Salão do Automóvel de São Paulo 2018
O AutoPapo está em São Paulo e vai apresentar, para você, as novidades mais relevantes de cada uma das fabricantes
O AutoPapo está em São Paulo e vai apresentar, para você, as novidades mais relevantes de cada uma das fabricantes
O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018 começou, para a imprensa, no dia 06 de novembro. Mais de 20 fabricantes adiantaram suas novidades mais quentes para os próximos anos. Listamos as principais características dos lançamentos e conceitos mais notáveis expostos no evento. O Salão do Automóvel é aberto ao público dos dias 08 a 18 de novembro.
A Chevrolet prometeu 30 lançamentos até 2022, incluindo modelos inéditos e atualizações. O elétrico Bolt é a novidade mais quente da fabricante. Modelo chegará ao Brasil em 2019 por R$ 175 mil.
Chevrolet Camaro reestilizado, uma versão inédita do Cruze também foram expostas.
Marca italiana apresenta, no Salão do Automóvel de São Paulo, o projeto do Toro SUV, um fastback para concorrer na categoria que mais cresce no Brasil e no mundo.
Para estudar a importação, a Fiat expõe, no Salão 500 reestilizado e o 500X, um crossover que compartilha da plataforma do Renegade.
Ainda estão presentes, para testar a reação dos visitantes, a Toro T-Rescue e o Argo Sting. São versões preparadas especialmente para o Salão do Automóvel: a picape tem visual off-road, e o hatch, um body-kit esportivo.
Fabricante prometeu R$ 8 bilhões em investimentos.
Kia segue com a promessa de trazer o hatch Rio para o Brasil. Dessa vez, a marca afirma que o lançamento é certeza e acontecerá em 2019. Outra novidade da marca é o Stonic, SUV compacto que também “chegará em breve”. Os dois modelos serão trazidos do México equipados motor 1.6 flex.
Marca americana traz poucas novidades. Entre elas, a nova geração do Wrangler, com três versões disponíveis e uma configuração especial do Renegade. O “jipinho” comemorativo carrega o nome Willys, em homenagem ao modelo icônico.
Para avaliar a receptividade do público, a Jeep trouxe o Cherokee versão Limited. Quem sabe o modelo não chega às concessionárias brasileiras?!
A Ford apresentou novidades para todos os gostos no Salão do Automóvel de São Paulo. Tem SUV esportivo, o Ford Edge ST, sedã aventureiro, representado pelo Ka UrbanWarrior e três versões especiais de picape: Ranger Black, Ranger Storm e F150 Raptor.
A estrela da marca no Salão, no entanto, é o SUV chinês Territory.
A fabricante alemã tem, como destaque, a picape Tarok. A rival da Toro será desenvolvida no Brasil e, segundo a Volkswagen, será bem próxima do conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo.
O T-Cross, SUV do Polo, também faz sua primeira aparição para o público no evento. Entre as novidades trazidas pela marca, estão as versões GTS dos modelos Polo e Virtus.
No estande da Audi no Salão do Automóvel são apresentados superesportivos potentes, alguns modelos elétricos e outros com diversas funções de direção autônoma. E mais… todos eles são promessas para 2019.
Sem muitas novidades, fabricante japonesa apresenta séries especiais dos modelos Hilux e Yaris. Picape GR-S Sport chega no Brasil em 2019 com preços a partir de R$ 205 mil.
Yaris X-Way começa a ser vendido em fevereiro, mas a Toyota não confirmou valores.
Por fim, a marca apresenta os conceitos concept i-walk e concept i-ride.
A Mercedes-Benz apresentou, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o novo Classe A, nas configurações hatch e sedã. O novo Classe A hatch tem comandos por voz para ativar funções como abrir o teto solar ou ligar o ar-condicionado. A versão mostrada é a 250 Launch Edition.
Marca também exibe os conceitos EQ Concept e AMG One, já mostrados no exterior. O AMG One associa um motor 1.6 V6 turbo a quatro propulsores elétricos para gerar 1 mil cv de potência. O modelo terá produção limitada a 275 unidades: as entregas começam em aproximadamente um ano.
Outros modelos presentes no estande da marca são o AMG GT-63 S, um cupê de quatro portas com acomodação para cinco pessoas, e o AMG G 63 Edition One, versão top de linha do SUV mais tradicional da marca.
Pouco tempo depois lançar o HR-V 2019, a Honda não apresentou muitas novidades no Salão do Automóvel. O sedã Accord é a promessa da marca para o Brasil. Modelo com motorização 2.0 turbo e câmbio automático de 10 marchas deve chegar ainda em 2018.
Marca afirma, ainda, que vai trazer três híbridos para o Brasil, mas não confirma a vinda do CR-V com a configuração, exposto em seu estande.
A fabricante adiantou para a imprensa que vai “ressuscitar” a versão Touring do HR-V. Dessa vez, com uma atualização interessante: modelo contará com o motor 1.5 turbo que atualmente aquipa o Civic Touring e o CR-V.
A Nissan aproveitou o Salão do Automóvel de São Paulo para lançar, no Brasil, o elétrico mais vendido no mundo. O Nissan Leaf chegará às concessionárias por R$ 178,4 mil. O modelo será concorrente direto do Chverolet Bolt.
Ainda foram expostos as versões For Pets e Rhythm do Kicks.
