo e destravar a alavanca, para colocar no Neutro. Não me recordo se no Jetta 17/18 tem esse mecanismo. Mas, o caminho é esse. Agora, claro, muito cuidado para não danificar o acabamento.
Muito obrigado, André!
PREZADO BORIS, EXCELENTE A MATÉRIA SOBRE CÂMBIO AUTOMÁTICO. ABRAÇÃO!
Vai demorar um tempo para o brasileiro acostumar com câmbio automático.No Brasil TODOS NÓS aprendemos dirigir com Fusca ou Brasília.No nosso subconsciente ao dirigir “memorizamos” estes carros.É por isso o grande número de acidentes com câmbio automático.Já no estrangeiro a maioria é automático.O estrangeiro “já nasceu aprendendo” no câmbio automático. A COISA É CULTURAL E PSICOLÓGICA
47 anos, e já possui variados modelos. Aqui vái: Cambio automático, hidramático, automatizado enfim…. Só PRESTA os japoneses (honda, toyota, suzuky e os Koreanos. TODOS OS OUTROS AQUI NO BRASIL DÃO DARÃO PROBLEMA. AGORA O SUPER HIPER MEGA BLASTER CAMPEÃO DE PREJUIZO É NA CITROEN!!
Sr. Alessandro, aproveitando o gancho do seu comentário, só confio tbm nos câmbios automáticos japoneses pelo fato da maioria utilizar o CVT, mas me tira uma dúvida: dirigi um Cobalt automático 2015 e gostei. Tem alguma referência desse câmbio automático GM???
As transmissões da GM são muito boas. Atendem bem as necessidades de força e velocidade do veículo em movimento. Afinal a GM, depois de comprar a patente do primeiro câmbio automático, é a mãe desse tipo de transmissão!! Ruim mesmo só o AUTOMATIZADO!!!
parabens pela materia. extremamente técnica e didática. Me ajudou muito inclusive com dúvidas que nem imagina ter heheheh. Como brecar o veiculo antes de park. Grato
Bom dia, tenho uma crv 2009, minha duvida é. Antes de eu pegar uma subida com o carro parado eu coloco a alavanca na posição L, apos eu terminar a subida eu tenho que parar o carro e colocar no D ou posso com ele em movimento por no D. Pois estou perguntando porque uns falam que pode mudar com carro em movimento outros falam que nao pode.
Daniel, pode mudar com ele em movimento. É como se voce fosse mudar num cambio mecanico de 1 para 2 ou 2 para 3. O contrário é complicado, voce não deve mudar para reduzir marcha com o carro em velocidade não vompatível com a marcha que vai entrar. De D para L por exemplo: só se o carro estiver bem devagar.
Ok, obrigado pela atenção.
Olá, Daniel. Sim, neste caso pode mudar em movimento mesmo.
Abraço
Obrigado
Tinha um c3 automático ele não queria passa a marcha no trânsito não engatava. Tem uma solução para arrumar que não seja tam cara.
Venda para o ferro velho e bem melhor.kkkk
TENHO UM RENAULT CONVERSÍVEL 2008 FABRICADO NA FRANÇA. PARA MEKHIR CONSUMO USAR XX AUTOMATICA OU MANUAL? GRATO DESDE JÁ JEFFERSON
Se voce ler as falhas registradas na ecu, vera qual sensor deu problema. Em aguns casos, a limpeza do sitema, com troca de filtro e oleo , resolVe. O problema e que um litro desse oleo deve custar uns r$80,00 e poucos mecânicos se atrevem a abrir a caixa automatica
Sim, nunca mais compre um cittroen….todos os câmbio deles são problemáticos ….e incrível
tenho uma hilux, quando vou entrar em mivimento com ela sempre, coloco o cambio na posição 04 e em seguida coloco o cambio na posição d, esta correto este procedimento, saindo neste modo, acho que ela fica mais forte
Olá Edvaldo não há problema algum,mas você está fazendo um movimento em vão já que mudando a alavanca para posição 4 não mudará nada na 1º marcha,o que vai acontecer é limitar o progresso das marchas até a 4º marcha.