Começou a baixar o nível do óleo? Saiba o que fazer

O nível do óleo começou a baixar e você sai fazendo "sinal de fumaça" pelo trânsito? Tá na hora de tomar algumas providências

Por BORIS FELDMAN29/05/18 às 19h30

Nos automóveis muito rodados, com mais de 100 mil km, quando começa a baixar o nível do óleo, é senso comum aumentar a viscosidade do mesmo. Mas, nem sempre a solução é tão simples assim.

[TRANSCRIÇÃO]

Se um carro já tá muito rodado, com bem mais do que 100 mil quilômetros e o nível do óleo está baixando muito, é o que indica aquela vareta, existe uma recomendação para se resolver o problema aumentando a viscosidade do óleo. Estava usando 10w40? Passa para 20w60. Vale a pena?

Depende de quanto estiver baixando esse nível. Se o motor já estiver perdendo mais do que um litro, a cada mil quilômetros, é porque suas folgas ficaram muito grandes e a viscosidade não vai fazer nenhuma mágica. E, provavelmente já deve estar saindo uma fumaça branca pelo escapamento, o que significa que o óleo está sendo queimado junto com o combustível. Neste caso, só mesmo uma retífica do motor pode resolver esse problema. Com muita sorte pode ser que o óleo esteja apenas passando pelas válvulas, e aí resolve o problema apenas reparando o cabeçote do motor.

nível do óleo
pollution of environment by combustible gas of a car

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Dalmir Silva 30 de maio de 2018

    O kwid e bom pro dia a dia

Deixe um comentário