A Renault entrou pro time das fabricantes eletrificadas e trouxe o Zoe no Brasil. O modelo, que já é vendido na Europa, chegará por R$ 149 mil e será o mais barato dos três elétricos anunciados no Salão do Automóvel.
Havia a expectativa de que a Renault apresentasse, em São Paulo, o SUV cupê Arkana, revelado recentemente no exterior, mas a fabricante francesa não trouxe o modelo. Trata-se de mais um produto baseado na plataforma de Duster e Captur, mas com design caprichado.
A última novidade relevante é o Kwid Outsider, que chega em breve.
A BMW apresentou, no Salão, a nova geração do Série 3, do esportivo Série 8 e o X5 atualizado. Os três modelos desembarcam no Brasil em 2019. Também está confirmado o X7, maior SUV da marca, com sete lugares.
O Mini Cooper S E Countryman ALL4 Plug-in Hybrid está presente no Salão do Automóvel e já pode ser comprado pelos brasileiros. O preço? R$ 199.990
A Porsche contribuiu para o Salão com motores potentes e preços exorbitantes. Foram dois os destaques da marca: o 911 GT3 RS, uma versão esportiva do esportivo, que entrega 520 cv de potência e custa R$ 1,2 milhão, e o SUV Macan reestilizado.
Com retoques na dianteira e no interior, o Porsche Macan vale R$ 320 mil e já teve pré-venda iniciada. As primeiras unidades do modelo serão entregues em 2019. O SUV será vendido inicialmente com motorização 2.0 turbo de 252 cv. Outras opções serão disponibilizadas posteriormente.
A sul-coreana Hyundai fechou as coletivas do primeiro dia do Salão do Automóvel de São Paulo. De surpresa, a marca apresentou o Ioniq, um carro elétrico, e prometeu a venda do modelo na América do Sul, inclusive no Brasil. Com ele, são quatro modelos de carros elétricos lançados no mercado brasileiro, em apenas um dia.
Além disso, a Hyundai também apresentou o N2025 Vision Gran Turismo, um carro de corrida conceito, pela primeira vez no país. Já o conceito Saga EV é visto como um vislumbre do que será o novo HB20.
Voltando ao mercado, teremos os novos modelos do SantaFe com motor V6 de 280 cavalos, Azera com motor 3.0 de 261 cv, e Elantra com motor 2.0 flex de 261 cv. Entre os nacionais, a única novidade é é a versão Diamond do Creta, com interior luxuoso.
A Suzuki confirmou, no Salão do Automóvel, a vinda da nova geração do Jimny para o Brasil. Jipinho desemarcará no Brasil no início do segundo semestre de 2019 com preços cerca de 20% mais caros que a geração atual.
A linha 2019 do Jimny tem motor mais potente: 1.5l capaz de entregar 108 cv e torque de 14.1 kgfm.
No mais, a fabricante japonesa apresentou o novo Suzuki Vitara, que apresenta pequenas alterações.
Estande da marca no Salão do Automóvel trouxe, como destaque, o sedã esportivo WRX. Nova geração do modelo chega com opções de câmbios automático e manual. Esse último é a novidade da Subaru para seus clientes, que solicitavam à marca a volta do câmbio convencional.
Ao contrário da Subaru, a Caoa Chery apresentou diversos produtos no Salão. Dentre eles três SUVs que chegarão em breve no Brasil: Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8. Os dois primeiros modelos já têm lançamento marcado para dezembro e janeiro, respectivamente.
A marca aproveitou o evento para confirmar os preços do Arrizo 5, sedã recém-lançado. Valores giram em torno de R$ 66 mil e 73 mil.
A nova geração da Pajero Sport, já vendida em outros países, foi a estrela da fabricante japonesa no Salão do Automóvel de São Paulo. Com motor 2.4 turbodiesel capaz de gerar 190 cv de potência e câmbio automático de oito velocidades, modelo chega em meados de 2019.
A Mitsubishi aproveitou a coletiva para informar que, a partir do segundo semestre do ano que vem, o Eclipse Cross será brasileiro. Ou seja, o SUV recém-lançado pela marca será montado por aqui.
A última fabricante a apresentar suas novidades para a imprensa no Salão do Automóvel foi a Lexus. A japonesa anunciou que a partir de 2019 só oferecerá veículos híbridos no Brasil.
A boa notícia veio acompanhada de dois lançamentos: o SUV de luxo UX 250h, inédito e a nova geração do sedã ES 300, que começará a ser vendido em dezembro por R$ 239.990.
Assim como a concorrência, a chinesa Lifan também está apostando nos SUVs para conquistar mercado no Brasil. Durante o Salão de São Paulo, a marca apresentou dois modelos novos para o país: o X70 e o X7 My Way.
O X70 é o sucessor do X60, que já estava se tornando ultrapassado. O porte de ambos é semelhante, e os preços também, na faixa entre R$ 70 e R$ 80 mil. Lançamento ocorrerá no início de 2019.
Já o Lifan X7 My Way é um pouco maior, ficando entre o X70 e o X80. O maior diferencial é a terceira fileira de bancos, o capacitando para transportar sete ocupantes. Ele chega um pouco depois do X70, apenas no segundo semestre do ano que vem.
Veja mais detalhes das novidades da Lifan no Salão
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |