Garagem é o melhor lugar para checar o nível do óleo

Por BORIS FELDMAN14/03/18 às 14h06

Até os motoristas mais desligados da manutenção de seu carro se preocupam com o óleo do motor. Sabem a importância de sua substituição periódica e de checar o nível do óleo. Não desconhecem o custo para o reparo (ou troca) de um motor que teve sua vida encurtada por falta de atenção com o óleo lubrificante.

Além do respeito à troca periódica, seja por quilometragem ou por tempo, é importante checar o nível do óleo no cárter semanalmente, se possível. Pois é normal uma pequena redução de seu volume devido a uma queima na câmara de combustão. Ou uma grande baixa no nível devido a um eventual vazamento ou excesso de queima por algum problema mecânico.

A verificação do nível do cárter se faz em geral no posto, enquanto se abastece o tanque. Ela se faz puxando a vareta indicadora, preferencialmente depois que o motor ficou desligado por dez, 15 ou 20 minutos, tempo necessário para o óleo escorrer para o cárter. Mas, e a paciência de esperar no posto?

Uma boa ideia é checar o nível em casa, depois que o carro ficou parado algumas horas na garagem. A operação é simples e não exige conhecimento especial. É só puxar a vareta e limpá-la em sua parte inferior com um pano limpo. Nada de estopa que solte fiapos. Ela é colocada de volta até o fundo e puxada de novo para fora. Em sua parte inferior sempre existem duas marcas: a inferior é nível mínimo e a superior é o máximo. Ou a vareta que era redonda pode se achatar indicando também os níveis máximo e mínimo. Algumas chegam a ter dois pequenos rasgos com a indicações “max” e “min”.

O nível de óleo pode estar em qualquer lugar entre as duas indicações. Porém, se estiver abaixo do mínimo… Ooopa! Está na hora de completa-lo, aos poucos, com cuidado para não superar o nível máximo.

Checar o nível do óleo é simples e pode ser feito em casa
(Fabiano Azevedo/AutoPapo)

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • daniel 18 de fevereiro de 2018

    Muito obrigado poter essas informações pois tenho uma carro gosto muito de ter essas orientaçãos bom dia

Deixe um comentário